|
CURTO & GROSSO
Edição de 27/05/2008
Marcos Antonio Moreira - fazperereca@yahoo.com.br
15:05
MOTOSSERRA NEWS
Ex-ministra defende
¨seriedade¨ do INPEA ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva defendeu hoje o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e avaliou que o Inpe deve ter tido ¨uma razão substancial¨ para adiar a divulgação - prevista inicialmente para ontem - das mais recentes medições do desmatamento na Amazônia.
Click aqui para entender o caso
Compartilhe:
Comentários dos Leitores
Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.
Comentário de Semilton (selma@terra.com.br) Em 27/05/2008, 15h24 |
Durma-se com um barulho desses |
Sr. Marques, olha só esse email de um Promotor de Justiça do nosso Estado.
Tire suas próprias conclusões.
Caros colegas:
O Governo do Estado de Mato Grosso está brincando em matéria de promoção de preservação e fiscalização ambiental - sempre foi assim, ao menos desde que ingressei no MP ? e já faz quase oito anos.
O Estado faz muita propaganda enganosa (ação que é bom nada). Em Mato Grosso só não degrada o meio ambiente quem não quer (esta é uma verdade incontestável); e olha que tem muita gente (principalmente agricultores e madeireiros ? os barões ou coronéis da soja e da madeira) deitando e rolando, ganhando dinheiro às custas da inércia, inoperância, incompetência e negligência da SEMA.
A SEMA, antes denominada FEMA, é uma vergonha para o povo de Mato Grosso (existe, mas não funciona).
Em Sorriso e Nova Ubiratã (Comarcas pelas quais respondo como Promotor de Justiça), por exemplo, inúmeros são os casos de violação das leis ambientais que chegam ao Ministério Público todos os dias (inclusive via disque-cidadania do MP ? e olha que nestes casos tenho que dar uma resposta à Corregedoria-Geral em até dez dias), certo que providências são cobras à SEMA e nada acontece (em regra quando uma requisição é atendida não é mais possível constatar o dano tal como ocorrido, ou não mais possível identificar sua origem, dentre outros aspectos relevantes para a elucidação do caso).
Cite-se como exemplo o Ofício n.º 082/2007/1.ªPJCS/MPE/MT, de 22.08.07, enviado à Unidade Regional da SEMA em Sinop, respondido em 04.04.08, em cuja missiva o Diretor daquela base de operações, Edu Roberto do Amaral Marques, informou-me que "... Infelizmente. D. Promotor, por razões de sobrecarga de serviço ... não foi possível o pronto atendimento da denúncia encaminhada. (...) Por isso, expressamos as nossas escusas, e ... em razão de a queima ter ocorrido no mês de agosto de 2007, possivelmente não haverá mais vestígios do dano ambiental no local dos fatos. Por esta razão, não será possível a lavratura de Auto de Infração pela infração ambiental praticada, pois para a caracterização da conduta administrativa infracional de incêndio em mata ou floresta necessário se faz dimensionar o dano causado ...".
Este é apenas um caso dentre tantos que vêm ocorrendo (sem falar que a situação, pelo que converso com os colegas de MP, não é diferente em outras localidades do Estado).
Em ambas as Promotorias (Sorriso e Nova Ubiratã) as requisições e inquéritos civis ambientais se avolumam a cada dia sem que se vislumbre uma conclusão, geralmente por falta de um simples laudo de constatação ou relatório de vistoria do Órgão Ambiental Estadual (A SEMA é tão relapsa que nem mesmo os Ofícios enviados pelo MP são adequadamente registrados e autuados, eis que não raro temos que enviar outra missiva porque a original se perdeu, é um caos).
Quando vejo políticos (em verdade politiqueiros ? em regra produtores de soja, madeireiros e pecuaristas) questionando os índices de degradação ambiental em Mato Grosso tal episódio me da náusea (é muito óleo de peroba para passar na cara dos cara-de-pau; é muita falta de vergonha na cara questionar o inquestionável: Mato Grosso não respeita o meio ambiente: me prove o contrário!).
Definitivamente, não pretendo continuar a brincar de combater as infrações ambientais como Promotor de Justiça (ficar instaurando Inquérito Civil e fazendo Ofício para a SEMA é fácil ? apurar efetivamente os casos e obter resultados é que difícil ? máxime diante do quadro que atualmente se nos apresenta).
