capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.749.694 pageviews  

MT Cards Que tal mostrar a cara de Mato Grosso?


CURTO & GROSSO

Inscreva nosso RSSEdição de 04/02/2003

Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br


00:00


><>///<>///<><

Já que ninguém ligou coisa com coisa:

><>

Ônibus espacial Colúmbia, o sucatão da Nasa, modelo 82, com o primeiro israelense a bordo, desintegrou-se quando sobrevoava o Estado do Texas (terra de Baby Bush), mais exatamente a cidade de Palestine e no preciso instante em que 1 milhão de peregrinos muçulmanos oravam em Meca...

><>///<>///<><

Falar em coincidências, faixas de apoio à recondução de José Riva à presidência da Assembléia Legislativa tinham o mesmo comprimento, a mesma largura, estavam amarradas com o mesmo tipo de corda, foram estendidas na mesma hora, eram feitas do mesmo material e, basicamente usavam o mesmo padrão de letras e as mesmas cores.

><>

Manifestação espontânea é isto, o resto é mera coincidência.

><>

A propósito, no cruzamento da rua Barão de Melgaço com a avenida Isaac Póvoas, por exemplo, uma delas saudava o deputado em nome dos moradores de Campo Novo "dos" Parecis...

><>

Para quem não sabe, a coisa que mais irrita a população de Campo Novo "do" Parecis é exatamente usar a conjunção no plural, como na tal faixa.

><>///<>///<><


Ainda a eleição na AL:

><>

No dia da eleição e posse da nova Mesa Diretora, o deputado Humberto Bosaipo -- que fazia parte da chapa como primeiro-secretário e retirou a candidatura assim que pipocaram as denúncias na TV Centro-América e na Rede Globo...

><>

...Não aparentava estar doente, motivo alegado para sair da disputa.

><>

Pelo contrário: parecia até bem disposto...

><>

...Para tranquilidade de sua legião de amigos e eleitores.

><>

Aliás, o posicionamento de Bosaipo -- que se diz determinado a fazer oposição ao governo, só agora, depois da casa arrombada -- é assunto para amanhã, neste mesmo bat-Site Bom e nesta mesma bat-coluna.

><>

Por hoje, vamos nos ater à sucessão de erros que levaram à animosidade entre Legislativo e Executivo -- por culpa deste último.

><>


1º erro:

A escolha do deputado Carlos Brito para a Casa Civil pelo governador Blairo Maggi -- cristão novo na parada --, apesar dos alertas dos prefeitos Percival Muniz, Roberto França e Jota Veríssimo.

><>

2º erro:

Carlos Brito -- que já é puta velha no negócio -- aceitar a indicação. Tivesse recusado -- e explicado os motivos para o governador -- sem muito esforço, estaria, no mínimo, na primeira-secretaria da AL.

><>

Uma de três:

><>

Ou o sr. Carlos Brito não entende porra nenhuma de política -- o que o desqualifica como "articulador", função precípua do Chefe da Casa Civil...

><>

Ou a vaidade falou mais alto...

><>

Ou, ainda, agiu de caso pensado, justamente para provocar toda esta celeuma, objetivando tirar vantagem -- no que falhou estrepitosamente e o que comprova que como articulador, até de si próprio, é um desastre.

><>

3º erro:

Blairo Maggi pedir para Brito não votar.

Ora, o exercício da política se faz através da participação, do voto. Abster-se de participar, não votando, é a negação disto tudo.

><>

Que Maggi -- ainda sem embocadura para a coisa tenha agido assim, é até compreensível.

><>

4º erro:

Carlos Brito obedecer cegamente, quando sua função era justamente a de alertar o governador sobre a nefasta conseqüência que tal gesto acarretaria.

><>

Incompreensível que o "articulador" de Maggi -- mais uma vez -- tenha se omitido, seja por medo, seja por interesses outros ou por ambas as coisas.

><>

5º erro:

Maggi sugerir e -- pior -- até enviar expediente escrito para a AL, solicitando que fosse antecipado o retorno de seu chefe da Casa Civil, tentando interferir em decisão de outro poder, como se o sr. Carlos Brito tivesse alguma utilidade lá, a não ser a de desagregar, como restou provado.

><>

Ao assim agir, o governador perdeu uma belíssima oportunidade de livrar-se de seu maior problema político -- um articulador que desarticula.

><>

6º erro:

Brito entrar com pedido de afastamento com data atrasada -- referente à legislatura anterior, portanto --, além do que, desconhecendo tratar-se de uma sessão especial, específica para posse e eleição da Mesa...

><>

Covenhamos ser este um comportamento muito estranho para quem já presidiu a Câmara Municipal, tem alguns anos de estrada e, por obrigação, conhecer o Regimento Interno.

><>

7º erro:

José Riva atropelar o Regimento Interno, colocando em votação o pedido de licença de Brito, barbeiragem até aceitável, mas não por quem pela terceira vez preside a Casa.

><>

8º erro:

Em meio à animosidade latente, Brito ainda cometer a infantilidade de pedir a palavra, mesmo depois de aprovada sua licença, instante em que deixou de ter qualquer prerrogrativa em plenário.

><>

Por conta disto, merecidamente, acabou acuado e submetido ao contrangimento de ser obrigado a se retirar da sala, a pedido do deputado Humberto Bosaipo.

><>

9º erro:

Brito reassumir a Casa Civil. Pelo jeito, ainda não está satisfeito com os problemas que criou.

><>

10º erro:

O governador Blairo Maggi insistir com Brito na Casa Civil.

><>

Depois de todo esse charivari, de tanta pataquada, uma de duas:

><>

Ou Maggi é turrão ou gosta de complicar coisas de encaminhamento relativamente simples -- casos da redução do ICMS da energia e telefonia, da partilha do Fethab com os prefeitos e, dentro em breve, da divisão do bolo publicitário na Secom -- só para citar os casos mais rumorosos deste primeiro mês e dos próximos dias.

><>

Ou, então, é do tipo que gosta de levar pancada.

><>

Tem gosto pra tudo, fazer o quê!

><>

Vamos repetir:

><>

-- Casa Civil é cargo privativo de Benjamim -- e Brito não é o Benjamim;

-- Casa Civil é prêmio para politico em fim de carreira, que terá a oportunidade de mostrar toda a manha e toda a habilidade que aprendeu ao longo da vida -- e Brito não está em fim de carreira, mas pode, por conta desta sucessão de besteiras, estar precipitando tudo...

-- Ou para quem goza da mais absoluta intimidade com o governador -- desses que cagam com a porta aberta -- e nenhuma ambição política.

><>

Conforme comentamos por ocasião do anúncio do futuro secretariado -- ecoando o alerta dos prefeitos de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis...

><>

Só resta agora uma saída para ambos:

><>

Maggi demitir Brito...

><>

Ou Brito pedir demissão.

><>

Enquanto não acontecer nenhuma coisa nem outra...

><>

Haja saia justa!

><>///<>///<><


Ainda a AL:

Deputado Hermínio Jota Barreto (PL), em entrevista à TV Centro-América, nesta segunda, 48 horas depois da eleição da nova Mesa Diretora...

><>

...Garante que os deputados serão "parceiros da Justiça" no esclarecimento das denúncias que pesam contra os colegas Humberto Bosaipo e José Riva -- este último reconduzido à presidência na eleição de sábado.

><>

Entenda o caso:

Hermínio Jota Barreto é o novo vice-presidente da AL...

><>

...E faz parte da República de Rondonópolis.

><>///<>///<><


Falar em denúncia, revista ISTOÉ: desta semana traz como matéria principal extensa reportagem sobre João Arcanjo Ribeiro, em que revela relatório da PF e do FBI...

><>

Segundo o qual o ex-policial civil acusado de comandar o crime organizado em Mato Grosso tem 50 milhões de dólares depositados na Suiça e paraísos fiscais.

><>

É a primeira matéria na mídia nacional a respeito do comendador, até agora assunto exclusivo da TV Centro-América e da Rede Globo.

><>///<>///<><

Vaticano promove enquete visando escolher o padroeiro dos internautas.

><>

A quem interessar possa: Arcanjo está na parada...

><>

Arcanjo Gabriel, claro.

><>///<>///<><


Release da Secom "informa" que em solenidade no Comando Geral, na sexta-feira, oficial da PM ficou com lágrimas nos olhos...

><>

E por acaso brota lágrima em algum outro lugar?

><>

É por esta e outras que o Site Bom não publica este tipo de praga.

><>///<>///<><

Falar em Secom -- aquela da caixa preta -- ainda não chegou a um acordo se João Batista de Oliveira é secretário de Governo ou sub-irmão.

><>///<>///<><

Falar em caixa-preta da Secom, entre abrir e "sartá de banda", o novo secretário Geraldo Gonçalves prefere a última alternativa, abandonando o cargo.

><>

Entenda o caso:

Durante a Era Dantesca, as agências Z-8 -- pertencente ao agora titular da Secom -- e DMD/Oliveira, que ganhava todas as "concorrências", fizeram um dobradinha muito interessante.

><>

Bem a propósito:

><>

Além de não abrir a prometida caixa-preta da Secom na Era Dantesca, secretário Geraldo Gonçalves está arranjando outra, especial para a Turma da Botina.

><>

Entenda o caso:

Contrariando todo o discurso de campanha -- transparência e tal --, por ordem da Secom, informações nos órgãos públicos estaduais, agora, só com autorização dos respectivos assessores de imprensa.

><>

Depois essa gente reclama quando dizemos aqui que trocou a mosca, mas a merda continua a mesma...

><>///<>///<><


Serviço Reservado do Site Bom informa:

O prefeito Jota Veríssimo está turbinando João Dorileo Leal, dono da agência DMD/Oliveira e acionista minoritário, que em reunião em São Paulo se apresentou como "único" interessado em assumir o controle do Grupo Gazeta&Planeta -- assunto que revelamos aqui, até agora sem nenhuma contestação.

><>

Sem contestação até porque, como de praxe, mantemos as informações publicadas no Site Bom -- inclusive esta --, com, sem ou apesar de contestações.

><>

Entenda o caso:

O negócio -- interessante para ambos -- é o que se pode chamar de reencontro.

><>

Conforme sempre repetimos aqui -- Jota Veríssimo é tido, havido e merecidamente tratado como fundador-benemérito do grupo, que passou a existir durante seu governo, período em que João Dorileo Leal começou a nadar de braçada na Secom -- dirigida à época pelo misto de guru-marqueteiro e rabecão político Paulo Maria Leite, ou, simplesmente, "O Exterminador do Futuro".

><>

O negócio convém a ambos pelas seguintes razões:

><>

Para Dorileo Leal porque, com Jota Veríssimo -- que oficialmente apóia Maggi --, fica a salvo de ver o conteúdo da caixa-preta da Secom exposto e ainda volta a estar no jogo, exigindo a parte do leão, como de hábito...

><>

Para o prefeito de Vaju -- candidato declarado ao Paiaguás na eleição de 2006 --, porque passa a ter sob controle um grupo de comunicação para divulgar seu nome, justamente no período em que fica sem mandato, a partir de 2004.

><>

De quebra, fica com um instrumento de pressão para que não seja aberta a caixa-preta da Secom, porque também está com o pé no laço, pelas razões já expostas.

><>

Sob Jaime, o grupo -- que é especialista no ramo -- terá a função de desgastar Maggi, no último ano de governo e de eleição, quando Jota Veríssimo -- depois de nomear e desnomear à vontade --, vai improvisar uma desculpinha amarela qualquer...

><>

...Para "romper" com o megacamarada, a quem imagina derrotar -- caso Maggi tente disputar a reeleição.

><>

É neste contexto, também, que deve ser entendida a resistência do atual secretário de Comunicação, Geraldo Gonçalves, em abrir a caixa-preta da Secom, segundo compromisso de Maggi em campanha -- mais uma promessa inexplicavelmente não cumprida, até agora.

><>

Bom...

><>

Isto é o que Jota Veríssimo e Dorileo -- acolitados por Maria Leite -- estão imaginando.

><>

Só para constar:

Aquele ser que sonhou estar na Presidência da República e acabou reduzido a motorista de madame, em Brasília...

><>

Também sonhou a mesma coisa, imaginando-se "imbatível" com o tal "canhão" de que tanto falava, sempre que se referia ao Grupo Gazeta&Planeta.

><>

Além do que, resta saber como o eleitorado vai reagir diante de mais esta "esperteza" -- para não dizer outra coisa -- do sr. Jota Veríssimo...

><>

...Que fez corpo mole na campanha do próprio irmão, Júlio, na eleição de 98...

><>

E ensaia repetir a dose agora contra Maggi, a cuja candidatura o prefeito de Vaju aderiu à undécima hora...

><>

...E só depois que a de Anterinho WO havia soçobrado, apesar de toda "competência" de Maria Leite -- o "estrategista" que não dá uma dentro.

><>

Só pra chatear:

Antecipar o nome de quem vai ganhar eleição majoritária em Mato Grosso pode até ser difícil...

><>

Mas saber quem vai perder é bastante simples:

><>

Basta saber de que lado o "guru" de Jota Veríssimo está.

><>///<>///<><


Babado fortíssimo da hora:

Depois de altos amassos no BBB, com direito a beijo de língua e tudo o mais, descobre-se que Joseane Oliveira é casada de véu e grinalda.

><>

Por osmose, revela-se, também, que o distintíssimo marido é um reallity corno.

><>///<>///<><


Deputada Thelma de Oliveira não tem do que reclamar de seu agregado em Brasília.

><>

Quando sai da Câmara, encontra sempre a casa arrumada...

><>///<>///<><

Oito anos depois, midia estampa facetas do BID/Pantanal que há oito anos o e-leitor deste pobre marquês está sabendo.

><>///<>///<><





Informação de que o senador WO está vendendo seu sobrado em área nobre da Capital deixou uma legião de credores esperançosos.

><>

Principalmente entre pequenos fornecedores e profissionais de imprensa que prestaram serviços e, até, agora, estão no "veremos".

><>///<>///<><


Leitura dinâmica:

Quadrilha aterroriza...

><>

Se não é quadrilha de festa junina, só tem que aterrorizar, mesmo...

><>///<>///<><

Prestenção, bugrada!

Estamos com nova enquete na página inicial:

Jota Veríssimo realmente apóia Bráulio Mággico?

><>

Como de costume, são três as alternativas à escolha:

><>

Sim, Não e Sei Não.

><>///<>///<><





   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
Edição de 31 de Janeiro de 2003
Edição de 30 de Janeiro de 2003
Edição de 28 de Janeiro de 2003
Edição de 24 de Janeiro de 2003
Edição de 23 de Janeiro de 2003
Edição de 22 de Janeiro de 2003
Edição de 21 de Janeiro de 2003
Edição de 17 de Janeiro de 2003
Edição de 16 de Janeiro de 2003
Edição de 15 de Janeiro de 2003
Edição de 14 de Janeiro de 2003
Edição de 10 de Janeiro de 2003
Edição de 09 de Janeiro de 2003
Edição de 08 de Janeiro de 2003
Edição de 07 de Janeiro de 2003
Edição de 03 de Janeiro de 2003
Edição de 31 de Dezembro de 2002
Edição de 27 de Dezembro de 2002
Edição de 26 de Dezembro de 2002
Edição de 24 de Dezembro de 2002

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques