capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.745.736 pageviews  

Críticas Construtivas Se todo governante quer, por quê não?!!!

DIA A DIA

Bovespa ajusta foco ao exterior
16/03/2012 - Olívia Bulla e Cristina Canas - Agência Estado

Após responder negativamente à percepção de que o juro básico no Brasil será maior que o esperado inicialmente ao final do ciclo de ajuste da política monetária, a Bovespa deve retornar ao terreno positivo hoje. Mas os ganhos ficam à mercê do desempenho dos mercados internacionais, em dia de agenda econômica forte nos EUA e de vencimento quádruplo em Nova York. O Ibovespa abriu em alta e, às 10h46, subia 0,19%.

Para o operador da mesa de renda variável da Renascença Corretora, Luiz Roberto Monteiro, o cenário para a Bolsa ainda é promissor, principalmente neste primeiro semestre. "Ainda há espaço para novas altas, rumo aos 70 mil/72 mil pontos até junho", avalia, apesar da decepção dos mercados financeiros com o recado dado pelo Comitê de Política Monetária, ontem, de que deve cortar a taxa Selic somente até 9%.

O profissional ressalta, contudo, que é preciso repensar as estratégias de alocação. "(O investidor) Tem de tomar cuidado com alguns setores que estão muito esticados e avaliar quais ações ainda têm espaço para subir", comenta. Nesse sentido, é válido lembrar que o governo federal fez mais um esforço para evitar que os exportadores sejam prejudicados pela cruzada contra a valorização do real.


PUBLICIDADE


Segundo medida cambial publicada hoje no Diário Oficial da União, os exportadores estão isentos do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em operações com derivativos cambiais para cobertura de riscos que somem até 1,2 vez o volume exportado no ano anterior. Antes, essa alíquota estava fixada em 1,0%.

Mas deve ser o cenário externo quem irá ditar o tom dos negócios locais. Os índices futuros em Wall Street aceleram a alta exibida desde o começo do dia depois dos dados de inflação anunciados hoje.

O índice de preços ao consumidor (CPI) subiu 0,4% em fevereiro ante janeiro, ante previsão de alta de 0,5%, sendo que o núcleo do indicador avançou 0,1%, na mesma base de comparação, também abaixo da expectativa de +0,2%. Foi a maior alta mensal do CPI desde abril do ano passado, puxada pelo aumento dos custos com combustíveis. No horário acima, o futuro do S&P 500 subia 0,29%.

Vale ressaltar que hoje é dia de vencimento quádruplo (quadruple witching) em Nova York, em que vencem simultaneamente contratos futuros e opções sobre índices e ações nas bolsas, o que deve aguçar a volatilidade dos negócios por lá, especialmente nas últimas horas de negociação. No Brasil, hoje é a última sessão antes do vencimento de opções sobre ações, na próxima segunda-feira.

Dólar cai com isenção de IOF no hedge de exportadores

A novidade cambial do dia é um esforço do governo para evitar que os exportadores sejam prejudicados pelas medidas que vêm sendo tomadas no sentido de evitar a valorização excessiva do real. Pela nova regra, os exportadores estão isentos do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em operações com derivativos cambiais que somem até 1,2 vezes o volume exportado no ano anterior. O objetivo do governo, explicitado no decreto, é isentar as posições que são montadas com objetivo de proteção cambial (hedge).

A percepção inicial dos operadores é de que a mudança será bem recebida já que simplifica a vida desses participantes do mercado. Além disso, ela pode incrementar os volume de negócios com derivativos, que foi inibido quando o tributo foi instituído. E isso agrada ao mercado como um todo.

Quanto ao impacto na trajetória esperada para o dólar, na manhã desta sexta-feira, a opinião é de que é de queda, mas limitada. O dólar à vista abriu o dia valendo R$ 1,799, com perda de 0,28%. Alguns especialistas acreditam que a influência continuará praticamente imperceptível e que a nova regra não será determinante no rumo dos negócios. Outros avaliam que esse impacto esse inicial perdurará, mas será limitado. "A tendência é de uma queda, mas o próprio mercado tem claro que, se ela for forte haverá intervenção do BC. Por isso, o dólar deve andar mais de lado", disse um desses operadores.

Um terceiro especialista ouvido pela Agência Estado também aposta numa pequena pressão de queda e vai além. Para ele, "será necessário o governo o governo ficar de olho para evitar que surjam novas brechas de arbitragem". Mas isso fica um pouco mais para a frente, segundo ele.

Agora, o mercado espera esclarecimentos sobre a novidade cambial. Às 10h30, um representante da Fazenda dará entrevista coletiva sobre os detalhes.

No exterior, o dólar também está enfraquecido e colabora para acentuar o impacto de queda no dólar da medida que isenta os exportadores. O movimento deve-se à taxa de inflação dos EUA referente a fevereiro, que ficou um pouco abaixo nos níveis que eram esperados pelo mercado. Em tese, isso adia a necessidade de o banco central dos Estados Unidos, o Federal Reserve, aumentar a taxa de juros, o que enfraquece a moeda. É o melhor dos mundos para a economia norte-americana: sinais de recuperação da atividade em um ambiente de preços sob controle

O euro recebe outra influência positiva. Foi confirmado que a Grécia receberá, na próxima segunda-feira, a primeira parte do empréstimo resultante da reformulação recente da dívida na segunda-feira. Mas ainda temos as preocupações com Portugal, Espanha e Irlanda no radar e a premiê Angela Merkel não está ajudando muito. Esta manhã, ela disse que não há planos para aumentar a capacidade do fundo de auxílio aos países com dificuldade.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
30/11/2023 - Cuiabá aproveita expulsão de Martinelli e vence o Fluminense na Arena Pantanal
24/09/2023 - São Paulo 1x1 Flamengo
22/09/2023 - NÃO QUER ENTREGAR SEU DINHEIRO AO SINDICATO? LULA E O STF FARÃO VC PAGAR À FORÇA
22/09/2023 - FOME ZERO-BALA!
21/09/2023 - SIM, PASSARINHOS! &NÃO PASSARÃO!!!
18/09/2023 - JUSTÍSSIMA HOMENAGEM
18/09/2023 - APARECEU O ANTIAGRO!!!
18/09/2023 - PEGADAS VERDES
18/09/2023 - JANJECA-OSTENTAÇÃO
17/09/2023 - AGINDO COMO A JUSTIÇA DE CUBA
17/09/2023 - EM COMPENSAÇÃO...
16/09/2023 - URNAS ELETRÔNICAS
16/09/2023 - DROGAS
16/09/2023 - ACABOU A FASE DO CAGANDO E ANDANDO Botafogo perde para o Galo, em Beagá, mas ainda segue líder
16/09/2023 - É DO BALACOBACO!!!
16/09/2023 -
16/09/2023 - Maconha Faz o L com foto de Lula é apreendida em SP
16/09/2023 - O INFELIZ XADREZ DE LULA
16/09/2023 - STF deveria proibir Lula sair do País
16/09/2023 - TAÍ O LADO BÃO!!!

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques