capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.937.656 pageviews  

Tema Livre Só pra quem tem opinião. E “güenta” o tranco


CURTO & GROSSO

Inscreva nosso RSSEdição de 14/02/2004

Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br


00:00


><>///<>///<><

Coisa de “corno berrante”: um simples caso de cheiro de chifre queimado em motel da cidade mobilizou viaturas da PM, OAB e até o Palácio Paiaguás no início da semana passada.

><>///<>///<><

Roberto França, o prefeito da Capital, assume novamente a condição de primeiro-damo de Mato Grosso no próximo mês de março, quando a esposa, Iraci, assume pela segunda vez o governo do Estado por uma semana, por conta da viagem de Bráulio Mággico ao Japão, China e Coréia.

><>///<>///<><

Interinidade, como de praxe, será marcada pela assinatura de um ou outro decreto sem maior importância, mas o suficiente para que a vice-governadora amplie a aura de simpatia. No mais, nada mais.

><>///<>///<><

Se alguém ainda tinha alguma dúvida, pesquisa de intenção de voto realizada pelo “Correinho” de Várzea Grande confirma: empresário Murilo Domingos (PPS) e o deputado estadual Campos Neto (PFL) estão literalmente empatados.

Tudo a ver com a contratação do marqueteiro às avessas “Ana” Maria Leite pelo infante Campos Neto – que até o tresloucado gesto liderava com folga a corrida pelo cetro e coroa daquele reino vizinho.

><>///<>///<><

Idéia -- aparentemente simples --, de aproveitar as vagas ociosas nas faculdades privadas para a “inclusão”, vamos dizer assim, de estudantes carentes no ensino de terceiro grau, ainda vai dar muito pano pra manga e...

...Não vai sair do papel enquanto os donos dessas fábricas de diploma não encontrarem um jeito de também tirar vantagem.

><>///<>///<><

Acaba à meia noite deste sábado o horário de verão, sem nenhum resultado prático, a não ser torrar o santo saco de nós outros a Oeste de Tordesilhas.

><>///<>///<><

Todo mundo é bandido e safado, até prova em contrário.

Entenda o caso:

A “filosofia”, vamos dizer assim, faz parte da rotina da Rotam -- unidade “de elite” da PM, que adota a truculência como norma, inclusive quando se trata de idosos.

Mãos na cabeça, safado! – é o tratamento mais “cortês” que se ouve nas abordagens.

Outro dia, após ouvir a “saudação” e ser empurrado contra a viatura sob a ameaça de armas pesadas, um senhor já beirando os setenta anos perdeu completamente o controle emocional.

Tremia e chorava convulsivamente e assim ficou horas, depois da passagem dos policiais, mostrando as mãos calosas e tentando explicar aos passantes que sempre trabalhou e nunca foi safado. Foi um custo acalmar o homem.

Um de duas: ou a PM que trate logo de rever alguns arraigados conceitos ou, pelo menos, proiba o batalhão de ver filme de Rambo exterminando vietcongues.

Do jeito que está, com a tal Rotam indo às ruas com este espírito de corpo – para não dizer espírito de porco –, enxergando em cada cidadão um facinoroso bandido, é que não pode continuar.

Ou pode?

><>///<>///<><

Well...

Enquanto, na Capital, a Rotam não economiza valentia contra quem não oferece risco, em Poconé, a bandidagem fez a feira, ontem.

Um bando limpou o cofre do Banco do Brasil, levando 200 mil reais -- praticamente todo o dinheiro em espécie que circula na cidade.

><>///<>///<><

Pode ter sido uma mera coincidência...

Acontece...

Mas o fato concreto é que bastou sair aqui nesta bat-coluna, na quinta-feira, o comentário sobre o pobre destino da CPI do Banestado – aquela que vai acabar em Pitta...

...Para o presidente da dita cuja, o senador Antero Pés de Barro, agarrar e sair surfando na manchete da Revista Época deste final de semana e propor mais uma CPI...

