Brasil pode pegar Itália, Holanda ou Inglaterra já na estreia 17/10/2013
- Veja.com
A Copa do Mundo de 2014 poderá ser marcada por fortes emoções desde as primeiras partidas da fase de grupos - como um possível jogo de abertura entre Brasil e Itália, as duas seleções mais vitoriosas da história do torneio.
Na manhã desta quinta-feira, a Fifa divulgou uma nova atualização de seu ranking, que será usado para definir os cabeças-de-chave da competição. A lista conta com sete equipes já definidas na ponta dos grupos: Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica e Suíça, além do Brasil, que não está entre os oito melhores mas não perde o status de cabeça de sua chave porque é o país-sede.
Falta a definição de apenas um integrante do pelotão de elite: será o Uruguai, se o bicampeão mundial avançar na repescagem contra a Jordânia, ou a Holanda, se acontecer uma zebra histórica nesse duelo.
PUBLICIDADE
O mais provável, portanto, é que a Holanda, vice-campeã da última Copa, em 2010, se junte a Itália, Inglaterra, Portugal e Rússia no grupo das seleções fortíssimas que podem encarar o Brasil já na primeira fase - e talvez até na estreia, no Itaquerão, no dia 12 de junho de 2014.
O uso do ranking da Fifa como critério único para a distribuição dos times como cabeças-de-chave abre caminho para a formação de "grupos da morte" logo na fase inicial da competição, que acontece entre os dias 12 e 26 de junho.
Além da Itália e da Inglaterra, que deverão estar no segundo pote das bolinhas do sorteio, outra seleção que já foi campeã mundial também pode aparecer no grupo do Brasil: a França, que ocupa apenas a 21ª posição na lista deste mês, estará apenas no terceiro pote, no penúltimo escalão das seleções classificadas.
Antes disso, porém, a equipe precisa passar pela repescagem europeia, cujo sorteio acontece na segunda-feira.
Por causa de sua péssima colocação no ranking, os franceses - que foram os algozes dos brasileiros em nada menos que três das últimas sete Copas -, nem sequer decidirão a vaga em casa: Portugal, Grécia, Croácia e Ucrânia terão essa vantagem.
A lista desta quinta tem o Brasil em queda, do oitavo para o 11º lugar. A seleção venceu todos os amistosos disputados desde a última atualização do ranking, mas os amistosos contra seleções de pouca expressão contarm menos pontos que as partidas decisivas das Eliminatórias.