Após marcar quatro gols, Grêmio mira volta da eficiência para Libertadores 01/03/2016
- Eduardo Moura - GloboEsporte.com
A partida contra o Glória marcou o retorno das vitórias ao Grêmio. Mas também evidenciou uma preocupação para os gremistas, exemplificada na entrevista de Roger: por que o Grêmio não consegue matar os jogos em 2016?
Uma dúvida que surge após a enxurrada de chances perdidas e uma vitória definida apenas nos acréscimos, ainda que por 4 a 2, e que tinha roteiro semelhante à derrota para o São José: desperdício e efetividade do outro lado.
Em vias de enfrentar o segundo jogo na Libertadores, amanhã, contra a LDU, o Grêmio busca retomar a eficiência no ataque. Essa discussão também ocorreu durante o Brasileirão de 2015, quando os treinos de finalização foram intensificados. Atualmente, o Tricolor tem 18 gols em 11 jogos, contando o amistoso com o Danubio, na Arena.
PUBLICIDADE
E cria muito até marcar. Na partida contra o Glória, foram 22 finalizações e 14 corretas. Destas, quatro gols marcados.
O grande ponto colocado por Roger foi a demora para que o Grêmio conseguisse ampliar – ou mesmo abrir – o placar.
Foram pelo menos três chances claras de gol antes do Glória surpreender, após erro de Maicon. Luan, na pequena área, Fred, que acertou o travessão, e Giuliano, em arremate na área, não conseguiram o gol.
– Faz parte do jogo você ser atacado pelo adversário. O que tem é, nessas inúmeras oportunidades, definir o jogo. Define. Definimos o jogo com 45 do segundo tempo. Enquanto está a vantagem de um gol, o adversário se sente na partida, pode acontecer um revés - relatou Roger.
Os jogadores vão na mesma linha de Roger. Apesar dos quatro gols na vitória, todos admitiram que o time não podem perder tantos gols na sequência que se inicia nesta semana. Serão jogos contra LDU, Inter e San Lorenzo em série. Erros como os que ocorreram no sábado podem acabar dificultando a caminhada na Libertadores.
– A gente costuma conversar entre nós, às vezes a bola não quer entrar. A gente chuta e a bola não entra. O goleiro fez belas defesas. Estamos criando, mas o gol não sai. É trabalhar, relaxar com a vitória. Como o Douglas falou, está faltando o gol. Mas vai sair na hora certa, espero que seja na quarta-feira - disse Everton.
Um ganho para a partida de amanhã na relação eficiência pode ser o equatoriano Miller Bolaños. Visto como finalizador pelo clube, apareceu no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF de ontem e tem condições legais de jogo. Resta saber se iniciará a partida contra a LDU ou se começará no banco de reservas.
Há uma tranquilidade, porém, com relação ao setor ofensivo: não faltam oportunidades. E isso também é valorizado. A criação de mais de 20 chances para finalizar no gol do Glória deixa Giuliano, por exemplo, mais tranquilo.
– O que me preocuparia é se não tivéssemos produção. Estamos produzindo bastante, falta um pouquinho de detalhe. A medida que vamos acertando, os gols vão saindo, vamos voltar a ser a equipe produtiva e eficiente que podemos ser - avaliou o meia.
Luan é o artilheiro gremista no ano, com quatro gols marcados. Everton vem atrás, com três, e Bobô tem dois tentos marcados.