...Desta vez para apurar as relações incestuosas do subchefe de Assuntos Parlamentares da Casa Civil da Presidência da República, Valdomiro Diniz da Silva, com o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, em um esquema de corrupção e tráfico de influência que beneficia o PT.

Pés de Barro -- aquele que mente até sob juramento --, definitivamente, não é o nome mais indicado quando o assunto é corrupção e tráfico de influência.

Não por falta de conhecimento de causa, claro...

...Até porque foi secretário de comunicação e chefe da Casa Civil durante a Era Dantesca e chegou ao Congresso como beneficiário de um cavernoso esquema de favorecimento -- conhecido como Secomgate, que até agora, cinco anos passados, inexplicavelmente dormita no TRE/MT.

Falta-lhe autoridade moral para tanto.

Além do que, votou contra a instalação da CPI da Corrupção no governo FHC e ainda se permitiu ao deboche de “justificar” sua atitude alegando que não pretendia “dar munição aos adversários”.

O conceito de moral do performático semovente, portanto, é bastante elástico quando se trata de corrupção e varia de acordo com as próprias conveniências políticas e interesses pessoais.

O caso é grave?
É.

Precisa ser apurado com rigor?
Não resta dúvida!

Mas não apenas este.

Também o esquema de financiamento de campanha da tucanalha na Era FHC – comandado por Sérgio Motta, Ricardo Sérgio e outras sinistras figuras -- precisa ser definitivamente colocado em pratos limpos.

Felizmente, no Senado ainda restam alguns figuras com envergadura moral para tanto, como Heloísa Helena, recentemente expulsa do PT, por exemplo...

...O que, comprovadamente, não é o caso do sr. Pés de Barro, que de vestal não tem nada.

A menos que se pretenda – como a CPI do Banestado, que ele preside – que mais uma comissão parlamentar de inquérito sirva de instrumento de barganha e termine em um imenso "acordão"...

...Que só convém aos ladrões públicos encastelados em todas as siglas, jamais ao país e ao espoliado povo brasileiro.

><>///<>///<><

O empresário Jorge Pires foi literalmente aclamado candidato à Prefeitura de Cuiabá pelo PFL, em reunião realizada ontem pela manhã na sede do diretório regional.

Todos os vereadores do partido, pré-candidatos à Câmara e membros do diretório municipal se posicionaram favoráveis ao nome do empresário...

...Entre os quais o presidente da Câmara, Luiz Marinho, até então também pré-candidato...

...E, para surpresa geral, inclusive o vereador Yuri Bastos Jorge, que além dele, revelou que também seu pai, Arthur, não só apóia como já está trabalhando.

Entenda o caso:

Jorge Pires e Arthur Bastos Jorge têm uma vultosa pendenga na Justiça, dessas de arrancar pica-pau do oco.

><>///<>///<><

Uruguai só extradita comendador João Arcanjo se condenações no Brasl forem anuladas.

Entenda o caso:

No Uruguai não existe a figura do revel ou seja, todo julgamento deve ter obrigatoriamente a presença do réu, ao contrário do Brasil, onde as pessoas podem ser condenadas à revelia – caso de Arcanjo.

Como não vai acontecer nem uma coisa nem outra, isto é, nem a Justiça uruguaia nem a brasileira vão abdicar desta questão de princípio...

...O comendador vai ficar em Montevidéu até cumprir integralmente sua pena por falsidade ideológica – que é o único crime que cometeu naquele país onde “lavar dinheiro” é a base da economia nacional.

><>///<>///<><

Leitura dinâmica - 2:

Serys ataca Maggi por descaso com estradas...

A ilustre senadora deve estar tomando, por conta própria, algum tipo de remédio tarja preta.

Só pode.

Ou, então, está com medo, desde já, de ter o secretário de Transportes, Luiz Antonio Pagot como colega de Senado.

Entenda o caso:

O governo Maggi não é lá nenhuma Brastemp – conforme ene vezes mostramos aqui no Site Bom, contrariando a unanimidade no Parlamento e na mídia amestrada.

Mas é forçoso reconhecer – até pela inoperância e, sobretudo, pela ganância da tucanalha ao longo de oito anos – que, ufanismo à parte...

...São dois os setores em que o governo Maggi está mostrando resultados práticos, a saber:

O programa rodoviário estadual – o que tem levado a algumas “manifestações espontâneas” no sentido de o nome do secretário Pagot ser “lembrado”, em faixas e placas por estes grotões afora, para disputar o Senado, em 2006...

...E a redução a níveis “civilizados”, vamos dizer assim, da roubalheira institucionalizada – a autêntica pilhagem a que foi submetido o Erário durante a Era do Desfrute – em todas as esferas.

A propósito:

Pelas nossas contas e tendo como base o releases distribuídos pela Secom...

...Somando todos os trechos de rodovias pavimentadas, oficialmente inaugurados e entregues...

...O total não alcança 200 quilômetros.

Bem longe, portanto, dos 500 quilômetros festejados na publicidade chapa branca.

Mesmo assim, em um ano, supera em muito os 125 quilômetros asfaltados durante os oito anos da Era Dantesca.

Repetindo:

O que o governo faz com a patrol, desmancha com a língua, já que, na Secom – até pela embocadura do secretário Bi Caixa Preta --, a massificação da mentira continua sendo a norma.

><>///<>///<><

Aproveitando o embalo:

Estamos com nova enquete na página inicial, tendo como tema a Expedição Estradeiro.

><>///<>///<><

Falar nisso... ...

Está confirmado o afastamento do ministro dos Transportes, Anderson Adauto, que volta à Câmara Federal para disputar a prefeitura de Uberaba.

Só falta, agora, o deputado Welington Fagundes (PL), de novo, sair esparramando por aí que foi sondado para o ministério.

Nunca foi e nem será desta vez.

O cargo ou fica com o mineiro José Santana de Vasconcelos – o preferido do vice José Alencar...

...Ou com o prefeito de Manaus, Alfredo Nascimento, o nome mais cotado na cúpula do PL.

Em tempo:

Apesar do lobby fortíssimo, o prefeito de Manaus não anda nem um pouco entusiasmado com a idéia.

><>///<>///<><

Só pra chatear:

O que Mato Grosso já teve de “ministro” e “presidente” de empresa pública neste primeiro ano do governo Lula é uma grandeza.

Fagundes, nos Transportes; Pedro Henry, no Ministério do Desenvolvimento da Pesca; Carlos Bezerra, nos Correios...

Pura autovalorização do próprio passe.

Só rindo!

><>///<>///<><

As empresas terceirizadas contratadas pela Construtora Triunfo ainda não viram a cor do dinheiro referente à última medição das obras de ampliação do aeroporto Marechal Rondon. Coisinha mais feinha!

><>///<>///<><

Prestenção, bugrada!

Próxima semana, se Dona Net colaborar, atualização do Site Bom vai estar devidamente regularizada...

...Se a Dona Net colaborar, repetimos.

><>///<>///<><






































   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
Edição de 13 de Fevereiro de 2004
Edição de 10 de Fevereiro de 2004
Edição de 05 de Fevereiro de 2004
Edição de 04 de Fevereiro de 2004
Edição de 27 de Janeiro de 2004
Edição de 24 de Janeiro de 2004
Edição de 23 de Janeiro de 2004
Edição de 21 de Janeiro de 2004
Edição de 16 de Janeiro de 2004
Edição de 15 de Janeiro de 2004
Edição de 14 de Janeiro de 2004
Edição de 13 de Janeiro de 2004
Edição de 10 de Janeiro de 2004
Edição de 09 de Janeiro de 2004
Edição de 08 de Janeiro de 2004
Edição de 07 de Janeiro de 2004
Edição de 06 de Janeiro de 2004
Edição de 03 de Janeiro de 2004
Edição de 31 de Dezembro de 2003
Edição de 27 de Dezembro de 2003

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques