capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.922.317 pageviews  

Hoje na História Saiba tudo que aconteceu na data de hoje.

ATENTO OLHAR

Pesquisa identifica possível origem do câncer de mama
07/06/2013 - Veja.com

Uma nova pesquisa conseguiu identificar a provável origem do câncer de mama. O estudo, publicado nesta terça-feira na edição inaugural do periódico Stem Cell Reports, investigou amostras de tecido mamário de mulheres saudáveis para identificar quais seriam as células mais propensas a originar o câncer de mama.

Eles descobriram, então, que uma classe específica de células normais que dão origem ao tecido mamário tem estruturas menores do que as normais. Em função dessa diferença estrutural, essas células estariam mais propensas a mutações que dão origem ao câncer de mama.

Os resultados do estudo poderão ajudar na identificação de pacientes com risco elevado de desenvolver esse tipo de câncer, além de estratégias para o tratamento e prevenção da doença.


PUBLICIDADE


Resultados

No estudo, descobriu-se que as células precursoras luminais (que dão origem ao tecido mamário) apresentam telômeros (as extremidades dos cromossomos) muito curtos. Como a função dos telômeros é evitar problemas com o material genético durante a divisão celular, essas células são mais propensas a ter mutações durante o processo de divisão. Essas mutações seriam as responsáveis pelo desenvolvimento do câncer.

“Esse é o primeiro relato de um tipo de célula precursora humana, considerada normal, que apresenta essa disfunção nos telômeros”, afirma Connie Eaves, pesquisadora do laboratório Terry Fox, no Canadá, e uma das autoras do estudo.

A pesquisa ressalta a importância de estudar tecidos humanos saudáveis como uma forma de identificar a origem celular do câncer e os fatores que contribuem para seu desenvolvimento. David Gilley, pesquisador da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, e coautor do estudo, acredita que um próximo passo seja verificar se essa descoberta se aplica apenas ao câncer de mama, ou se trata de um fenômeno geral.

"Diversos estudos têm mostrado que os telômeros são importantes para o aparecimento de tumores. Ainda não se conhece totalmente sua função, mas se sabe que eles evitam que os cromossomos se fundam, causando alterações na sequência genética que podem causar tumores.

"O estudo é interessante, em primeiro lugar, porque foi realizado com células normais, sem o aparecimento de tumores. Os pesquisadores colheram diferentes tipos de células da glândula mamária e analisaram seus telômeros separadamente. Eles conseguiram ver que as células precursoras luminais apresentam telômeros encurtados, o que pode estar relacionado ao aparecimento do câncer, principalmente porque o envelhecimento tende a fazer com que os telômeros encurtem ainda mais.

"As células precursoras luminais se localizam no interior do ducto mamário (por onde passa o leite durante a amamentação) e são onde se originam 80% dos cânceres de mama.

"No campo da prevenção ainda está claro o que pode ser feito a partir dos resultados desse estudo, uma vez que até o momento não é possível realizar intervenções nos telômeros. Porém, se for identificado o que a alteração dos telômeros provoca nas células, pode ser possível desenvolver medicamentos que façam essas alterações regredirem e, assim, impedir a proliferação do tumor.

"Vale lembrar que o encurtamento dos telômeros é apenas uma das possíveis causas do câncer de mama. Existem ainda os fatores ambientais, como tabagismo e alcoolismo, e predisposições genéticas que facilitam o aparecimento desse tumor."

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: The Luminal Progenitor Compartment of the Normal Human Mammary Gland Constitutes a Unique Site of Telomere Dysfunction

Onde foi divulgada: periódico Stem Cell Reports

Quem fez: Nagarajan Kannan, Nazmul Huda, LiRen Tu, Radina Droumeva, Geraldine Aubert, Elizabeth Chavez, Ryan R. Brinkman, Peter Lansdorp, Joanne Emerman, Satoshi Abe, Connie Eaves e David Gilley

Instituição: Universidade de Indiana, EUA, e outras

Dados de amostragem: Tecido mamário normal doado por 37 mulheres que realizaram cirurgia de redução de mamas para fins estéticos

Resultado: Os pesquisadores descobriram que as células precursoras luminais são mais propensas a apresentarem falhas na divisão, porque seus telômeros (estruturas que formam as extremidades dos cromossomos) são mais curtos. Esses problemas na divisão celular podem causar o câncer de mama

O estudo, realizado em conjunto por instituições de pesquisa do Canadá, Estados Unidos e Países Baixos, foi realizado com tecido mamário normal doado por 37 mulheres que realizaram cirurgia de redução de mamas para fins estéticos.


  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
08/01/2022 - Antígeno ou PCR? Qual teste fazer em cada suspeita de covid
07/01/2022 - Pele artificial muda de cor e dá aos humanos o poder dos camaleões
06/01/2022 - O que é aquamação, a cremação com água?
01/01/2022 - Vai passar ou piorar? Os cenários para a pandemia em 2022
27/12/2021 - Como as vacinas de RNA que nos salvaram da covid-19 podem derrotar outras doenças
26/12/2021 - Natal já era comomorado antes do nascimento de Jesus
26/12/2021 - Crianças e adolescentes devem usar redes sociais? Veja dicas de especialistas
24/12/2021 - O que é a ansiedade e como ela se diferencia da depressão
16/12/2021 - Como surpreendente recuperação de florestas pode ser arma contra aquecimento global
15/12/2021 - Brasil entra na lista de alto risco de volta da pólio
14/12/2021 - Coronavac - maiores de 60 precisam de 3 doses para serem considerados protegidos, diz Opas
13/12/2021 - Novo Estimulante Masculino é liberado pela Anvisa
12/12/2021 - Crise hídrica é mundial, dizem cientistas
12/12/2021 - Floresta recupera 80% do estoque de carbono e da fertilidade do solo após 20 anos da regeneração
06/12/2021 - Como ter filhos modifica o cérebro das mulheres
02/12/2021 - GÁS H2 DESPONTA COMO FUTURA ENERGIA LIMPA
30/11/2021 - Ômicron, a próxima rodada do coronavírus
23/11/2021 - APLICATIVOS DE RASTREAMENTO CUIDAM DO CASO
19/11/2021 - Eclipse lunar parcial mais longo em 580 anos vai ser visto do Brasil: saiba onde e quando observar
18/11/2021 - Golpe do Pix: hackers contam como enganam vítimas; saiba como se proteger

Listar todos os textos

 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques