Windows Vista chega, ¨inspirado¨ na concorrência 30/01/2007
- Folha Online
O novo sistema operacional da Microsoft, o Windows Vista, chega nesta terça-feira às prateleiras de todo o mundo. O lançamento marca uma guinada nos recursos gráficos e na usabilidade do maior produto da empresa de Bill Gates. O Windows mudou sua interface de modo radical, mas não escondeu que se inspira (copia, no bom português) ferramentas de outros sistemas.
Caso da busca de arquivos no repaginado botão ¨Iniciar¨, bastante parecida com a do MAC OS X, sistema da Apple. Caso também das abas do navegador IE 7, à la FireFox.
O produto chega em seis edições diferentes. O visual arrojado está disponível apenas nas versões Home Premium, Business, Enterprise e Ultimate. As outras duas --Vista Home Basic e Vista Starter-- vêm parecidas com o XP. A interface do novo sistema operacional da Microsoft, batizada Aero, tem janelas translúcidas, movimentos esguios de pastas e uma roupagem que, claro, exigem bastante do computador.
PUBLICIDADE
O PC ideal para rodar o Vista precisa ser equipado com processador de 1 GHz, 1Gb de memória, uma placa de vídeo com 128 Mbytes e 15 Gbytes de espaço em disco. A outra opção é ter uma máquina classificada de ¨Windows Vista Capable¨: 512 Mbytes de memória, processador de 800 MHz e placa de vídeo compatível. Neste caso, esqueça a pirotecnia. Parte da proteção de dados, um dos pilares deste Vista, também não funciona para as versões mais baratas.
Segurança
Para se superar, o Windows Vista precisa ir além do rostinho bonito. O novo sistema operacional da Microsoft tem como maior desafio perder a pecha de plataforma pouco segura -- herança de seus anteriores. O produto aposta em diversos aplicativos para barrar programas invasores e sites ¨malignos¨.
As novidades de segurança começam com o Windows Defender, que barra spyware. Há ainda o chamado ¨Bitlocker¨, que tenta garantir um alto nível de segurança aos dados de PCs móveis por meio de um sistema de criptografia do disco rígido.
Saindo da seara da proteção externa, o Vista oferece também vigilância interna. Não chega a ser novidade, mas o produto vai radicalizar a vigilância às crianças. Dá para programar em que sites, horários, programas e pastas elas podem ou não entrar.
Compartilhe:
Comentários dos Leitores Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.
Comentário de Leitor de MT (leitormt@lettera.es) Em 30/01/2007, 11h27
PC ideal? Que besteira! II
Corrigindo: 2 GB de memória RAM.
Comentário de Leitor de MT (leitormt@lettera.es) Em 30/01/2007, 11h26
PC ideal? Que besteira!
Essa descrição do PC ideal para o Windows Vista é ridícula. Já usei uma versão de teste, e digo com certeza: equipamento ideal é um processador com núcleo duplo (dois processadores) com pelo menos 2.4 GHz de velocidade, placa de vídeo com 256 MB, nenhum recurso onboard se possível, e pelo menos 1 GB de memória RAM. Trocando em miúdos: uma máquina de pelo menos 2500 reais.