R10 tem teste de fogo contra Corinthians e Flamengo 01/09/2015
- João da Mata* - GloboEsporte.com
As vaias durante a substituição na derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG, no último domingo, serviram como um aviso para Ronaldinho Gaúcho.
Um aviso de que a empolgação demonstrada pela torcida à sua contratação, no meio de julho, só vai se sustentar à medida que suas atuações em campo corresponderem.
R10 tomou conhecimento do incômodo gerado e fez questão de admitir que seu rendimento tem sido bem abaixo do que é esperado dele em campo.
PUBLICIDADE
As duas próximas rodadas do Fluminense no Campeonato Brasileiro, contra Corinthians, amanhã em São Paulo, e Flamengo, domingo, no Maracanã, serão provas de fogo para o craque.
Os números do meio-campo, porém, não vêm agradando.
Até agora, foram seis partidas, nas quais não fez gol nem deu assistência.
No Campeonato Brasileiro, errou 35 passes em cinco jogos -- a outra partida foi válida pela Copa do Brasil, contra o Paysandu, na ida das oitavas de final.
No time, lidera o quesito de média de passes errados: sete por confronto.
Os números não desanimam o camisa 10.
Ele acredita que a paciência pode ser devolvida à torcida de forma repentina. Vai que...
Ronaldinho Gaúcho é o dono da maior média de passes errados por jogo no Flu: sete.
Wellington Silva vem em segundo, com 4,82, e Cícero é o terceiro jogador, com 3,8
- Vai que eu faço dois gols. É difícil falar o que pode acontecer. Vai que na próxima quarta-feira acaba saindo tudo bem. É normal a torcida criticar. O jogador tem que entender, assimilar e procurar fazer o melhor para mudar isso - disse Ronaldinho, que garantiu estar empenhado para a função.
Dentro do Fluminense, Ronaldinho tem espaço e aparente tranquilidade para trabalhar.
Enderson Moreira sai em defesa do craque quando tem oportunidade.
O treinador acredita que a falta de uma pré-temporada adequada aliada ao tempo sem jogar desde que saiu do Querétaro, do México, vêm prejudicando sua forma.
Por isso, deu ao jogador uma semana para aprimorar a condição física, deixando-o fora dos jogos contra Joinville e Paysandu.
O retorno, no último domingo, não foi dos melhores.
Ronaldinho foi substituído por Magno Alves sob vaias, aos 22 minutos do segundo tempo.
Antes, errou passes considerados fáceis para um jogador do nível técnico de R10.
Após a derrota para o Galo, Enderson novamente pediu paciência para a situação do meia.
O resultado fez o Tricolor sair do G-4 e cair para a sétima colocação, prestes a encarar o líder do campeonato Corinthians, em São Paulo.
Nas últimas quatro vezes em que enfrentou a equipe do Parque São Jorge no Brasileirão, duas pelo Flamengo, em 2011, e duas pelo Galo, em 2012, não venceu. Foram dois empates e duas derrotas.
Se o resultado contra o Corinthians for negativo, o Fluminense pode enfrentar o Flamengo, domingo, com chances de ser ultrapassado pelo rival.
Mas Ronaldinho ainda não tem isso em vista.
- Estou vivendo jogo a jogo. Só quero estar 100% para ajudar o Fluminense - afirmou.
POUCOS LANCES INSPIRADOS
Se dos pés de Ronaldinho ainda não saíram gols nem assistências para o Fluminense, alguns momentos durante essas seis partidas em que atuou podem ser citados como lampejos do camisa 10.
- Em sua estreia, diante do Grêmio, Ronaldinho participou do lance do gol da vitória por 1 a 0, marcado por Marcos Junior.
- Contra o Avaí, em que o Flu perdeu por 1 a 0, o camisa 10 fez duas cobranças de falta perigosas, mas ainda sem balançar as redes.
- Na derrota por 1 a 0 para o Internacional, em noite de atuação fraca geral, chamou a atenção o drible entre as pernas de R10 no adversário.
- No jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Paysandu, passe de sua especialidade para Fred: de peito, que nem no futevôlei.
Com 33 pontos, o Fluminense ocupa a sétima colocação no Brasileirão, vindo de quatro derrotas nos últimos cinco jogos na competição.
O time está a apenas um ponto do Palmeiras, primeiro do G4, e precisa de bons resultados nas próximas partidas para voltar a zona de classificação da Libertadores.
Pela Copa do Brasil, o clube só volta a atuar ao fim de setembro, contra o Grêmio, no Maracanã.