capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.942.295 pageviews  

De Última! Só lendo para acreditar

DIA A DIA

Clima, logística e segurança são preocupações dos produtores de MT
07/11/2014 - G1-MT

A falta de chuvas no início do plantio, a redução na área de safrinha de milho e a insegurança no campo foram as principais preocupações apontadas pelos produtores de soja de Mato Grosso questionados pelas equipes do Circuito Tecnológico – Etapa Soja.

Durante as duas semanas em que ocorreram as visitas, de 20 a 31 de outubro, os técnicos aplicaram questionários, levantaram demandas do setor e recolheram amostras de sementes e fertilizantes para fazer um raio-x da safra de soja no estado.

Os estágios de plantio estavam bastante diversificados em todo Mato Grosso.


PUBLICIDADE


Enquanto a maioria das equipes encontrou produtores preocupados com a falta de chuva e até sem plantar nas primeiras semanas de outubro, outros técnicos viram propriedades com a lavoura já adiantada.

“Ainda tem janela para o plantio de soja, mas pode complicar a safra de milho”, avalia a supervisora de projetos da região Norte, Susiane Azevedo.

A expectativa dos produtores ouvidos durante o Circuito é de diminuição na área de milho.

“As condições climáticas e os preços fazem com que os produtores estejam apreensivos neste momento”, conta Eliandro Zaffari, supervisor de projetos da região Sul.

Porém, ainda é cedo para afirmar qual será esta redução, segundo Ângelo Ozelame, gestor de Análise de Mercado do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que também participou da expedição.

Insegurança

Os relatos de furtos e assaltos em fazendas foram intensificados durante as visitas às propriedades rurais.

Os produtores estão preocupados com a segurança pública e aprovaram parceria da Aprosoja-MT com a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Polícia Civil.

“As pessoas realmente aplaudiram a iniciativa e se interessaram em ajudar a divulgar os contatos da polícia para tentar acabar com estes crimes”, diz Cristiane Sassagima, supervisora de projetos da região Oeste.

Logística

A logística sempre é tema de discussão entre os produtores rurais e não foi diferente durante as entrevistas que ocorreram durante as visitas.

Os técnicos viram situações bem diferentes em cada região de Mato Grosso: estradas sendo asfaltadas e outras com muitas dificuldades de trafegabilidade.

“Na região Leste vimos trabalho sendo feito nas rodovias, isso é importante para o escoamento da safra”, diz Letícia Laabs, supervisora de projetos da região Leste.

Na BR-163, as mudanças são rápidas com o trabalho da concessionária Rota do Oeste.

“Há um trabalho ágil na rodovia na região Sul. Na região entre Posto Gil e Lucas do Rio Verde também vimos melhorias com sinalização horizontal e vertical”, conta Susiane Azevedo.

Todas as equipes relataram a mesma impressão: o produtor rural está ávido por informação de qualidade para melhorar o seu negócio.

A expedição foi fundamental para apresentar a Aprosoja-MT, o Imea e o Senar-MT para os agricultores e colocar as entidades à disposição do seu público.

“Percebemos que algumas regiões estão bem cobertas, mas outras precisam de mais atenção. Levar informação para o Xingu não tem preço”, diz Eduardo Silveira, analista de projetos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), realizador do Circuito Tecnológico – Etapa Soja.

“Ainda temos melhorias a fazer, especialmente em relação aos questionários, mas em linhas gerais o evento foi um sucesso”, afirma Eduardo Vaz, analista de projetos da Aprosoja-MT.

O Circuito Tecnológico – Etapa Soja é uma realização da Aprosoja-MT e do Senar-MT, com patrocínio de Basf, Bayer CropScience, Aprosmat, Sicredi, Chevrolet e Case.


  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
30/11/2023 - Cuiabá aproveita expulsão de Martinelli e vence o Fluminense na Arena Pantanal
24/09/2023 - São Paulo 1x1 Flamengo
22/09/2023 - NÃO QUER ENTREGAR SEU DINHEIRO AO SINDICATO? LULA E O STF FARÃO VC PAGAR À FORÇA
22/09/2023 - FOME ZERO-BALA!
21/09/2023 - SIM, PASSARINHOS! &NÃO PASSARÃO!!!
18/09/2023 - JUSTÍSSIMA HOMENAGEM
18/09/2023 - APARECEU O ANTIAGRO!!!
18/09/2023 - PEGADAS VERDES
18/09/2023 - JANJECA-OSTENTAÇÃO
17/09/2023 - AGINDO COMO A JUSTIÇA DE CUBA
17/09/2023 - EM COMPENSAÇÃO...
16/09/2023 - URNAS ELETRÔNICAS
16/09/2023 - DROGAS
16/09/2023 - ACABOU A FASE DO CAGANDO E ANDANDO Botafogo perde para o Galo, em Beagá, mas ainda segue líder
16/09/2023 - É DO BALACOBACO!!!
16/09/2023 -
16/09/2023 - Maconha Faz o L com foto de Lula é apreendida em SP
16/09/2023 - O INFELIZ XADREZ DE LULA
16/09/2023 - STF deveria proibir Lula sair do País
16/09/2023 - TAÍ O LADO BÃO!!!

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques