capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.935.179 pageviews  

O Outro Lado Porque tudo tem dois, menos a esfera.

DIA A DIA

Pequeno, mas equipado
28/03/2015 - Mauro Zafalon - Folha de S.Paulo

A era da enxada já era. Ou pelo menos já foi o tempo em que esse era o instrumento básico para a agricultura, principalmente a familiar.

"Sem tecnologia, não há rendimento, e, sem rendimento, não há como se manter atuante na agricultura."

A afirmação é de Braz Albertini, presidente da Fetaesp (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo).


PUBLICIDADE


Albertini diz que a agricultura não tem tamanho e que a tecnologia tem de estar a serviço de todos. "Já se foi o tempo da enxada", diz ele.

De olho nesse segmento, responsável pela maior parte dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores, as indústrias de máquinas começam a levar tecnologia de ponta a esses produtores.

Um privilégio antes dos grandes produtores -e acoplados em tratores de maior potência-, GPS, piloto automático e cabines começam a fazer parte do maquinário utilizado na agricultura familiar.

As indústrias do setor apontam que a união das novas tecnologias às máquinas dos pequenos é uma tendência daqui para a frente.

A New Holland começou a comercializar, neste mês, um trator que sai da fábrica com esses acessórios e que entrou dentro do programa de financiamento do "Mais Alimentos" do governo federal.

"A empresa percebeu que a nova geração de pequenos produtores tem grande interesse pela agricultura de precisão", diz Rudimar Rigo, gerente da New Holland.

Uma das vantagens para os pequenos produtores é que podem adquirir esse novo equipamento com taxa de juros de 2% ao ano, com carência de até três anos e prazo de pagamento de dez.

Com valor de R$ 121 mil, esse trator está dentro do teto máximo de R$ 150 mil de financiamento do programa.

A agricultura de precisão dá ao produtor um conhecimento melhor de sua propriedade e eleva a produtividade. As novas tecnologias permitem que se faça um mapa do solo e indicam a necessidade de nutrientes no terreno.

É possível ainda uma definição da quantidade e da profundidade das sementes a serem semeadas. O resultado é uma produtividade maior.

O controle exato das aplicações de fertilizantes, fungicidas, herbicidas e inseticidas também reduz custos.

A aplicação de tecnologia se torna indispensável hoje não só para elevar a produtividade mas para manter a uniformidade e a qualidade dos produtos, diz Abertini.

"Estamos longe de um padrão definido do produto oferecido ao consumidor, como ocorre nos EUA e na Europa, mas precisamos chegar lá."

A agricultura, inclusive a familiar, torna-se uma atividade cada vez mais difícil. "Só vai sobreviver quem tiver acesso à tecnologia", diz.

Um dos pontos importantes da utilização da tecnologia na agricultura familiar é que ela vai garantir a permanência dos jovens no campo.

Mas, para que isso ocorra, é necessário uma organização da produção e da comercialização. E essa organização tem de ter participação efetiva dos governos municipal, estadual e federal, além de cooperativas, segundo Albertini.

Para ele, a produção da agricultura familiar tem de chegar aos supermercados e, para isso, é necessário escala. Essa organização pode ser feita pelas cooperativas.

Rigo, da New Holland, diz que a opção da empresa pela colocação da tecnologia de precisão à disposição da agricultura familiar é porque "os filhos desses produtores passam a cuidar dos negócios da família e têm consciência da importância da tecnologia".


  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
30/11/2023 - Cuiabá aproveita expulsão de Martinelli e vence o Fluminense na Arena Pantanal
24/09/2023 - São Paulo 1x1 Flamengo
22/09/2023 - NÃO QUER ENTREGAR SEU DINHEIRO AO SINDICATO? LULA E O STF FARÃO VC PAGAR À FORÇA
22/09/2023 - FOME ZERO-BALA!
21/09/2023 - SIM, PASSARINHOS! &NÃO PASSARÃO!!!
18/09/2023 - JUSTÍSSIMA HOMENAGEM
18/09/2023 - APARECEU O ANTIAGRO!!!
18/09/2023 - PEGADAS VERDES
18/09/2023 - JANJECA-OSTENTAÇÃO
17/09/2023 - AGINDO COMO A JUSTIÇA DE CUBA
17/09/2023 - EM COMPENSAÇÃO...
16/09/2023 - URNAS ELETRÔNICAS
16/09/2023 - DROGAS
16/09/2023 - ACABOU A FASE DO CAGANDO E ANDANDO Botafogo perde para o Galo, em Beagá, mas ainda segue líder
16/09/2023 - É DO BALACOBACO!!!
16/09/2023 -
16/09/2023 - Maconha Faz o L com foto de Lula é apreendida em SP
16/09/2023 - O INFELIZ XADREZ DE LULA
16/09/2023 - STF deveria proibir Lula sair do País
16/09/2023 - TAÍ O LADO BÃO!!!

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques