capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.740.195 pageviews  

Guia Oficial do Puxa-Saco Pra quem adora release...

DIA A DIA

Caixa-preta aponta que AirBus desacelerou. Colisão foi a 175 km/h
24/07/2007 - Denyse Godoy - Folha de S.Paulo

O Airbus-A320 da TAM que sofreu um acidente na última terça (17), em São Paulo, bateu e explodiu no prédio da TAM Express estava a 175 km/h. Quando pousou, estava na velocidade padrão para o procedimento, entre 240 km/h e 222 km/h. Essa informação faz parte dos primeiros dados retirados da caixa-preta pela NTSB (National Transportation Safety Board), em Washington, EUA.

Cerca de 200 morreram na tragédia, entre passageiros e pessoas em solo, no pior desastre da aviação brasileira.

A informação foi repassada nesta terça-feira a repórteres pelos deputados Marco Maia (PT-RS) e Efraim Filho (DEM-PB), que acompanham os trabalhos da NTSB. Diferentemente de ontem, os parlamentares evitaram comentar o significado desse dado perante a investigação -- se ele indicaria que o piloto tentou frear a aeronave em vez de arremeter, por exemplo.


PUBLICIDADE


Ontem pela manhã, Efraim chegou a afirmar por telefone a rádios e sites brasileiros que as primeiras análises da caixa-preta mostravam que o piloto do Airbus não tinha tentado arremeter. Entretanto, posteriormente, ele recuou.

Tanto a caixa-preta que grava as conversas no interior da cabine da aeronave quanto a que contém dados do vôo -- como altitude e duração -- estavam em perfeitas condições.

Finda a fase de extração das informações -- não todas, mas as que interessam --, os técnicos da NTSB passarão à padronização e à sincronização dos dados dos dois equipamentos. No Brasil, deve ser montada, a partir dessas informações, a reconstituição do acidente, que também causou um incêndio de grandes proporções..

O relatório final da NTSB pode levar mais de um ano para ficar pronto.

Congonhas

Nesta terça-feira, o aeroporto de Congonhas enfrenta problemas devido ao mau tempo. O terminal fechou para pousos por quase três horas no começo da manhã, fechou mais uma vez às 11h05, chegou a reabrir às 14h, mas fechou às 15h22. Como os aviões não chegam, as decolagens também estão praticamente paralisadas.

Das 6h às 14h, das 143 partidas programadas, 73 foram canceladas -- o equivalente a mais de 51%. O número inclui parte das 68 decolagens que a TAM, sozinha, cancelou.

O caos em Congonhas afeta todos os grandes aeroportos do país.

Anac proíbe venda de passagens no Aeroporto de Congonhas*

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou nesta terça-feira, 24, a suspensão total da venda de passagens com vôos partindo de Congonhas e informou que essa proibição temporária poderá se estender a outros aeroportos ¨se houver necessidade¨.

A crise é tão séria que o governo chegou a oferecer aviões da FAB para ajudar as companhias a fazer transporte de emergência dos passageiros e a desafogar os aeroportos - as empresas não aceitaram a ajuda.

Em outra decisão, a Anac determinou que os vôos a partir de Congonhas terão duração máxima de duas horas. Esse limite é para obrigar as companhias a usar Congonhas com menos carga, menos passageiros e menos combustível - isto é, com menos peso para as pistas do aeroporto. Isso significa que os vôos a partir de Congonhas alcançarão cidades distantes de São Paulo até 1.800 quilômetros.

A princípio, a suspensão da venda de passagens para Congonhas irá durar de 24 a 48 horas, período que o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, espera que seja suficiente para controlar o caos no aeroporto de Congonhas, com as companhias atendendo aos passageiros que têm bilhetes em mãos e que não conseguiram embarcar.

Na semana que vem devem entrar em vigor algumas das novas rotas aéreas, visando desafogar Congonhas. Mas a completa reestrutuação da malha só deverá ser implantada em 60 dias, prazo dado pelo Conselho de Aviação civil para as empresas se adaptarem às novas regras.

¨Esperamos no final da tarde de amanhã (quarta-feira) estarmos vivendo um outro momento¨, desabafou Zuanazzi, ao informar que se reunirá com as empresas para discutir a reordenação das rotas, na quinta e sexta-feira.

Zuanazzi explicou que a suspensão de venda de passagens não é inédita e já foi tomada no Natal do ano passado, quando houve outro grave problema nos aeroportos do País. Naquela época o principal problema foi overbooking e excesso de vôos charters. Ele anunciou um total de seis medidas para conter o caos nos aeroportos do País.

Aumento das passagens

Na entrevista, Zuanazzi admitiu que as passagens poderão mesmo aumentar de preço por causa da proibição de conexões e escalas em Congonhas. ¨Se tem pressão de demanda e falta de oferta, é natural que isso ocorra (aumento do preço)¨, disse ele, ao salientar que o preço das passagens está liberado. Mas avisou que a Anac ¨estará com lupa para ver se as empresas não vão carregar nas tintas¨.

Ainda nesta terça-feira, segundo o presidente da Anac, funcionários da agência voltaram a se instalar nas centrais de reservas das empresas aéreas para monitorar a forma como está sendo realizado o atendimento aos passageiros, a venda de passagens e o comprometimento da malha. ¨A preferência de atendimento é para os usuários com bilhetes a partir de Congonhas¨, avisou Zuanazzi.

Alternativas

Milton Zuanazzi informou que o aeroporto de São José dos Campos também poderá passar a receber os aos passageiros que terão de deixar de voar a partir de Congonhas, dentro de 60 dias. Também são alternativas Guarulhos e Viracopos, (que precisa ampliar capacidade para atender passageiros, já que hoje atende principalmente cargas). Como alternativa de distribuição de vôos, além desses dois aeroportos, estão incluídos, Confins em Belo Horizonte, e Brasília.

Outra medida anunciada por Zuanazzi é a responsabilidade de repasse de informações seguras aos passageiros sobre seus vôos será, agora, das companhias aéreas, em locais que não sejam os balcões de check in das empresas.

Segundo ele, a Infraero terá de disponibilizar este espaço nos aeroportos para as empresas se instalarem. A decisão informa que !as companhias aéreas terão de disponibilizar pessoal em número suficiente para informar os usuários a respeito de transferências e ou remanejamento de võos para outros aeroportos, cancelamentos e atrasos, utilizando para isso seus respectivos sites, centrais de atendimento telefônico, painéis multimídias nos aeroportos e veículos de comunicação de massa.

Para que as informações aos passageiros não sejam desencontradas, elas será repassadas a partir do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), órgão da aeronáutica, localizado no Rio de Janeiro, onde têm assentos também as companhias aéreas, a Infraero e a Anac.

A sexta regra anunciada por Zuanazzi, no início da noite desta terça foi a proibição, a partir deste final de semana de todas as operações de vôos fretados no aeroporto de Congonhas. Anac informa ainda que os vôos já autorizados serão transferidos para outros aeroportos como Guarulhos e Viracopos. As proibição durante a semana já estavam em vigor em Congonhas e agora se estendem também aos finais de semana.

Milton Zunazzi acredita que num prazo curto de tempo, que não previu de quantos dias, a situação de normalidade nos aeroportos se restabelecerá. Ele atribuiu os problemas que os passageiros enfrentam há dez meses, desde o acidente com o Boeing da Gol a três fatores: primeiro um movimento reivindicatório dos controladores de vôo, segundo, ao esgotamento dos aeroportos de São Paulo, principalmente Congonhas e terceiro à liberdade de concorrência entre as empresas, que reduziu o preço das passagens e elevou a procura pelos vôos.

...

*Estadão Online

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
30/11/2023 - Cuiabá aproveita expulsão de Martinelli e vence o Fluminense na Arena Pantanal
24/09/2023 - São Paulo 1x1 Flamengo
22/09/2023 - NÃO QUER ENTREGAR SEU DINHEIRO AO SINDICATO? LULA E O STF FARÃO VC PAGAR À FORÇA
22/09/2023 - FOME ZERO-BALA!
21/09/2023 - SIM, PASSARINHOS! &NÃO PASSARÃO!!!
18/09/2023 - JUSTÍSSIMA HOMENAGEM
18/09/2023 - APARECEU O ANTIAGRO!!!
18/09/2023 - PEGADAS VERDES
18/09/2023 - JANJECA-OSTENTAÇÃO
17/09/2023 - AGINDO COMO A JUSTIÇA DE CUBA
17/09/2023 - EM COMPENSAÇÃO...
16/09/2023 - URNAS ELETRÔNICAS
16/09/2023 - DROGAS
16/09/2023 - ACABOU A FASE DO CAGANDO E ANDANDO Botafogo perde para o Galo, em Beagá, mas ainda segue líder
16/09/2023 - É DO BALACOBACO!!!
16/09/2023 -
16/09/2023 - Maconha Faz o L com foto de Lula é apreendida em SP
16/09/2023 - O INFELIZ XADREZ DE LULA
16/09/2023 - STF deveria proibir Lula sair do País
16/09/2023 - TAÍ O LADO BÃO!!!

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques