No norte de MT, sojicultores estão preocupados com a próxima safra 24/08/2014
- G1-MT
A expectativa de uma boa safra de soja americana, acima de 100 milhões de toneladas, e o alto custo dos insumos tem preocupado os produtores do norte de Mato Grosso.
Em agosto do ano passado, 31% da safra de soja já estava vendida, mas neste ano, somente 8% da expectativa de produção do grão foi comercializada, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
A baixa comercialização é uma resposta do setor ao mercado, diz o diretor executivo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Marcelo Duarte Monteiro.
PUBLICIDADE
“Significa o seguinte sinal, não estou satisfeito com o preço que estão me oferecendo, então é o simples sinal que oferta e demanda não se encontraram ainda.”
O agricultor Márcio Giroleite reservou 1,5 mil hectares para a soja em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, nas duas últimas safras.
No entanto, para o próximo plantio, está preocupado com os indicadores de mercado, que mostram preço da saca em baixa e custos de produção em alta.
“Para a próxima safra, o mercado aponta hoje para 18 dólares, algo em torno de 45 a 43 reais. Hoje o câmbio que está tem uma diferença muito grande e provavelmente uma dificuldade grande do produtor pagar suas contas”, afirma.
Segundo ele, o Imea indica que, para fechar a conta, a saca teria que ser comercializada a no mínimo US$ 20.
A oferta abundante do grão no mercado esfria os negócios futuros, como explica esse outro produtor, que cultiva soja em uma área de 6 mil hectares no mesmo município.
“O tomador não toma preço porque ele não precisa comprar antecipadamente, porque ele sabe que vai ter oferta do produto. Ele retém as compras e nós retemos nossas vendas, então um vai freando o outro”, diz Gilberto Peruzi.
Mesmo com o cenário pouco favorável, a área destinada ao plantio de soja no estado não deve diminuir na safra 2014/15.
“É complicado diminuir área, porque para você fazer um planejamento de plantar tem que estruturá-la com máquina, insumos, implementos, funcionários, um planejamento de cinco anos. Você não consegue desmontar essa máquina, pura e simplesmente por um momento de incertezas nos preços”, ressalta Peruzi.
A tendência para o mercado de soja é um dos temas tratados durante as palestras do Circuito Aprosoja 2014, cuja programação se inicia novamente a partir de setembro.
O evento é realizado pela Aprosoja-MT e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e ao todo serão visitados 22 municípios produtores entre os meses de agosto e setembro.
Confira a programação dos próximos municípios:
01/set - Campos de Júlio, Sindicato Rural
02/set - Sapezal, CTG Chama da Tradição
03/set - Campo Novo do Parecis, Salão Mult Festa
04/set - Tangará da Serra, CTG Aliança da Serra
05/set - Diamantino, Vila do Parecis
08/set - Alto Taquari, Sindicato Rural
09/set - Alto Garças, CTG Tropeiros da Saudade
10/set - Rondonópolis, Centro de Eventos Millenium
11/set - Primavera do Leste, Salão Petrus
12/set - Campo Verde, Esporte Clube Juventude.