Já é chegada a hora de promover a responsabilização pessoal do Governador do Estado, Secretário de Meio Ambiente e Diretores da SEMA por ato de improbidade administrativa, bem como propor ações civis públicas de obrigação de fazer contra o Estado de Mato Grosso, à exemplo do que vem fazendo o MPF em relação ao IBAMA no Pará (isso sim é obrigação do MP ? estamos constitucionalmente legitimados para tanto ? poder/dever).
Gostaria de ouvir os colegas de MP, sobretudo os colegas da Capital e da Região Médio Norte, para que possamos materializar a situação e propor as ações cabíveis, sem prejuízo, é claro, da exposição da situação na mídia nacional, para que todo o povo brasileiro saiba a verdade do que vem ocorrendo em Mato Grosso.
A preservação do Meio Ambiente em Mato Grosso é uma piada: até quando este quadro desolador se perpetuará? Qual o papel do MP diante do caso? Ficaremos nós sem adotar medidas enérgicas contra o maior responsável pela situação (Governador do Estado).
Abraços.
Marcos Brant Gambier Costa |
11:45
SUCESSÃO EM CUIABÁPresidente da Sanecap, Aldo Romani -- indicado pelo PMDB --, acaba de entregar o cargo ao prefeito tucano W$.
Será substituído por um certo (?!!!) Paulo Leite ou algo assemelhado.
Traduzindo:
Aliança PMDB/PSDB na Capital deu com os burros n´água.
Compartilhe:
11:17
ARMISTÍCIO NA BRIGA PELO PODER
Bandeira branca finalmente
tremula na cúpula do TJ/MT
Também amanhão, só nesta bat-calúnia do Saite Bão
Compartilhe:
11:00
TÁ NA ¨BÍBLIA¨
Especialista vê erro no uso de fotos
do INPE para avaliar desmatamento O uso de imagens de satélite produzidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais para medir o nível de desmatamento da Amazônia é ¨errado¨, segundo um cientista apresentado pelo jornal britânico ¨Financial Times¨ como ¨um dos maiores especialistas sobre a floresta tropical¨, que ¨estuda a Amazônia há 20 anos¨.
A tese é a mesma defendida por Soja Majestade para se contrapor aos números do Inpe.
Click aqui para ler reportagem
Compartilhe:
10:54
Teu Passado Te Condena News
Dono de TV paga para não
ter Pés de Barro no elenco
Amanhão, de manhão, só aqui no Saite Bão
Compartilhe:
10:35
Leitura DinâmicaOs agentes federais estão entrando nas propriedades com ¨metralhadoras na mão¨. A denúncia é do governador Blairo Maggi, segundo reportagem do saite 24 Horas News.
Ora, ora, ora, ora...Depois que fiscais do Ibama foram peados e submetidos a cárcere privado, em Paranaíta, pelo ¨crime¨ de vistoriar e multar a devastação, provada e comprovada, em uma das tantas fazendas do ¨saldoso¨ senador ¨empoçado¨ Jotaverissimossaurus-Compressus -- cacique do ¨demo¨ em Mato Grosso...
...Depois que jornalistas franceses e ambientalistas foram interrogados e ¨gentilmente¨ expulsos de Juína pelo prefeito Hilton Campos (PR), porque pretendiam fazer uma reportagem acerca da devastação, provada e comprovada, em áreas indígenas...
...Tava querendo o quê, ¨Meu Rei¨?
Que os ¨meninos¨ da PF levassem reco-reco, pandeiro e tamborim?
Só rindo!
Compartilhe:
10:08
SEALOPRA
Mangabeira diz ser ¨ignorante¨
em relação à região amazônicaEscolhido para coordenar o Plano Amazônia Sustentável, o ministro Mangabeira Unger não pensou muito quando questionado se conhece suficientemente a região. ¨Eu me julgo um ignorante¨, disse.
Click aqui para ler entrevista
Compartilhe:
09:41
Operação PadrãoCompanheiros do MST voltaram a bloquear trechos das BRs 163 -- entre Sinop e Itauba -- e 070, na região de Cáceres.
Well...
Até aí, nenhuma novidade.Novidade, mesmo, seria o supermarinheiro Pagot, chefão do DNIT, acionar a Justiça para assegurar o direito de ir e vir.
Compartilhe:
08:48
Grande Resenha Esportiva
Fifa volta a permitir jogos oficiais
acima de 2.750 metros de altitudeA Fifa decidiu nesta terça-feira suspender provisoriamente a proibição a partidas de seleções em cidades que estejam acima de 2.750 metros de altitude, atendendo a um pedido da Bolívia para jogar as eliminatórias da Copa do Mundo em Laz Paz.
Click aqui para ler reportagem
Compartilhe:
08:40
AMÉRICA LATRINA - 2
ONU denuncia racismo e violações
na BolíviaEsta foi a primeira condenação de um órgão independente à violência política na Bolívia, a pouco mais de dois meses dos referendos revogatórios simultâneos do presidente e dos governadores de nove Estados.
Click aqui para saber mais
Compartilhe:
08:32
HIPISMO
Superação em dose dupla
Rogério Clementino, um menino pobre que limpava baias em uma fazenda de Ivinhema (MS), acalentava o sonho -- nunca concretizado -- de entrar na arena da Festa de Peão de Barretos montando um touro bravo. Seu cavalo -- Nilo V.O. -- chegou a ser devolvido pelo primeiro comprador e acabou doado.
Apesar de todos os pesares, o conjunto vai estar nas Olimpíadas de Pequim: Rogério como o primeiro negro classificado para fazer parte da equipe brasileira de adestramento e Nilo V.O. hoje está cotado em 500 mil euros.
Click aqui para ler reportagem
Compartilhe:
07:48
AMÉRICA LATRINA
O fiasco da UnasulNo discurso de abertura da reunião de cúpula da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou os elevados propósitos que levaram o Brasil a propor a criação de mais um organismo internacional: ´´Uma América do Sul unida mexerá com o tabuleiro do poder no mundo.´´ Nesta frase tão curta há dois erros fundamentais.
Click aqui para ler na íntegra editorial do ¨Estadão¨.
Compartilhe:
00:12
JABÁ NEWS
Reclame da moto Ninja
Click aqui para (tentar) ver
Compartilhe:
00:10
SUCESSÃO EM CUIABÁ
Maurinho Vil Metal sai do armário
Leia reportagem do Diário de Cuiabá
Compartilhe:
Comentários dos Leitores
Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.
Comentário de Kamarada (mederovsk@gmail.com) Em 27/05/2008, 08h45 |
FÁBULA VGRANDENSE |
FÁBULA VGRANDENSE
E então a formiga (MAK-EX) passeava pela savana africana, quando encontrou o enorme elefante (DJULINHO):
-Você seria capaz de usar da força e prepotentemente se valer de seu tamanho avantajado para me esmagar de modo covarde e inútil somente por um capricho de poder?
-Sim.
-Filho da puta.
Puft! PLAFFFT! SMAGASHHHH... |
00:05
SANTO FORTE
Touro se vinga no festival de Madri
Compañero-torero Juan Jose Rueda, conhecido como ¨El Ruso¨, foi atacado nos fundilhos, ontem, durante as festividades de São Isidro -- uma série de eventos de tourada que acontecem entre maio e junho, na praça Monumental de las Ventas, em Madri -- em comemoração a São Isidro Labrador, que vem a ser o patrono capital espanhola...
...E também dos touros.
Quê situação!!!
Compartilhe:
00:02
Prestenção, bugrada!
Participe de nossa enquete na página inicial:
Você concorda que o helicóptero da PM
seja usado pra levar bacana pra pescar?
Vôte e deixe aqui sua opinião
Compartilhe:
00:00
ESPALHA -BRASAPosse do performático companheiro Carlos Minc, hoje, Ministério do Meio Ambiente não será aquela apoteose, como imaginava -- muito pelo contrário.
Entenda o caso:Minc assume sem ver atendidas nenhuma das dez ¨condições¨ que impôs para ser ministro.
Pior:O companheiro-ministro sealoprado Mangabeira Unger -- a quem ¨demitiu¨ da coordenação do Programa Amazônia Sustentável está cada vez mais fortalecido, inclusive entre os militares...
...E acaba de ser desmoralizado pelo Inpe -- Instituto de Pesquisas Espaciais, que se recusou a divulgar ontem os números da devastação na Amazônia, conforme havia ¨antecipado¨, com o deliberado propósito de causar constrangimento ao governador de Mato Grosso, na véspera de sua posse.
Resumo da ópera:Para quem se imaginava a último jato da descarga do extintor, Minc assume com a sambiquira seriamente chamuscada.
É a tal história:
Quem fala demais, dá bom dia a cavalo.Detalhes deste e muitos outros “boatos” e comentários exclusivos, no decorrer desta terça, só aqui neste bat-canal e nesta bat-calúnia -– a única que contém “Bosta de Cachorro News”, “Teu Passado Te Condena News”, “Quousque Tandem? News” e “Tabajara News”.
Compartilhe:
|
|