|
CURTO & GROSSO
Edição de 22/07/2002
Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br
00:00
Telefonema desesperado da assessoria do candidato Pés de Barros para os órgãos de comunicação, na sexta-feira à noite, foi o suficiente para que ninguém publicasse, no sábado, resultado de pesquisa encomendada -- e bota "encomendada" nisto! -- pelo candidato tucano.
...
No telefonema, a assessoria literalmente implorava para que não fosse veiculado o conteúdo de e-mail com o resultado de tal pesquisa.
...
O Site Bom não está -- nem quer estar -- na lista de spam de políticos e candidatos, razão pela qual não recebemos tal e-mail e, por consequência, o aflito telefonema.
...
Mas, se tivesse recebido, publicaria -- só para ver o oco -- apesar da "justiticativa" de que a veiculação da pesquisa estava proibida por decisão da Justiça.
...
Até segundo aviso, qualquer decisão judicial deve ser formalmente comunicada por oficial de Justiça -- não pela assessoria de candidato, tucano ou não, ainda mais por telefone.
...
Virou casa da sogra, agora?
...
Segundo a explicação "oficial", a publicação da tal pesquisa foi proibida porque não constava o nome de dois candidatos ao governo.
...
Ora, até onde estou informado, toda pesquisa eleitoral deve ser registrada, antes, no TSE ou no TRE...
...
Ou não foi?
...
Se não foi, a Justiça Eleitoral que trate de penalizar quem desrespeitou a legislação e não os órgãos de comunicação.
...
É o meu parecer...
...
Data venia...
...
O jornal Folha do Estado, por exemplo, por conta de tal telefonema, teve que reprogramar e atrasar o fechamento da edição de sábado.
...
Sem a menor necessidade, registre-se. Afinal, se a tal pesquisa foi registrada, a falha, então, foi da Justiça Eleitoral -- que não notou a ausência de dois nomes -- e é absolutamente inaceitável que, por conta de uma bobeada da própria Justiça Eleitoral, a liberdade de expressão seja colocada em causa.
...
Mas, como Mato Grosso é outro país, toda a mídia obedeceu, servilmente.
...
O episódio, de qualquer forma, serve -- mais uma vez -- para expor a que ponto chegou o nível de subservíência, de capachismo, da mídia local nesta fase de tucanalhice explícita.
...
Basta um telefonema de um assessor para qualquer coisa ter "força legal" e calar a boca de todo mundo.
...
Que país!
*/*/*
Falar em pesquisa, segundo me confidenciou alta fonte do tucanato, pelo menos até o início do horário eleitoral gratuito, Pés de Barro, Dante e Bezerra não vão produzir material de campanha...
...
Santinhos, adesivos, cartezes, out-doores... Essas coisas.
...
Explica-se: por força da verticalização, terão de, forçosamente, colocar o nome do candidato a presidente José Soros no material de campanha...
...
Fica explicada, assim, a ausência de adesivos, santinhos, cartazes e out-doors dos candidatos majoritários da coligação PSDB/PMDB nas ruas, 20 dias depois de iniciada oficialmente a campanha...
...
A expectativa -- por outra: a torcida, no "queijo" tucano em Mato Grosso -- é no sentido de que José Soros desista até lá.
...
Se não desistir, "mata" o discurso do trio parada dura -- o que de que Mato Grosso não pode ficar contra o governo federal -- e leva os três para o buraco.
...
A leitura -- correta, diga-se -- de Pés de Barro, Dante e Bezerra é a de que, pedir voto pra José Soros no horário eleitoral gratuito será fatal para o trio.
...
Enquanto isto não acontece, a ordem é manter a campanha através de pesquisas eleitorais...
...
Essas pesquisas eleitorais fajutadas como a que acaba de ser proibida pela Justiça...
...
A propósito, segundo confidência -- ou seria inconfidência -- dessa mesma fonte, Dante já está negociando apoio a Ciro no segundo turno, através do deputado João Hermann, um dos luas-pretas do PPS.
...
Acontece que, para o Senado, não tem segundo turno...
*/*/*
Leitura dinâmica:
Produtor recebe 40% mais pela soja com tendência de melhorar
...
É o próprio "boom da soja"...
Compartilhe:
|
|