Valdivia e Assunção estão escalados para a decisão 03/07/2012
- Daniel Akstein Batista - O Estado de S.Paulo
O técnico Luiz Felipe Scolari só saberá hoje com quem poderá contar para a primeira partida da final da Copa do Brasil, quinta-feira, contra o Coritiba, mas ao menos tem a certeza que terá dois dos seus principais jogadores em campo: Valdivia e Marcos Assunção.
Felipão ainda aguarda o julgamento de Henrique e o resultado dos exames médicos de Maurício Ramos para poder armar o time no coletivo que vai comandar hoje à tarde. Essas são as únicas dúvidas do treinador.
Após a vitória sobre o Figueirense no domingo (3 a 1), a primeira do time no Campeonato Brasileiro, Felipão afirmou que Valdivia deve voltar a ganhar uma chance como titular.
PUBLICIDADE
O chileno havia perdido a vaga para Daniel Carvalho por estar abalado psicologicamente após o sequestro relâmpago que sofreu junto com sua esposa e também por estar com dores no joelho. Agora, o próprio Valdivia diz estar bem.
"Estou voltando a treinar com alegria e quinta-feira tem mais. Se não conseguirmos a vitória, vai ser complicado", afirmou o meia. "Conseguimos uma importante vitória (contra o Figueirense) e a Copa do Brasil é outra história, temos de ir com tudo para cima. Vai ser uma guerra aqui e lá", disse.
O meia tem o apoio de Felipão. "Minha projeção era observar a reação do Valdivia para saber como ele está se portando, para saber se o joelho dele aguenta'', disse o treinador. "Ele foi muito bem e é um jogador que provavelmente estará à disposição pra jogar no mínimo dois terços da partida. Mas vamos decidir durante a semana quem vai começar jogando", despistou.
Assim como Valdivia, que ficou no banco nos três últimos jogos do Palmeiras e também deve sair jogando na Arena Barueri quinta-feira é Marcos Assunção. Ele está parado há três jogos e já avisou que está pronto para a decisão. "Não tem problema nenhum, vou estar preparado", garantiu o volante, que estava com dores na coxa direita e nem foi relacionado para as partidas contra Grêmio, Corinthians e Figueirense.
De acordo com Felipão, o atleta só não jogou domingo, contra o Figueirense, para não correr o risco de se lesionar novamente. "O Assunção já vem treinando normalmente, mas era temerário colocá-lo", afirmou.
Com dores na coxa esquerda, Maurício Ramos deve desfalcar o time contra o Coritiba, mas só saberá a gravidade da lesão hoje - o zagueiro foi substituído no primeiro tempo do jogo em Barueri. Se realmente não puder jogar, Leandro Amaro é o favorito para assumir a vaga - o paraguaio Román, que anotou um gol no domingo, também briga pela posição.
A situação de Henrique também é complicada e hoje ele será julgado no Superior Tribunal de Justiça pela expulsão na partida contra o Grêmio, semana passada (empate por 1 a 1). "Ainda acredito que ele possa ser absolvido totalmente", disse Felipão. Há a chance de o zagueiro ser punido por dois jogos.
Obina. A diretoria tenta a contratação do atacante com seu próprio dinheiro. O combinado é o empréstimo de Obina por seis meses custar US$ 300 mil. "Estamos tentando não ter a ajuda de investidores, porque a contrapartida que nos fizeram (adquirir porcentagem em jovens da base) é benéfica apenas a eles", disse o gerente de futebol César Sampaio. Obina é aguardado essa semana para realizar exames.