Alonso surpreende e vence na Malásia; Bruno Senna é 6º 25/03/2012
- Agência Estado
A imprevisibilidade provocada pela forte chuva que atingiu o Circuito Internacional de Sepang ajudou a Ferrari a minimizar a crise enfrentada no começo da temporada 2012 da Fórmula 1 ao obter um surpreendente triunfo. Neste domingo, o espanhol Fernando Alonso venceu o GP da Malásia, a segunda prova deste campeonato, e assumiu a liderança do Mundial de Pilotos, com 35 pontos.
Para isso, o espanhol contou com o seu talento, a estratégia correta adotada pela Ferrari e os problemas da favorita McLaren para vencer. Afinal, Alonso assumiu a liderança durante a parada dos boxes, ultrapassando o inglês Lewis Hamilton, e resistiu bem à pressão do mexicano Sergio Pérez, da Sauber, para vencer.
O pódio, aliás, foi completado pelos dois pilotos. Pérez terminou a corrida em segundo lugar, o que levou Peter Sauber, chefe da escuderia, a chorar nos boxes da sua equipe. Já Hamilton, que faturou a sua segunda pole position na temporada no sábado, voltou a concluir uma prova na terceira colocação, como já havia acontecido no GP da Austrália.
PUBLICIDADE
O talento e a estratégia da Ferrari ajudaram Alonso a vencer e a minimizar a crise na Ferrari, mas Felipe Massa deverá continuar sob pressão. O brasileiro sofreu com problemas de velocidade nas retas e com o equilíbrio do carro e terminou a prova apenas em 15º lugar.
Já Bruno Senna, da Williams, tem muito a comemorar. O piloto brasileiro teve postura agressiva na corrida, fez várias ultrapassagens, e terminou o GP da Malásia na sexta colocação, o melhor desempenho da sua carreira na Fórmula 1.
Com o resultado deste domingo, Alonso assumiu a liderança do Mundial de Pilotos, com 35 pontos, cinco a mais do que Hamilton e dez à frente de Button. Já Bruno Senna ocupa o oitavo lugar, com oito pontos. O Mundial de Construtores é liderado pela McLaren, com 55 pontos, seguida pela Red Bull, com 42.
A CORRIDA
A prova na Malásia chegou a ser interrompida na sexta volta por conta da forte chuva que atingiu o Circuito Internacional de Sepang. Naquele momento, o inglês Lewis Hamilton, que faturou a pole position no sábado, liderava a corrida, seguido pelo compatriota e companheiro de equipe Button. Pérez ocupava o terceiro lugar, fruto da boa estratégia adotada, já que colocou pneus para chuva logo na segunda volta.
Esta foi a segunda vez que o GP da Malásia foi interrompido pela chuva nos últimos quatro anos. Em 2009, porém, a corrida não foi retomada por conta da falta de luz natural. Dessa vez, porém, a prova foi retomada após quase uma hora de paralisação por causa da falta de condições de segurança.
A relargada foi feita com os carros atrás do safety car, na 14ª volta. Logo Hamilton foi para os boxes, assim como Alonso. A McLaren, porém, perdeu tempo na troca de pneus e o espanhol assumiu a liderança do GP da Malásia, seguido por Perez.
Outros favoritos também sofreram com a imprevisibilidade neste domingo em Sepang. Vencedor do GP da Austrália, Button tocou o indiano Narain Karthikeyan, da Hispania, perdeu muitas posições e ficou fora da zona de pontuação. O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull também bateu no indiano da Hispania, teve problemas nos boxes e não pontuou neste domingo.
O GP da Malásia foi decidido apenas nas voltas finais. Com rendimento melhor, Pérez se aproximou de Alonso e passou a ameaçar o piloto da Ferrari. Antes da tentativa de ultrapassar o rival, porém, o mexicano errou, saiu da pista e permitiu que Alonso voltasse a ter vantagem confortável para vencer o GP da Malásia de Fórmula 1.
A terceira etapa do campeonato será disputada no dia 15 de abril, com a realização do China, em Xangai.
Confira a classificação final do GP da Malásia de Fórmula 1: