Após tensão, FIA confirma Kimi Raikkonen como campeão da F-1 21/10/2007
- Folha Online
Depois de muita tensão em Interlagos, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) enfim confirmou o título mundial de Kimi Raikkonen, da Ferrari, conquistado neste domingo, no GP Brasil de F-1. A informação é do blog de Fábio Seixas.
Após a corrida, que terminou com a vitória do finlandês e uma combinação de resultados que lhe rendeu um surpreendente título, comissários da prova constataram uma irregularidade no combustível de BMW e Williams.
Se houvesse punição a Nico Rosberg (quarto colocado na corrida em São Paulo), Robert Kubica (quinto) e Nick Heidfeld (sexto), o inglês Lewis Hamilton, que terminou em sétimo, poderia subir três posições.
PUBLICIDADE
Desta forma, com a quarta colocação, Hamilton terminaria o Mundial com 112 pontos, dois à frente de Raikkonen, e seria campeão mundial.
Após uma conversa com representantes das escuderias que infringiram a regra, no entanto, a FIA decidiu não punir os pilotos e todos os resultados foram mantidos.
As duas escuderias estavam usando gasolina com temperaturas mais baixas que as permitidas pelo regulamento, o que pode ter ajudado no desempenho dos carros.
Azarão
Terceiro colocado antes do GP Brasil, com sete pontos de desvantagem para Lewis Hamilton e três atrás do espanhol Fernando Alonso, também da McLaren, Raikkonen conseguiu algo que parecia improvável neste domingo, principalmente pela regularidade da escuderia inglesa ao longo da temporada.
O ¨milagre¨ começou a acontecer quando Hamilton, que largou em segundo, atrás do brasileiro Felipe Massa (Ferrari), errou e caiu para oitavo logo no início. Massa manteve a liderança, e Raikkonen pulou para segundo, com Alonso em terceiro -- posições que naquele momento dariam o título ao espanhol.
Na oitava volta, Hamilton teve problemas com sua McLaren, ficou lento na pista e acabou caindo para a 18ª colocação.
A corrida e o campeonato mudaram de mãos na volta de número 50, quando Massa foi para seu segundo pit stop e permitiu que Raikkonen assumisse a liderança.
Com Alonso muito distante na terceira posição, sem condições de atacar Massa, Raikkonen só precisava que Hamilton não chegasse em quinto lugar. Apesar de o inglês ter conseguido boa recuperação, terminou na sétima posição e permitiu o título do finlandês, que acabou com 110 pontos, contra 109 de Alonso e de Hamilton.
Posições finais do GP Brasil:
1. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
2. Felipe Massa (BRA/Ferrari)
3. Fernando Alonso (ESP/McLaren-Mercedes)
4. Nico Rosberg (ALE/Williams-Toyota)
5. Robert Kubica (POL/BMW-Sauber)
6. Nick Heidfeld (ALE/BMW-Sauber)
7. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes)
8. Jarno Trulli (ITA/Toyota)
9. David Coulthard (ESC/Red Bull)
10. Kazuki Nakajima (JAP/Williams-Toyota)
11. Ralf Schumacher (ALE/Toyota)
12. Takuma Sato (JAP/Super Aguri)
13. Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso)
14. Anthony Davidson (ING/Super Aguri)
Não terminaram:
Adrian Sutil (ALE/Spyker)
Rubens Barrichello (BRA/Honda)
Heikki Kovalainen (FIN/Renault)
Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso)
Jenson Button (ING/Honda)
Mark Webber (AUS/Red Bull)
Sakon Yamamoto (JAP/Spyker)
Giancarlo Fisichella (ITA/Renault)