Segue um artigo publicado no GLOBO sobre o 7 de setembro em 2011, que continua bastante atual, parecendo ter sido escrito ontem:
Como um simples tropeiro, sujo e com dor de barriga, foi assim que D. Pedro proclamou a Independência do Brasil, segundo Laurentino Gomes.
Se os fatos daquele sete de setembro de 1822 correspondem a esta versão, ou à imagem épica do brado retumbante às margens do Ipiranga, não vem ao caso aqui; o importante é que o Brasil ainda é uma república inacabada.
Comentários dos Leitores Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.
Comentário de Hernando Salazar Pacheco (hernandocba@gmail.com) Em 07/09/2015, 20h00
Autocombustão
Tem a Canela de Ema, não tem? Pelo jeito, a mulher sapiens descobriu nova espécie: Canela de Dilma.
Enquanto isso... No Diretório Estadual do PT, o coletivo "tirou" a resolução de consultar um "numerólogo social" para saber o que está escrito na estrela vermelho-sangue neste Dia da Pátria Verde-Amarela-Branco-Azul Anil e obteve como resposta uma notícia alvissareira, que tranquilizou e deixou aliviada a putada toda.
Considerando-se que se comemora hoje o 193º aniversário da Independência, pela sua espantosa conclusão, a soma de 1 + 9 + 3 = 13, ou seja, exatamente o número da seita, o que indica um dia bão pracarái -- e bota "diabão" e "pracarái" nisto! -- para todos que lutam pela nobre causa clepto-narcotráfico-bolivariana.
1 - O nosso Dia da Independência se dá em meio a um quadro astral que destaca a tenacidade e nos faz mais apegados ao lar e às coisas que nos são familiares com a posição da Lua em Câncer, seu domicílio - prognostika o horóskopo da edição desta patriótika segundona do jornal dakele grupo de komunikação que kontinua tentando rekuperar a sua independência financeira e satisfazer o apego às koi$as que eram tão familiares no "kongromelado", onde bastava um brado retumbante para Santa Klara klarear um certo (?!!!) milionário "legado antecipado" da Kopa.
Dekodifikação Zodiakal:
Este 7 de Setembro promete ser
inesquecível para a petralhaiada.
É o que dizem uzastros.
***
2 - Queimando dinheiro. Além dos prejuízos à saúde, incêndios em Chapada afugentam turismo - informa e komenta a koluna "Pikante" do saite "Olhar Direto".
Pior quié... Dólar.
***
3 - Motoristas recebem ligação para retirar carro de local irregular em Cuiabá - antecipa o saite "Midia News".
A "qüestã" é:
E quando é a mákina de multar que está em lokal
irregular, komo uma vaga de estacionamento???
Nos últimos anos o Majestoso, entre Corinthians e São Paulo, tomou o lugar do Dérbi, porque o Palmeiras deixou de ser o protagonista que sempre fôra.
Mas depois do empate de ontem, somado ao 2 a 2 da semifinal do Paulistinha que classificou o Palmeiras em plena arena corintiana, o Dérbi mostrou-se revigorado e por pouco não repetiu o famoso clássico de Adãozinho, em 1971, que terminou 4 a 3 para o Alvinegro, depois que o Alviverde fez 2 a 0 e 3 a 2.
A abertura de inquéritos contra dois dos principais assessores da presidente Dilma reforçou a pressão por reformas no Planalto como única saída para superar a crise política, segundo ministros ouvidos pela Folha de S.Paulo.
O novo motivo de preocupação é a abertura de inquéritos na Lava Jato para investigar os ministros Edinho Silva (Secretaria de Comunicação), tesoureiro da campanha de Dilma em 2014, e Aloizio Mercadante (Casa Civil), como noticiou o "jornal Nacional" de sábado (5) e o jornal "O Estado de S. Paulo".
Ambos foram apontados na delação do dono da UTC, Ricardo Pessoa, como beneficiários de recursos de corrupção na Petrobras. Por isso, a Procuradoria pediu ao ministro do Supremo Teori Zavascki a abertura dos inquéritos. O objetivo é aprofundar as investigações.
Dos seus dois palácios, o Planalto, onde trabalha, e o Alvorada, onde mora, Dilma só sai para lugares a salvo de vaias e de manifestantes hostis.
Por isso, quem cuida de sua segurança fez de um pedaço da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, um puxadinho do Planalto na tentativa de poupá-la, hoje, de constrangimentos durante o desfile militar de 7 de Setembro. Um puxadinho, não, um puxadão.
É de se ver: foram selecionados com rigor os convidados que ocuparão palanques a certa distância do palanque reservado às autoridades máximas da República.
Placas robustas de aço impedem o acesso do público à área do desfile das tropas.
O protagonismo do boneco inflável do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos protestos contra Dilma Rousseff está com os dias contados.
Nesta segunda (7), o Movimento Brasil, responsável pela criação do "Pixuleco", pretende estrear em manifestação programada para Brasília uma versão de plástico da presidente.
Com faixa presidencial, dentes proeminentes e roupa vermelha, a boneca ainda não tem um nome oficial, mas tem sido apelidada de "Pixuleca" por integrantes do movimento.