Resgate dos mineiros deve começar à meia-noite de terça-feira, diz ministro 11/10/2010
- Folha Online
O trabalho de resgate dos 33 mineiros isolados há mais de dois meses no Chile deve começar à meia-noite de terça-feira -- entre a noite de terça (12) e a manhã de quarta(13) -- informou nesta segunda-feira o ministro de Mineração chileno, Laurence Golborne.
Em entrevista coletiva ao lado do ministro da Saúde, Jaime Mañalich, e do chefe das operações de resgate, André Sougarret, Golborne disse que todos os testes com a cápsula Fênix 1 já foram finalizados, e após a descida do dispositivo até 610 metros --dos 622 necessários para alcançar os mineiros-- foi possível determinar que não há riscos de desabamento durante a subida dos trabalhadores à superfície.
A coletiva das três figuras principais nas operações de resgate chegou algumas horas depois de ter sido feito o anúncio de que o revestimento do túnel pelo qual os 33 mineiros chilenos devem ser resgatados foi concluído nas primeiras horas desta segunda-feira.
PUBLICIDADE
REVESTIMENTO
A operação consistiu em revestir o túnel que deve conduzir os mineradores até a superfície com 15 canos de aço, de seis metros cada, ou seja, os primeiros 90 metros da passagem, que tem 622 metros de profundidade e 66 centímetros de diâmetro.
Com o auxílio de helicópteros da Força Aérea chilena, as equipes de resgate ensaiaram durante a noite de domingo (10) e a madrugada desta segunda-feira as manobras de salvamento dos trabalhadores que, segundo as autoridades, deverão começar nesta quarta-feira (13).
O ministro da Saúde, Jaime Mañalich, disse que já estão definidos os nomes dos quatro mineradores que serão resgatados primeiro, com base nos seguintes critérios: primeiro sairão os mais hábeis, para que possam enfrentar eventuais imprevistos, em segundo os mais debilitados e, por último, os mais fortes.
"Os primeiros quatro mineradores que vão subir já foram escolhidos e são pessoas que têm características muito especiais: maturidade psicológica, uma grande experiência e disposição", explicou Mañalich.
O ministro acrescentou que hoje, segunda-feira, junto com o ministro das Minas, Laurence Golborne, vai pedir a algum dos trabalhadores que seja voluntário para ser o primeiro a enfrentar a operação de resgate.
Também foi informado nesta segunda-feira que a perfuradora petrolífera está a ponto de chegar à galeria onde se encontram os mineradores, o que irá proporcionar uma via alternativa para o resgate caso exista alguma dificuldade com a primeira opção.
DESAFIOS DA SUBIDA
A enviada especial da Folha à Copiapó, Laura Capriglione, explica, em reportagem publicada na edição desta segunda-feira, que a saída dos mineiros à superfície deve enfrentar uma série de dificuldades.
Se os operadores do guindaste conseguirem manter a velocidade média em 1 metro por segundo (3,6 km/h), a "viagem" deve demorar 12 minutos. Parece fácil.
Mas o poço não foi escavado na vertical, como acontece em um elevador comum, e sim em um ângulo de 10º (para evitar possíveis desabamentos). Assim, será como se alguém subisse em um elevador com o poço "torto".
Para piorar, a ascensão acontecerá em condições claustrofóbicas -- a cápsula de transporte tem só 53 cm de diâmetro e o ombro do mineiro mais largo mede 51 cm.
Some-se a isso o fato de que será esta a primeira vez em que um mineiro ficará só.
"Lá, apesar de tudo, eles estão sumamente protegidos, monitorados. Será a primeira vez que estarão sozinhos. Na ascensão, podem sofrer baixas de pressão arterial, ter embolia pulmonar, náuseas, podem desmaiar", disse à Folha o ministro da Saúde chileno, Jaime Mañalich.
A chance de um mineiro dentro da Fênix desmaiar com a cápsula enganchada em alguma saliência da rocha é o terror da operação.
É que a Fênix compõe-se de dois módulos acoplados. O primeiro tem formato de proa, para abrir caminho, e é hermeticamente fechado.
O segundo módulo, o de baixo, é onde irá o passageiro. É nela que ficam as manoplas que comandam a desacoplagem dos dois módulos e a lenta descida do módulo habitado de volta à mina. Para isso, é essencial que o passageiro esteja lúcido.