Marca de desodorante levará o segundo brasileiro ao espaço 10/01/2013
- Guilherme Rosa - Veja Online
O primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, foi recrutado em 1998 entre os mais preparados pilotos da Força Aérea Brasileira e se submeteu ao rigoroso treinamento da Nasa, a agência espacial americana. Somente oito anos depois, em 2006, decolou da Rússia rumo à Estação Espacial Internacional, onde ficou por uma semana.
O segundo astronauta brasileiro não precisará passar por nada disso. Ele será um dos 22 escolhidos a partir de uma campanha publicitária internacional promovida pela empresa anglo-holandesa Unilever.
A promoção será realizada em parceria com a Space Expedition Corporation, empresa que pretende, a partir de 2014, usar naves suborbitais para levar seus clientes em voos a até 100 quilômetros da Terra. O voo promocional deve acontecer no final de 2014.
PUBLICIDADE
A ação de marketing, que faz parte do lançamento de um novo desodorante, se chama AXE Space Academy, e os interessados poderão se inscrever pela internet. A empresa chamou astronautas de verdade para promover a campanha.
Nos Estados Unidos, eles contrataram Buzz Aldrin, piloto da Apollo 11 e segundo homem a pisar na Lua. No Brasil, o escolhido foi Marcos Pontes, o primeiro e único astronauta brasileiro.
Marketing, a fronteira final
A campanha de marketing representa bem o momento atual das missões espaciais. Com o fim da era dos ônibus espaciais, abriram-se as portas para as empresas privadas explorarem o espaço.
No ano passado, a empresa SpaceX conseguiu completar a primeira missão privada de transporte à Estação Espacial Internacional.
Entre as empresas que pretendem explorar o potencial econômico — e turístico — do espaço está a Space Expedition Corporation, que quer oferecer voos suborbitais diários ao preço de 95.000 dólares.
O veículo usado será a nave de dois lugares Lynx, desenvolvida pela XCOR Aerospace. Durante a viagem, que dura cerca de uma hora, os clientes vão ficar durante pelo menos cinco minutos a uma distância de 100 quilômetros da Terra – o suficiente para estar no espaço.
"A viagem espacial disponível para todos é a próxima fronteira a ser ultrapassada pela espécie humana", afirmou Buzz Aldrin em um comunicado.
Treinamento espacial
Os astronautas selecionados para as primeiras missões espaciais eram pilotos da força aérea e engenheiros com anos de experiência. Mesmo assim precisavam passar por meses de treinamento especialmente desenvolvidos para acostumá-los aos rigores do espaço.
Hoje, na nova era do turismo espacial, os requisitos são outros: um bolso cheio para bancar passagens que ultrapassam as dezenas de milhares de dólares. E, agora, ser popular nas redes sociais também pode contar para conseguir sua vaga em uma nave espacial.
Para se candidatar à promoção, o candidato deve cadastrar seu perfil no site da empresa, a partir desta quinta-feira. A segunda etapa se dará nas redes sociais, até o dia 21 de abril. Os mais votados participarão de uma terceira etapa, em maio, no Brasil, em que passarão por testes físicos e psicológicos.
Quem cumprir esses testes em menor tempo irá para a última fase do processo seletivo, nos Estados Unidos, onde serão submetidos a voos parabólicos com gravidade zero, simuladores de força G extrema e voos supersônicos. Será nessa etapa, em dezembro, que serão escolhidos os 22 astronautas, entre eles o brasileiro.