Alencar mostra evolução "surpreendente" no tratamento da hemorragia, dizem médicos 25/12/2010
- Folha Online
O vice-presidente da República, José Alencar, mostrou evolução "surpreendente" no tratamento da hemorragia digestiva, afirmam os médicos que cuidam do político.
Roberto Kalil Filho e Paulo Hoff não descartam a ida de Alencar à cerimônia de posse da presidente eleita, Dilma Rousseff. "Alencar tem expressado com frequência o desejo de viajar a Brasília", disse Kalil.
O médico afirmou que a hemorragia está controlada, mas pode voltar. "Vamos ver como ele estará no dia 31", completou Hoff.
PUBLICIDADE
Alencar, 79, foi internado às pressas na última quarta-feira no hospital Sírio-Libanês com quadro grave. A hemorragia, causada por um tumor, foi controlada com medicamentos.
Hoff afirmou ainda que Alencar está sob tratamento clínico para conter a hemorragia, que é "um sintoma". A causa --o tumor--, porém, não poderá ser tratada nos próximos meses.
De acordo com Hoff, a cirurgia que seria necessária não pode ser feita "por enquanto" por causa de aderência na região do abdome que impede os médicos de alcançar o tumor.
Kalil afirmou que Alencar conversou com a família e falou ontem à noite com o presidente Lula, que ligou às 23h.
Alencar continua internado na UTI, recebe transfusão de sangue e faz hemodiálise.
VISITAS
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), visitou ontem Alencar. "Encontrei ele muito bem disposto, conversando, não queria deixar a gente sair do quarto. Saio muito feliz porque ficou muito claro que sua recuperação está acontecendo", afirmou Kassab, ao deixar o hospital.
O democrata disse que Alencar se mostrou feliz e confiante na sua recuperação. "Falamos sobre a cidade de São Paulo, o quanto ele gosta de São Paulo, o quanto ele é agradecido a São Paulo e o quanto ele está feliz e confiante por estar experimentando mais uma recuperação."
Anteontem, recebeu a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da presidente eleita, Dilma Rousseff, de seu filho Josué e do ex-ministro José Graziano da Silva.
Para eles, segundo a assessoria da Presidência, Alencar afirmou que espera estar na posse de Dilma e torce para que os médicos o liberem para "tomar um golinho". A presidente eleita respondeu que o espera lá.
Alencar aproveitou para elogiar as escolhas de Guido Mantega para a Fazenda e de Alexandre Tombini para o Banco Central no novo governo e encerrou a conversa dizendo que ainda vai dançar um xaxado.
Lula contou ao vice que veio a São Paulo para o Natal dos catadores e lamentou a ausência de Alencar em Brasília. "Foi uma pena você não ter estado ontem em Brasília para a sanção da partilha do pré-sal", disse.
O vice combate um câncer na região do abdome há mais de 15 anos, e já passou por 17 cirurgias.
No último dia 27, Alencar foi operado para desobstruir o intestino. A cirurgia durou cinco horas e resultou na extração de dois nódulos e 20 centímetros de seu intestino delgado.
No final do procedimento, ele chegou a sofrer uma arritmia cardíaca, que foi revertida.