Bovespa tem valorização moderada no fechamento, ainda sem recuperar nível dos 70 mil pontos 02/12/2010
- Epaminondas Neto - Folha Online
A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) abriu e encerrou os negócios desta quinta-feira em terreno positivo, refletindo o bom humor dos investidores em relação às notícias mais animadores na Europa e nos EUA.
O índice Ibovespa, que reflete os principais indicadores da Bolsa paulista, valorizou 0,26% no fechamento, atingindo os 69.527 pontos. O giro financeiro foi de R$ 5,75 bilhões. Nos EUA, a Bolsa de Nova York ainda não encerrou suas operações -- o índice Dow Jones sobe 0,98%.
Na Europa, a Bolsa de Londres ascendeu 2,21%, enquanto a Bolsa de Paris avançou 2,11%, batendo seus maiores preços em duas semanas.
PUBLICIDADE
"Nós tivemos notícias muito positivas nesses últimos dias, nos EUA e na China, e o mercado estava muito depreciado. Agora, o 'payroll', se não vier com os números muito bons, pode servir de desculpa para algum ajuste técnico", comenta Ivanor Torres, chefe do departamento de análise da Geral Investimentos.
Amanhã, o Departamento de Trabalho dos EUA publica o relatório apelidado de "payroll", sobre a geração de empregos no país, bem com a taxa de desemprego do período. As condições do mercado de trabalho são um assunto delicado para a recuperação da economia americana.
O dólar comercial foi negociado por R$ 1,703, em um decréscimo de 0,23%. A taxa de risco-país marca 175 pontos, número 2,77% abaixo da pontuação anterior.
Entre as notícias mais importantes do dia, o BCE (Banco Central Europeu) manteve a taxa básica de juros para os países da região em 1% ao ano, em linha com as expectativas do setor financeiro.
Em uma declaração bastante aguardada, o presidente Jean-Claude Trichet avisou que o banco vai manter seu programa para aquisição de títulos soberanos, embora sem precisar cifras.
E a Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia, informou que o PIB das 16 nações que adotam o euro cresceu apenas 0,4% no terceiro trimestre (em linha com as expectativas do mercado), após um aumento de 1% no trimestre anterior. Em comparação com o terceiro trimestre de 2009, o incremento do PIB foi de 1,9%.
Nos EUA, o Departamento de Trabalho informou que o montante dos pedidos iniciais de auxílio-desemprego aumentou para 436 mil até a semana passada, bem acima da cifra projetada por analistas (consenso em 424 mil).
Ainda nos EUA, a entidade privada NAR (associação dos corretores)contabilizou um aumento de 10,4% nas vendas preliminares de imóveis em outubro, contrariando as projeções de uma contração de 0,4% feita por analistas do setor financeiro.
No front doméstico, o IBGE revelou que a produção industrial do país teve uma expansão de 11,8% no acumulado deste ano, na comparação com o mesmo período em 2009. Em 12 meses, a produção industrial cresceu à mesma taxa, um desempenho histórico considerado a série do instituto de pesquisa.
A inflação de novembro, medida pelo IPC (da Fipe), atingiu 0,72%, ante 1% em outubro. Economistas do setor financeiro estimavam uma variação de 0,70%.