Produtor de MT tem que se cadastrar no Indea para importar benzoato 18/11/2013
- Vivian Lessa - G1-MT
O governo federal declarou estado de emergência fitossanitária em Mato Grosso em função dos ataques da lagarta Helicoverpa armigera nas áreas produtoras.
A portaria de número 1.130, assinada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, foi publicada nesta segunda (18) no Diário Oficial da União, sendo válida para todo o Estado.
"Com esta nova situação, o produtor precisa tomar algumas medidas, como solicitar a importação do produto", disse o coordenador de Defesa Vegetal do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Ronaldo Medeiros. Confira a entrevista completa abaixo.
PUBLICIDADE
O que informa o documento?
- O Indea redigiu uma nota técnica onde embasou as condições que a praga estava disseminada, no caso a Helicoverpa armigera. Solicitamos que o governo federal, através do Ministério da Agricultura, declarasse situação de emergência no estado.
Para quais municípios?
- Com a praga amplamente disseminada, o Indea solicitou para todo o estado de Mato Grosso.
Qual a importância desse reconhecimento de situação de emergência?
- A Helicoverpa é uma praga muito discutida e as moléculas já liberadas no país não fazem o controle eficiente. Com a situação de emergência,o produtor terá facilidade para importar agrotóxicos com o princípio ativo benzoato de emamectina.
A importação do produto precisa ter acompanhamento do Indea?
- O produto que vem para ser usado será específico para cada propriedade. O Indea terá que controlar a aplicação do produto. Encerrado a emergência fitossanitária, no prazo de um ano, é preciso fazer o controle das sobras. Ainda teremos que controlar a destinação correta das embalagens vazias.
Para a aplicação do produto será necessário o acompanhamento do Indea?
- Sendo o produto importado, o produtor deve requerer ao Indea a autorização para que os técnicos acompanhem a aplicação. Se houver disponibilidade, a aplicação será assistida pelos técnicos do Indea.
Qual é o papel do Indea?
- O Indea é responsável por emitir uma autorização, com base no histórico da praga naquele município, para que o produtor consiga solicitar ao Mapa a importação do produto. O produtor tem que solicitar por propriedade, por município.
Com o produto importado?
- Chegando o produto, o Indea irá fazer o controle da aplicação, juntamente com o responsável técnico das propriedades.
O que o produtor tem que fazer?
- O produtor deverá dirigir ao escritório do Indea, munidos das informações do produto que ele quer importar, com todas as informações técnicas como dosagem e quantidade. O produtor tem que verificar se a quantidade solicitada para área e cultura é adequada. Sera concedida a importação com a exclusividade para a cultura e área.