Seguro, Schweinsteiger diz saber como ganhar um grande torneio 13/07/2014
- Mateus Silva Alves e Gonçalo Junior - O Estado de S. Paulo
A juventude é uma das marcas registradas da seleção alemã que decidirá o título mundial contra a Argentina, neste domingo, no Maracanã, assim como a falta de experiência em finais de Copa do Mundo. Dos 23 jogadores que representam a Alemanha no Brasil, apenas um, o veterano Miroslav Klose, sabe o que é jogar a final mais importante do futebol. Apesar disso, Bastian Schweinsteiger não acredita que isso será um problema na decisão.
O volante é um dos sete jogadores do Bayern de Munique que defendem a Alemanha na Copa e, como se sabe, o clube do sul do país ganhou todos os títulos possíveis nas últimas temporadas. Segundo Schweinsteiger, isso basta para que a seleção esteja preparada para decidir o Mundial.
"Temos muitos jogadores que já jogaram finais importantes, sabemos como lidar com essa situação", afirmou o jogador. "Miroslav já jogou a final da Copa e outros jogaram grandes decisões com seus clubes. Temos de nos concentrar só no trabalho. Quando o árbitro der início ao jogo, teremos de focar no essencial e manter distante todo o resto."
PUBLICIDADE
Nas últimas Copas do Mundo e Eurocopas, a Alemanha sempre chegou perto do título, mas não foi capaz de levantar a taça. Schweinsteiger está convencido de que desta vez será diferente.
"Conseguimos chegar a várias semifinais e finais e deixamos passar as oportunidades, mas a seleção agora está muito sólida. Estou com uma sensação boa. Se levarmos para o campo todas as nossas habilidades, acredito que vamos ganhar. Sei como se ganha um grande torneio e estou confiante."
"É o jogo mais importante de nossas vidas', diz Messi
Lionel Messi vai realizar neste domingo, contra a Alemanha, a partida mais importante de sua carreira com a camisa da Argentina. Foi o próprio camisa dez que fez esta avaliação em uma mensagem emocionada que publicou neste sábado em sua conta pessoal do Facebook.
Messi também ressaltou a importância do trabalho em equipe para que a Argentina chegasse à final da Copa, algo que não acontecia há 24 anos. "Amanhã, jogaremos a partida mais importante de nossas vidas com esta camiseta. Meus sonhos e minhas ilusões estão sendo cumpridos graças ao trabalho e o sacrifício de um grupo que acreditou que era possível desde o primeiro dia", escreveu Messi, que também postou uma foto sorridente e confiante com a camisa da seleção argentina.
O capitão da seleção também reconheceu a importância dos milhares de torcedores que acompanham a equipe em todos os jogos. "É a nossa gente, os argentinos, que nos trouxeram até aqui. Mas o sonho ainda não acabou", continuou o craque. "Amanhã, queremos ganhar e estamos preparados para isso. Vamos Argentina!, finalizou.
A mensagem está inserida em contexto de aproximação de Messi com os torcedores e fãs pelas redes sociais. Desde o início da Copa, ele postou mensagens com fotos de eventos de confraternização no CT do Galo e até jogos de baralho. Depois da vitória contra a Holanda, por exemplo, ainda na sala do exame antidoping, para o qual havia sido sorteado, usou as redes sociais para lamentar o fato de não poder participar da festa pela classificação no vestiário. "Falta um passo", escreveu na final da mensagem.