|
CURTO & GROSSO
Edição de 16/09/2002
Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br
00:00
Leitura dinâmica - 1:
Um dos maiores madeireiros de Mato Grosso, Osmar Queiroz, foi pilhado extraindo mogno ilegalmente das terras dos índios cintas-largas, no Norte do Estado, para os quais pagava 50 reais por tora, o que permitiu à tribo comprar uma frota de picapes importadas.
...
Ao ver sua serraria lacrada, receber multa de 7 milhões de reais e ter prisão decretada, o madeireiro socorreu-se do deputado Ricarte de Freitas, do PSDB, conforme prova telefonema ouvido pela PF, com autorização judicial.
...
No telefonema, em que ambos se tratam amistosamente, com o deputado chamando o madeireiro jocosamente de "Presidiário" e se apresentando como "seu deputado", Osmar Queiróz pede auxílio ao parlamentar para livrar-se do cerco.
...
O deputado fica de ajudá-lo, e lembra que já o fez em outra vez. De fato, o deputado e os três senadores do Estado, Antero Paes, Carlos Bezerra e Jonas Pinheiro já estiveram no Ibama negociando mudança nos valores das multas por extração ilegal.
...
O gerente do Ibama no Estado, Leôncio Pinheiro, é irmão do senador Pinheiro. O antecessor, Nivaldo Bezerra, é primo do senador Bezerra.
...
"Tudo era feito com aval de funcionpários do Ibama", acusa o procurador da República em Mato Grosso, Pedro Taques.
...
Transcrito da página 83 da revista Veja desta semana, que traz reportagem de quatro páginas a respeito, sob o título "Ataque à floresta".
*/*/*
A propósito: apesar de proibidas desde 15 de julho, Mato Grosso registrou nos meses de julho e agosto um volume de queimadas superior ao do mesmo período do ano passado, quando estavam liberadas.
...
-- Se gritar "pega ladrão!", não fica um, meu irmão...
*/*/*
Leitura dinâmica - 2:
-- Se gritar "pega ladrão!", não fica um, meu irmão...
...
Fundador do PMDB em Sinop, nos anos 80, Kunzler, mais conhecido como doutor Ibaldo, afirma que tem falado com eleitores que decidiram mudar o voto depois dos ataques.
...
-- Se gritar "pega ladrão!", não fica um, meu irmão...
...
-- Se gritar "pega ladrão!", não fica um, meu irmão...
...
Segundo o delegado do PMDB, em Guarantã do Norte e várias cidades da região, ninguém aceitou a coligação do PSDB com o PMDB...
...
"O PSDB está em confronto aberto com o PMDB, disse Ibaldo.
...
Acredite, se quiser:
...
O texto acima saiu publicado na edição de sábado -- Página 6-A -- do jornal "A Gazeta"...
...
Sinal que até o "canhão" se voltou contra Dândi Oliveira e numerosa oligarquia em flor.
*/*/*
Só para constar: Dândi Oliveira e numerosa e ruidosa troupe vão tocar as respectivas campanhas separadas da de Pés de Barro.
...
-- Se gritar "pega ladrão!", não fica um, meu irmão...
*/*/*
Só pra constar:
Se alguém ofererer dinheiro em troca do seu voto, pegue e vote contra.
...
É dinheiro mal-havido, roubado.
*/*/*
Esclarecido o mistério da demorada reunião de segunda-feira, na Prefeitura de Vaju, tendo como personagens -- pela ordem de importância -- o diretor-superintendente do Grupo Gazeta&Planeta, Dorileo Leal e o prefeito Jota Veríssimo...
...
E que só o Site Bom noticiou....
...
Dorileo Leal foi pedir a intercessão de Jota Veríssimo, visando uma aproximação com Maggi.
...
Conforme tenho dito aqui há trocentas luas, o grupo Gazeta&Planeta não sobrevive um ano longe das generosas tetas do governo...
...
O grupo já anda voando baixo, na unha do atual governador, Rogério Sales -- completamente sem grana, por conta da pilhagem perpetrada nos últimos 90 dias da Era Dantesca...
...
E, também por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, que impede o atual governador de deixar dívidas para o sucessor.
*/*/*
Tão logo saiu o resultado na pesquisa Ibope, na última sexta-feira, o deputado José Riva foi convidado para coordenar a campanha da coligação PSDB/PMDB.
...
Recusou, claro.
*/*/*
Também por conta do resultado da pesquisa Ibope, foi dispensada a colaboração do coordenador financeiro Nico da Triunfo -- proprietário do grupo Gazeta&Planeta.
...
A desculpa foi inventada na hora, mas a razão do afastamento está no fato de Nico não consegur "levantar dinheiro".
...
Não caiu a ficha, ainda, da tucanalha: fornecedor de bens e serviços não dá dinheiro pra candidato no ou do governo.
...
Deixa.
...
E quem tinha que deixar já deixou o deltazinho básico.
...
O que caiu no bolso vira patrimônio.
*/*/*
Com Dante despencando 5.5 e Carlos Bezerra caindo 5 pontos por semana, ambos vão chegar à eleição de 6 de outubro -- daqui há três semanas --, na melhor das hipóteses, na seguinte situação:
...
Dante, agora com 39, vai perder 16.5 pontos e somar, no máximo, 22.5.
...
-- Se gritar "pega ladrão!", não fica um, meu irmão...
...
-- Se gritar "pega ladrão1", não fica um, meu irmão...
...
-- Se gritar "pega ladrão!", não fica um, meu irmão...
...
-- Se gritar "pega ladrão!", não fica um, meu irmão...
...
-- Se gritar "pega ladrão!", não fica um, meu irmão...
...
O cenário, no que tange à disputa pelo Senado, está praticamente definido.
...
Se alguma surpresa esta eleição ainda nos reserva, vai ficar por conta de Murilo Domingos que pode tomar a vaga de Jonas Pinheiro.
...
Murilo, a exemplo de Serys, não traz nenhum parente "de japa" -- caso de Dante, Bezerra e Jonas Pinheiro, que tentam eleger as respectivas esposas para a Câmara Federal -- nem está complicado em nenhuma denúncia, como a publicada esta semana pela revista Veja.
*/*/*
Ao que tudo indica, tudo encaminha para, mais uma vez, cumprir-se a Maldição dos Enforcados.
...
Para quem não leu, não custa repetir:
A MALDIÇÃO
Esta da história da "maldição" me foi contada por uma senhora, na friorenta noite da sextafeira 13 de agosto de 1999, logo após a inauguração do Museu do Rio "Hid Alfredo Scaff".
Escrevi algo a respeito no Diário de Cuiabá, no sábado ou domingo seguintes e, nos dias que se seguiram, havia sal grosso pelos cantos e o cheiro característico de defumador, vindo dos gabinetes, rescendia até pelos corredores da AL.
Em resumo, a referida senhora relatou que sobre o Campo DOurique -- o terreno onde, desde o governo Pedrossian, funciona a sede da Assembléia Legislativa -- pesa uma maldição "muito poderosa", para usar suas próprias palavras.
-- Depois que a Assembléia foi transferida para cá, nenhum presidente desta casa vai chegar ao Senado ou ao Governo do Estado, vaticinou.
Sugeriu que conferisse, depois, a relação de ex-presidentes.
Conferi, claro.
E não é que a mulher tinha razão!
Pelo voto, no máximo, os ex-presidente da AL chegaram à Câmara Federal, prefeito das respectivas cidades onde têm domicílio eleitoral ou, pela via da nomeação, ao Tribunal de Contas.
Disse mais aquela estranha senhora de branco:
-- Em todas as legislaturas morre um deputado...
E não é que morre, mesmo!
Ela contou que no Campo DOurique, inicialmente, ficava instalado o patíbulo onde eram enforcados os inconvenientes ao regime colonial português ou aqueles que afrontavam as leis estabelecidas pela Corte -- geralmente escravos ou pobres.
No mesmo local, passaram a ser realizadas, bem mais tarde, as famosas touradas, ocasiões em que o "ponto alto" era o sacrifício dos animais.
-- "Esse lugar é amaldiçoado", arrematou, apontando para o exato lugar onde, segundo ela, ficava o patíbulo: o mesmo local onde está a abóbada da Capela da AL.
Trocando em miúdos, na visão dela, após abrir o cadafalço, os condenados agonizantes ficavam suspensos no ar exatamente sobre o lugar onde está localizado o altar da capelinha.
-- Já foi à capela?
Disse que não.
-- Então, vá lá e repare: é a única capela que não tem Jesus pregado na cruz. Só a cruz.
Conferi. Não tem mesmo.
Quando escrevi esta história pela primeira vez, recebi duas explicações -- uma furada, outra bem humorada -- para este fato:
A explicação furada:
-- "Trata-se de uma capela ecumênica, daí a inexistência de imagens", foi a justificativa. Furada porque, na mesma capela, existem duas imagens de santos sobre pedestais de concreto.
A explicação bem-humorada:
-- Acontece que Jesus Cristo bateu ponto e vazou, como todo bom funcionário público!, brincou uma figura cujo nome não vou revelar, obviamente.
Papo-furado, brincadeiras e superstições à parte, o fato concreto é que -- conforme dissemos no início -- adesistência do ex-presidente da AL -- mais uma vez -- mantém a "escrita" da "Maldição dos Enforcados" ou "Maldição do Campo DOurique".
Quem está sabendo desta história pela primeira-vez pode até estar se perguntando: ela não explicou o que deveria ou poderia ser feito para acabar com a maldição?
Explicar até que ela explicou. Mas, confesso que, naquele momento e até conferir e constatar que tudo o que ela disse "batia", também não estava acreditando muito e, como agnóstico, não prestei muita atenção nesta parte. Lembro assim, por alto.
Um aspecto interessante é que, enquanto fazia as pesquisas no Instituto Memória da AL para ver se o relato daquela senhora tinha algum fundo de verdade, acabei descobrindo outros tabus igualmente interessantes, além do fato de nenhum presidente ou ex-presidente da AL chegar ao Governo ou ao Senado:
...
-- Se gritar "pega ladrão!", não fica um, meu irmão...
...
-- Se gritar "pega ladrão!", não fica um, meu irmão...
...
-- Nenhum senador conseguiu se eleger governador de Mato Grosso.
...
-- Se gritar "pega ladrão!", não fica um meu irmão...
...
-- Nenhum ex-senador conseguiu retornar ao antigo posto.
Júlio Campos -- ex-senador que tentava retornar ao antigo cargo -- já ficou pelo caminho.
...
NR - 1: Para quem possa ter alguma dúvida, basta checar se o Museu do Rio foi mesmo inaugurado numa sexta-feira 13 de agosto e se, na noite daquele dia, o tempo "virou" e a temperatura caiu bruscamente. Ou, então, checar com os moradores mais antigos daquelas imediações qual é a verdadeira "fama" do Campo D´Ourique.
*/*/*
-- Se gritar "pega ladrão!", não fica um, meu irmão...
...
-- Se gritar "pega ladrão!", não fica um, meu irmão...
...
Só mais três semanas e o povo se encarregará de fazer a necessária assepcia política.
...
Conforme venho dizendo há trocentas luas, esta eleição está com o mesmo cheiro da de 74, quando todos os medalhões foram varridos da política nacional -- de norte a sul.
*/*/*
-- Se gritar "pega ladrão!", não fica um, meu irmão...
*/*/*
Compartilhe:
|
|