Neymar fratura vértebra e está fora da Copa do Mundo 05/07/2014
- Robson Morelli - O Estado de S.Paulo
Neymar está fora da Copa. O atacante teve fratura na terceira vértebra lombar, consequência de uma joelhada do lateral Zúñiga, da Colômbia, no fim do segundo tempo.
Neymar, de acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), precisará de até quatro semanas para se recuperar. Neymar deixou o Castelão medicado, com soro e analgésico para a dor. Chorava.
A extensão do drama do principal jogador do Brasil foi divulgada pelo médico Rodrigo Lasmar, após exame realizado no Hospital São Carlos, em Fortaleza, onde o atleta chegou por volta das 19h35.
PUBLICIDADE
"É uma fratura que evolui. Não tem condição de jogar na próxima semana. São poucas semanas para recuperação. Terceira vértebra lombar, no processo transverso, esse é o nome correto. Tempo de recuperação nós vamos ver depois. Primeiro passo é fazer o diagnóstico e vamos ver o que vai acontecer", explicou o médico ao SporTV.
Neymar demonstrou sentir muitas dores ao ser atingido por Zuñiga. Estava chorando quando foi atendido no gramado do Castelão pelo médico José Luiz Runco, que imediatamente pediu sua substituição.
Foi levado, ainda em prantos, para a clínica do estádio e depois para o hospital, onde uma multidão se formou na porta. Ele terá de usar um colete. Está imóvel.
O hospital demorou para liberar o jogador à espera desse colete para proteger a coluna. Neymar foi submetido a um exame de ressonância magnética. Todo o procedimento levou quase duas horas.
“Ele volta conosco (para Teresópolis), volta bem, só com uma cinta. Precisa de cinta lombar pra alívio da dor, vai precisar de algumas semanas para estar de volta", explicou Rodrigo Lasmar.
“Outros exames serão feitos, mas para a Copa não tem condições. Está muito abatido, triste, chateado, muito triste. Uma expectativa tão grande passando pra semifinal e ele, infelizmente, não vai poder."
Ao chegar ao Hospital São Carlos, na zona norte de Fortaleza, Neymar havia recebido medicação na veia para aliviar a dor, assim continuou.
Ao ter a confirmação da gravidade do caso, ficou bastante chocado. Não sorriu nem falou com ninguém. Ele permaneceu o tempo todo deitado. Chegou ao hospital com o rosto coberto. Foi imediatamente para a sala de imagem.
Do lado de fora do hospital, os torcedores cantavam seu nome. O momento mais emocionante foi quando o craque deixou o hospital, por volta das 21h10, na maca, de rosto coberto.
A ambulância parou na porta de trás do hospital, ao lado da Emergência. A polícia fez um cordão para impedir que os torcedores do bairro pudessem vê-lo.
O goleiro Julio César também ficou comovido com a notícia do fim da Copa para Neymar. A notícia mexeu com todos os jogadores e até o experiente jogador se mostrou abalado.
“Sabendo agora realmente que ele está fora, é uma tristeza enorme. A gente sabe quanto o Ney queria brilhar nessa Copa, o quanto ele se sente feliz levando alegria para o povo brasileiro. Fui pego de surpresa, a tristeza é enorme e é até difícil falar, porque é um garoto espetacular."
No entanto, Julio César tentou demonstrar algum otimismo e confortar a torcida. “Acho que o Neymar, se tivesse de mandar um recado para a gente, diria: ‘Galera, bola para a frente que eu quero estar lá no dia 13 com vocês’. Ele é um garoto espetacular, simples e que ensina muito para a gente todo dia. Mas não estou acreditando até agora que o Ney não vai jogar na terça-feira. Se eu pudesse, queria dar um abraço e um beijo nele agora", afirmou.
O técnico Luiz Felipe Scolari, antes de saber da extensão da contusão de Neymar, criticou a forma violenta que os adversários utilizam para tentar parar o craque, e também a complacência dos juízes.
"Todo mundo sabe que o Neymar vai ser caçado em campo. Há três jogos venho falando isso", reclamou. No entanto, ele acabou absolvendo Zuñiga pelo lance que tirou Neymar da Copa, apesar de considerar que o colombiano deveria pelo menos ter recebido cartão amarelo. “Até acho que ele não teve a intenção de machucar, e sim de terminar a jogada, pois era um rebote de escanteio."