capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.743.599 pageviews  

Guia Oficial do Puxa-Saco Pra quem adora release...

DIA A DIA

Anderson brinca, pede soco, acaba nocauteado
07/07/2013 - Davi Correia - Veja.com

Brasileiro passou o combate todo provocando o desafiante. No segundo round, exagerou, baixou a guarda e acabou sendo destronado - e vaiado pelo público...

Anderson Silva estava certo: o único homem que poderia derrotá-lo era ele mesmo. E foi com uma postura equivocada e inexplicável, abaixando a guarda, brincando e pedindo para ser golpeado, que ele perdeu pela primeira vez no UFC, para Chris Weidman.

O americano de 29 anos surpreendeu e nocauteou o brasileiro, de 38 anos, no segundo assalto, na madrugada deste domingo, no UFC 162, em Las Vegas, na MGM Grand Arena.


PUBLICIDADE


A derrota interrompe a sequência de vitórias (já eram catorze) e defesas de títulos (dez) do brasileiro, que jamais tinha sido nocauteado em sua carreira e pediu tempo para pensar no que fará agora - ele avisou que pretende passar pelo menos alguns meses descansando e refletindo antes de voltar a lutar.

Falta saber se ele vai querer continuar na categoria que agora tem um novo campeão. Apesar de ter outras dez lutas em contrato com UFC, o brasileiro mostrou-se confuso e sem rumo.

Conforme anunciou o chefão Dana White antes mesmo da luta, se quiser, terá a revanche imediata para tentar recuperar o cinturão que era seu desde 2007 - desta vez, de preferência, lutando de forma séria, sem passar a luta toda provocando o oponente.

Anderson fez tudo o que se poderia imaginar no octógono - exceto lutar. Ele dançou, brincou, falou muito, chamou Weidman para a briga, pediu para ficar na grade e disse que precisaria de muito mais agressividade do oponente para ser derrotado.

O que ele não esperava era que, em uma dessas brincadeiras, o americano conseguiria acertar uma esquerda que o derrubaria de verdade, para delírio da torcida local.

Perdendo para o seu próprio ego e excesso de confiança, Anderson apagou e nem percebeu quando o árbitro Herb Dean correu para segurar Chris Weidman - que desferia uma sequência violenta de golpes - e encerrar o combate.

Vale lembrar que o estilo exibido nesta luta não é novidade: em diversas ocasiões, o Spider usou as provocações e sua impressionante esquiva para desestabilizar o adversário e conseguir a superioridade no jogo psicológico.

Em sua última luta, no ano passado, no Rio, Anderson fez justamente isso com Stephan Bonnar - e acabou nocauteando com extrema facilidade.

Neste domingo, no primeiro round, depois de escapar do jogo de chão do desafiante, Anderson intensificou as provocações e parecia estar tirando Weidman do foco.

A estratégia do brasileiro saiu dos trilhos no segundo assalto, quando Anderson Silva parece ter exagerado e se arriscado demais - e Weidman, que se formou em psicologia na universidade, voltou concentrado e aparentemente imune ao que o Spider falava e fazia.

Depois de derrubar o campeão e chocar o mundo, saiu pulando e gesticulando.

“Minha vitória não é nenhum milagre, é fruto de muito treino. Eu respeito muito o Anderson Silva e estou disposto a conceder uma revanche quando o UFC quiser”, disse o americano.

Vaiado pela torcida - que tinha apoiado o brasileiro durante a semana - Anderson Silva parecia não entender direito o que havia acontecido e falou em tom de despedida. Na saída do octógono, não descartou a aposentadoria.

“Meu sonho sempre foi trabalhar no mundo das lutas. Gostaria de agradecer aos Fertittas e a todos os americanos pela oportunidade de lutar no UFC. Tudo isso mudou minha vida, pude construir muita coisa para minha família. O campeão agora é Chris Weidman e ele tem o meu respeito. Devo continuar no UFC, mas não penso mais em lutar pelo cinturão dos médios."

Boa surpresa

O brasileiro Charles do Bronx bem que tentou, mas não conseguiu derrotar o americano Frankie Edgar, em grande luta, na categoria peso-pena, na penúltima luta da noite em Las Vegas.

Do Bronx até começou melhor o primeiro round, mas não conseguiu manter a superioridade no decorrer do combate e perdeu por decisão unânime dos juízes.

O americano foi bem no segundo assalto, acertou socos em uma velocidade incrível e preferiu esperar para ter uma oportunidade mais clara de terminar a luta.

No começo do terceiro round, Frankie Edgar deixou o adversário tonto ao acertar alguns golpes no queixo do brasileiro.

No meio do round, foi a vez de Charles do Bronx quase conseguir derrubar o rival com seus socos. O que se viu nos minutos finais foi um show de trocação, com Edgar acertando joelhadas voadoras e o brasileiro conseguindo encaixar boas sequências com seus cruzados.

É certo que Charles do Bronx era zebra, mas ele conseguiu surpreender positivamente todos que assistiram ao combate.

Derrota brasileira

Roger Gracie não teve um bom desempenho em sua estreia no UFC. Tentando representar bem as tradições da família, ele insistiu no jiu-jitsu, mas levou a pior contra Tim Kennedy, na categoria peso-médio.

O americano conseguiu escapar das tentativas de finalização, foi melhor na luta em pé, aproveitou o desgaste físico do brasileiro e venceu por decisão dos juízes.

Chamou atenção a falta de fôlego de Gracie, que depois de um início razoável foi superado no segundo round e nada fez no terceiro e decisivo assalto.

Na primeira luta do card principal, o americano Cub Swanson nocauteou o russo Dennis Siver no terceiro round, entre os penas. Siver começou melhor e dominou o primeiro round no chão, mas não resistiu aos fortes golpes de Swanson, que aproveitou melhor seus ataques e soube cadenciar seu jogo para conseguir nocautear no momento certo.

O americano apostou nos chutes altos, acertou bons socos e terminou a luta com o ground and pound. O juiz demorou a interromper a luta, mas Swanson parou de bater ao perceber que Siver não respondia mais aos seus golpes.

Volta por cima

Logo depois, o americano Mark Munoz deu um show ao vencer Tim Boetsch por decisão dos juízes, entre os médios. Munoz voltou a lutar depois de quase um ano parado, período em que entrou em depressão e engordou mais de 30 quilos.

Ele explorou bem as quedas, abusou do seu ground and pound e teve duas chances claras para finalizar, mas terminou o terceiro round pulando para furar o bloqueio de Boestch e acertá-lo com socos espetaculares.

No card preliminar do UFC 162, um dos destaques foi um brasileiro.

Gabriel "Napão" Gonzaga precisou de apenas dezessete segundos para nocautear o americano Dave Herman com um soco certeiro no queixo.

Com o oponente no chão, Napão desferiu mais socos e Herman até tentou uma reação, mas a arbitragem intercedeu, interrompendo o combate.

Na luta anterior, o carioca Edson Barboza também conseguiu um belo nocaute ao acertar vários chutes no joelho do pernambucano Rafaello Trator.

Nocautes

A primeira vitória do evento foi do americano Mike Pierce, que nocauteou David Mitchell, nos meio-médios. Logo depois, Brian Melancon estreou no UFC com um impressionante nocaute, no último segundo do primeiro round, sobre Seth Baczynski, também nos meio-médios.

A terceira luta da noite foi entre os brasileiros Barboza e Trator, nos leves. Trator até tentou levar a luta para o chão, mas Barboza insistiu no combate em pé, abusou dos chutes e conseguiu o nocaute ao castigar repetidamente o joelho do adversário.

Na sequência, Gabriel Napão não deixou Dave Herman nem se aquecer: depois de uma tentativa de chute do americano, acertou um contra-ataque demolidor e assegurou a vitória.

A primeira luta a ser decidida pelos juízes foi entre Norman Parke e Kazuki Tokudome, entre os leves.

O confronto foi bastante movimentado, com várias chances de nocaute, mas Parke venceu por decisão unanime. Fechando o card preliminar, Andrew Craig derrotou Chris Leben (primeira vítima de Anderson Silva no UFC) por decisão dividida, superando a notável resistência do atleta derrotado, que foi muito castigado mas conseguiu chegar ao fim da luta.


  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
30/11/2023 - Cuiabá aproveita expulsão de Martinelli e vence o Fluminense na Arena Pantanal
24/09/2023 - São Paulo 1x1 Flamengo
22/09/2023 - NÃO QUER ENTREGAR SEU DINHEIRO AO SINDICATO? LULA E O STF FARÃO VC PAGAR À FORÇA
22/09/2023 - FOME ZERO-BALA!
21/09/2023 - SIM, PASSARINHOS! &NÃO PASSARÃO!!!
18/09/2023 - JUSTÍSSIMA HOMENAGEM
18/09/2023 - APARECEU O ANTIAGRO!!!
18/09/2023 - PEGADAS VERDES
18/09/2023 - JANJECA-OSTENTAÇÃO
17/09/2023 - AGINDO COMO A JUSTIÇA DE CUBA
17/09/2023 - EM COMPENSAÇÃO...
16/09/2023 - URNAS ELETRÔNICAS
16/09/2023 - DROGAS
16/09/2023 - ACABOU A FASE DO CAGANDO E ANDANDO Botafogo perde para o Galo, em Beagá, mas ainda segue líder
16/09/2023 - É DO BALACOBACO!!!
16/09/2023 -
16/09/2023 - Maconha Faz o L com foto de Lula é apreendida em SP
16/09/2023 - O INFELIZ XADREZ DE LULA
16/09/2023 - STF deveria proibir Lula sair do País
16/09/2023 - TAÍ O LADO BÃO!!!

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques