Detalhes que se repetem há 41 anos no especial de Roberto Carlos na TV 24/12/2014
- Veja.com
Nos últimos 41 anos, o fim de ano vem acompanhado pela exibição do especial de Roberto Carlos na TV -- a exceção foi o ano de 1999, em que a transmissão foi suspensa devido à morte de Maria Rita, então mulher do cantor.
Ao longo desse período, poucas características do programa mudaram. Na versão deste ano, que vai ao ar na noite desta terça-feira, os detalhes vão se repetir... é o caso do bordão "São tantas emoções..." e o penteado de gosto duvidoso, cultivado há décadas.
Confira a seguir outros exemplos da "fórmula Roberto Carlos de celebração de fim de ano".
PUBLICIDADE
Clichê de si mesmo
Penteado
O cabelo de Roberto Carlos perdeu volume, mas o estilo é o mesmo: comprido atrás, volumoso na frente. Nos anos 1970 e 1980, ele assumia os fios cacheados. A partir dos anos 2000, com o advento da chapinha, apareceu com os cabelos mais comportados.
Clipes
Alguns sucessos ganham clipes exclusivos para o especial de fim de ano, como o vídeo de Jesus Cristo, exibido no show de 1990, que sobrepôs imagens de Roberto cantando e uma sequência aérea do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ).
Terno claro
O figurino escolhido para os especiais de fim de ano são a expressão mais visível de uma das manias de Roberto Carlos. Supersticioso, o cantor não usa peças de roupas de cores escuras. Por isso, sobe ao palco apenas com ternos de cores claras, de preferência branco ou azul. A regata por baixo, deixando aparente os pelos do peito, é outra marca registrada, assim como as pulseiras e as medalhas religiosas.
Clima intimista
A presença de uma série de convidados nos especiais de Roberto Carlos é um refresco para a onipresença do cantor durante mais de uma hora e meia de atração. Alguns são escolhidos para fazer duetos com Roberto, sempre sentados em banquinhos para dar um clima intimista.
Destaques da TV
Atores que interpretaram personagens de sucesso na TV ao longo do ano são premiados com uma participação no especial de fim de ano de Roberto Carlos. Algumas são inesquecíveis como a exibida em 1985, quando Regina Duarte cantou com ele deitada em cima de um piano. Foi neste ano que ela se consagrou como viúva Porcina na novela Roque Santeiro.
Canções natalinas
Nem sempre o especial de Roberto Carlos foi exibido às vésperas do Natal, algumas edições foram ao ar perto do Ano Novo. Mas a interpretação de canções natalinas são frequentes, assim como as religiosas.
Rosas colombianas
Nada é mais emblemático do romantismo de Roberto Carlos do que seu hábito de distribuir rosas colombianas às fãs na primeira fila de seus shows. A gentileza sempre segue o mesmo protocolo: é feita no fim do show, enquanto ele canta o refrão de Jesus Cristo.