Vettel vence prova agitada na Coreia e põe mão na taça. Massa roda e é 9º 06/10/2013
- GLOBOESPORTE.COM
O tufão não passou. A chuva forte nem deu as caras. E com o tempo aberto, sem espaço para imprevistos na Coreia do Sul neste domingo, foi impossível superar Sebastian Vettel e sua RBR.
Com mais uma atuação impecável, o tricampeão conquistou mais uma vitória, a oitava no ano, quarta seguida. Restando cinco provas para o fim da temporada, o garoto prodígio está cada vez mais perto de se tornar o tetracampeão mais jovem da história da Fórmula 1, aos 26 anos.
Ele pode levar a taça já no próximo fim de semana, no Japão. Com 272 pontos, 77 a mais que o vice-líder Fernando Alonso, o alemão assegurará o título se vencer a corrida e o espanhol da Ferrari não chegar entre os oito primeiros.
PUBLICIDADE
De quebra, Vettel ainda anotou, pela segunda vez seguida, o chamado “Grand Chelem”, algo raro na categorias: pole, volta mais rápida e vitória liderando todas as voltas.
Foi seu quarto na carreira, igualando Aysrton Senna, Nigel Mansell e Jackie Stewart. O recordista é Jim Clark, com oito.
Voltando a este domingo: mesmo com mais um passeio de Vettel, a corrida em Yeongam não deixou de ser movimentada, com direito a pegas, batidas, entradas de safety car, fogo na outra RBR, a de Mark Webber, e uma cena inusitada: a entrada de uma picape de combate a incêndio bem na frente do pelotão.
A dupla da Lotus completou o pódio. Kimi Raikkonen, frio e consistente, como sempre, chegou em segundo após largar em nono, enquanto seu parceiro Romain Grosjean terminou logo atrás.
Quem teve um dia particularmente agitado foi Felipe Massa. O brasileiro, que começara em sexto, rodou na primeira volta e caiu para último.
Com uma boa corrida de recuperação, ainda arrancou dois pontinhos com o nono lugar, após um pega contra quatro rivais nos instantes finais. Seu companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, chegou em sexto, colado em Lewis Hamilton, da Mercedes.
Mas o carro de motor Ferrari mais bem colocado não foi o do espanhol, mas sim a Sauber, de Nico Hulkenberg. O badalado alemão, que concorre com Massa por uma vaga na Lotus, foi um dos destaques da prova, conquistando um expressivo quarto lugar depois de largar em sétimo.
A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, com o GP do Japão, válido pela 15ª etapa da temporada e que pode decidir o título. Os treinos no tradicionalíssimo circuito de Suzuka começa na quinta-feira, 22h (horário de Brasília), com exibição no SporTV.
Massa roda na primeira volta
Dos circuitos da F-1, Yeongam possui um dos mais curtos trechos entre a linha de largada e a primeira curva, dificultando a vida dos pilotos nos primeiros metros. Vettel manteve a ponta com autoridade, seguido por Hamilton, Grosjean, Rosberg e Alonso. Já Massa acabou sendo surpreendido por Gutiérrez e caiu para sétimo.
A terceira curva é uma espécie de “segunda largada”. Com uma grande desaceleração após a longa reta oposta, diversos pilotos ficaram lado a lado para dividir a freada. E a confusão foi inevitável.
Quem levou a pior foi Massa, que rodou sozinho e ficou atravessado na pista. Não atingido por pouco, o brasileiro caiu para último. Alonso deu uma escapada e perdeu a posição para Hulkenberg, enquanto Button danificou o bico no tumulto.
Grosjean foi esperto e tomou o segundo lugar de Hamilton. E quem mais lucrou na primeira volta foi Maldonado, que ganhou oito posições, subindo de 18º para décimo.