capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.742.287 pageviews  

Curto&Grosso O que ainda será manchete

DIA A DIA

Brasileiros deverão votar em bloco no conclave; italiano teria apoio da maioria
27/02/2013 - José Maria Mayrink - O Estado de S.Paulo

Os cinco cardeais brasileiros que participarão do conclave para a sucessão de Bento XVI não entrarão na Capela Sistina apoiando o mesmo candidato, mas poderão se unir em torno de um nome após os primeiros escrutínios. Se todos concordam com alguns pontos básicos para enfrentar a crise que abalou o Vaticano nos últimos anos, o perfil ideal de um papa capaz de recuperar a imagem e o prestígio da Igreja ainda está começando a ser desenhado - e o italiano Angelo Scola, arcebispo de Milão, despontaria como favorito.

"A Cúria Romana terá de passar por uma reforma profunda", disse ao Estado o cardeal d. Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de Salvador. D. Geraldo conhece bem a máquina central da Santa Sé, pois trabalhou por mais de sete anos na Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Sem citar nomes, o que é proibido sob pena de excomunhão aos cardeais eleitores, ele espera que seja eleito um papa com espírito de pastor que tenha pulso forte.

Padre Manoel Godoy, ex-assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que conhece bem o episcopado, aposta que d. Geraldo e mais dois cardeais brasileiros, d. Cláudio Hummes e d. Odilo Scherer, deverão votar num nome mais conservador - no caso, Scola, que manteria a linha de Bento XVI, de quem seria o candidato preferido. D. Cláudio é prefeito emérito da Congregação para o Clero e d. Odilo, arcebispo de São Paulo, é bem alinhado com o Vaticano e tem várias funções em Roma.


PUBLICIDADE


Scola, um dos nomes mais citados na lista de papabili, poderá ter o voto também de outro brasileiro, d. João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, pelo fato de ambos terem sido ligados a movimentos apostólicos - Scola ao movimento Comunhão e Libertação e Aviz aos Fuocolari, ambos muito prestigiados por João Paulo II e por Bento XVI.

O mineiro d. Raymundo Damasceno Assis, cardeal-arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, tenderia a votar num candidato mais aberto, como o italiano Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho da Cultura, outro nome em ascensão. "É uma hipótese razoável, mas d. Damasceno é bem capaz de mudar de posição, conforme o encaminhamento da votação", disse padre Godoy.

Embora não adiantem em quem pretenderiam votar, os quatro cardeais brasileiros que vivem no Brasil (d. Aviz mora em Roma) com certeza vêm trocando ideias sobre os nomes mais cotados para dirigir a Igreja nos próximos anos. Falaram-se por telefone e combinaram retomar a conversa em Roma. Na sexta-feira, d. Cláudio almoçou com d. Odilo, em São Paulo.

Os brasileiros já se encontram todos em Roma. O último a viajar foi d. Odilo, que embarcou ontem à tarde em Guarulhos. Adiantaram a viagem, mesmo antes da convocação do conclave, para se despedirem, amanhã, de Bento XVI, no Vaticano. Dos cinco, três foram feitos cardeais pelo papa renunciante: d. Odilo, d. Damasceno e d. João de Aviz.

Papa brasileiro. Na hipótese, pouco provável, mas possível, de um brasileiro emergir como um dos favoritos na eleição do papa, contará com os votos de seus compatriotas. O mais cotado seria o arcebispo de São Paulo. D. Odilo, de 63 anos, um dos membros mais novos do Colégio Cardinalício, de 115 eleitores.

Teve carreira relâmpago na hierarquia. Foi secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar de São Paulo, antes de ser nomeado arcebispo e elevado cardeal em 2007, ano em que Bento XVI visitou a cidade e abriu a Assembleia do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, em Aparecida.


  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
30/11/2023 - Cuiabá aproveita expulsão de Martinelli e vence o Fluminense na Arena Pantanal
24/09/2023 - São Paulo 1x1 Flamengo
22/09/2023 - NÃO QUER ENTREGAR SEU DINHEIRO AO SINDICATO? LULA E O STF FARÃO VC PAGAR À FORÇA
22/09/2023 - FOME ZERO-BALA!
21/09/2023 - SIM, PASSARINHOS! &NÃO PASSARÃO!!!
18/09/2023 - JUSTÍSSIMA HOMENAGEM
18/09/2023 - APARECEU O ANTIAGRO!!!
18/09/2023 - PEGADAS VERDES
18/09/2023 - JANJECA-OSTENTAÇÃO
17/09/2023 - AGINDO COMO A JUSTIÇA DE CUBA
17/09/2023 - EM COMPENSAÇÃO...
16/09/2023 - URNAS ELETRÔNICAS
16/09/2023 - DROGAS
16/09/2023 - ACABOU A FASE DO CAGANDO E ANDANDO Botafogo perde para o Galo, em Beagá, mas ainda segue líder
16/09/2023 - É DO BALACOBACO!!!
16/09/2023 -
16/09/2023 - Maconha Faz o L com foto de Lula é apreendida em SP
16/09/2023 - O INFELIZ XADREZ DE LULA
16/09/2023 - STF deveria proibir Lula sair do País
16/09/2023 - TAÍ O LADO BÃO!!!

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques