capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.923.932 pageviews  

MT Cards Que tal mostrar a cara de Mato Grosso?

ATENTO OLHAR

Escolher a sobremesa antes da refeição ajuda na dieta, diz estudo
24/02/2019 - Veja.com

A sobremesa é considerada uma das grandes vilãs da dieta, especialmente as mais calóricas, como bolos e tortas doces.

No entanto, pesquisadores descobriram que escolher uma sobremesa calórica antes da refeição principal pode ser uma estratégia para garantir uma alimentação saudável.

Como? Simples: escolher um alimento calórico logo no início da refeição influencia na escolha de um prato principal com opções mais saudáveis.


PUBLICIDADE


Ou seja, as pessoas estão mais propensas a controlarem melhor as calorias do prato principal quando sabem que o número de calorias da sobremesa é alta o suficiente para prejudicar a dieta e, consequentemente, a saúde.

Os pesquisadores afirmam que esse resultado pode ser obtido mesmo quando uma parte de você sabe que não vai realmente comer ou vai comer apenas uma parte da sobremesa.

“Se escolhermos algo saudável primeiro, então isso nos dá uma licença para optar por algo maior depois. [Mas] se você inverter e escolher algo mais pesado no começo, essa licença fica vencida”, comentou Martin Reimann, co-autor do estudo, à revista Time.

Apesar disso, os pesquisadores advertem que esse hábito só deve ser adotado de vez em quando já que a presença diária de uma tentação calórica pode interferir na disposição das pessoas em manter-se firme na dieta.

Os resultados foram publicados recentemente no periódico Journal of Experimental Psychology: Applied.

Para chegar a esta conclusão surpreendente, a equipe da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, realizou dois experimentos distintos: no primeiro, envolvendo 134 pessoas, foi oferecido no refeitório da universidade duas opções de sobremesa na guarnição: uma escolha saudável (frutas frescas), colocadas antes da montagem do prato principal e ao final da linha de alimentos; e uma opção calórica (cheesecake de limão), distribuída da mesma forma: no começo e no final da guarnição.

Durante quatro dias diferentes os participantes, que incluíam professores, funcionários e alunos, foram observados.

Ao final do acompanhamento, os pesquisadores notaram que quase 70% dos indivíduos que escolheram o cheesecake primeiro optaram por um prato principal mais saudável.

No entanto, entre aqueles que escolheram a fruta primeiro, uma versão mais saudável foi escolhida por apenas cerca de 33% dos participantes.

O segundo experimento foi realizado com 160 pessoas fora do campus da universidade: os participantes precisavam montar online um pedido hipotético de jantar.

Entre os que escolheram uma sobremesa calórica (bolo de chocolate) antes da refeição, 56% montaram um prato principal mais leve.

Já entre os participantes que optaram por uma sobremesa saudável (salada de frutas) apenas 44% fizeram a mesma escolha consciente.

Diante desses resultados, os pesquisadores acreditam que a presença da sobremesa torna as pessoas mais conscientes da quantidade de calorias que vão ingerir considerando a refeição como um todo (sobremesa e prato principal).

A escolha da sobremesa também pode ajudar a controlar o desejo por alimentos pouco saudáveis.

A descoberta, publicada em 2012 na revista Steroids, indica que pessoas obesas que seguem um plano de dieta que permite o consumo de sobremesas no café da manhã sentem menos desejo de comer alimentos pouco saudáveis.

No entanto, indivíduos obesos que têm refeições matinais com baixo teor de calorias e carboidratos não apresentam o mesmo controle.

Para os pesquisadores envolvidos, essas obervações sugerem que o horário em que um alimento calórico é consumido pode ajudar no gerenciamento da perda de peso a longo prazo.

Outro estudo, publicado no International Journal of Eating Disorders, aponta que permitir-se comer doces de forma moderada também ajuda a evitar compulsões por açúcar.

Isso porque a privação pode desencadear vontades que levam os indivíduos a exagerar na quantidade quando finalmente se permitem comer doces.

Portanto, para quem está planejando manter uma dieta a longo prazo reduzindo a ingestão de açúcar, a melhor maneira de fazê-lo é se permitir comer de vez em quando algo bem doce e calórico para evitar compulsões geradas pela abstinência.

De acordo com especialistas, essa estratégia funciona porque a redução gradual ajuda a treinar o paladar e o cérebro a desejar cada vez menos alimentos açucarados.

Para quem pratica qualquer tipo de atividade física – como musculação, natação e corrida, por exemplo – a recomendação é sempre se alimentar depois do treino já que as células precisam de glicose para se reabastecer.

Por causa disso, especialistas sugerem acrescentar uma sobremesa a essa refeição obrigatória.

“Você também deve acrescentar proteína para ajudar a reconstruir e reparar qualquer ruptura muscular que possa ter acontecido durante o exercício”, sugeriu a nutricionista Christy Brissette, à revista Time.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
08/01/2022 - Antígeno ou PCR? Qual teste fazer em cada suspeita de covid
07/01/2022 - Pele artificial muda de cor e dá aos humanos o poder dos camaleões
06/01/2022 - O que é aquamação, a cremação com água?
01/01/2022 - Vai passar ou piorar? Os cenários para a pandemia em 2022
27/12/2021 - Como as vacinas de RNA que nos salvaram da covid-19 podem derrotar outras doenças
26/12/2021 - Natal já era comomorado antes do nascimento de Jesus
26/12/2021 - Crianças e adolescentes devem usar redes sociais? Veja dicas de especialistas
24/12/2021 - O que é a ansiedade e como ela se diferencia da depressão
16/12/2021 - Como surpreendente recuperação de florestas pode ser arma contra aquecimento global
15/12/2021 - Brasil entra na lista de alto risco de volta da pólio
14/12/2021 - Coronavac - maiores de 60 precisam de 3 doses para serem considerados protegidos, diz Opas
13/12/2021 - Novo Estimulante Masculino é liberado pela Anvisa
12/12/2021 - Crise hídrica é mundial, dizem cientistas
12/12/2021 - Floresta recupera 80% do estoque de carbono e da fertilidade do solo após 20 anos da regeneração
06/12/2021 - Como ter filhos modifica o cérebro das mulheres
02/12/2021 - GÁS H2 DESPONTA COMO FUTURA ENERGIA LIMPA
30/11/2021 - Ômicron, a próxima rodada do coronavírus
23/11/2021 - APLICATIVOS DE RASTREAMENTO CUIDAM DO CASO
19/11/2021 - Eclipse lunar parcial mais longo em 580 anos vai ser visto do Brasil: saiba onde e quando observar
18/11/2021 - Golpe do Pix: hackers contam como enganam vítimas; saiba como se proteger

Listar todos os textos

 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques