Só 15 times das elites estaduais seguem invictos em 2016. Bota e Vasco, entre eles 18/03/2016
- Bruno Marques - GloboEsporte.com
A temporada está apenas começando e, por isso, ainda é cedo para avaliações definitivas, mas poucos times das primeiras divisões estaduais ainda podem se orgulhar de não terem sido derrotados, dentre aqueles que fizeram mais de cinco jogos neste ano.
A lista dos 15 imbatíveis em 2016 chega à segunda quinzena de março com apenas dois times da Série A do Brasileirão, Botafogo e Chapecoense, e dois da Série B, Vasco e Paysandu. E o grande destaque é o Campinense, da Paraíba, que já entrou em campo 13 vezes e não saiu derrotado em nenhuma.
O Rubro-Negro de Campina Grande tem oito jogos disputados em seu estadual (com 6 vitórias e 2 empates) e mais cinco pela Copa do Nordeste (com 4 vitórias e um empate). O clube mais próximo da série invicta do Campinense em 2016 é a Chapecoense, de Santa Catarina, que já acumula 11 jogos, sendo nove vitórias e dois empates. O Verdão do Oeste encara o Guarani de Palhoça nesta quinta e pode melhorar a sua marca.
PUBLICIDADE
Dois rivais cariocas, Botafogo e Vasco - que empataram quando se enfrentaram - compõem o pelotão que vem em seguida, o dos times com nove jogos e nenhuma derrota. Esse grupo tem também o surpreendente São José-RS (líder do Gaúcho), o alagoano CSA, o mato-grossense Cuiabá e os piauienses Picos e Altos (que têm apenas três e duas vitórias, respectivamente, e sustentam suas invencibilidades com muitos empates). O CSA tem o melhor aproveitamento de pontos, com 93,3%.
Com oito partidas no ano e nenhuma derrota estão o Paysandu (7 pelo Paraense e 1 pela Copa Verde), a Desportiva Ferroviária (todos pelo Capixaba) e o Ceilândia (todos pelo Brasiliense). Com sete jogos no ano, o Luziânia também ainda não perdeu no Distrito Federal. Agora com seis jogos, o Operário-MS fecha a lista dos 14 times imabtíveis até agora.
Cruzeiro e Botafogo-PB estão fora da relação, mas têm o mérito de ainda não terem perdido em seus respectivos estaduais. A Raposa só foi batida na Primeira Liga, pelo Fluminense. Já o Belo perdeu do River-PI e do Sport pela Copa do Nordeste.
Há times que ainda não foram derrotados, mas que não foram considerados nesta lista, pelo seu número reduzido de jogos.
O critério utilizado foi o de terem pelo menos 40% do número de jogos disputados pelo líder Campinense, o que dá 5,2 jogos. O percentual é o mesmo adotado, por exemplo, no Troféu Armando Nogueira, em que um jogador só pode disputar o prêmio se tiver participado do correspondente a 40% das 38 rodadas.
De qualquer forma, vale mencioná-los: no Acre, Rio Branco-AC, Galvez e Atlético-AC também não foram derrotados após 4 rodadas; em Rondônia, Genus, Ariquemes e Rondoniense, seguem sem perder após 2 jogos cada. O Nacional-AM, com dois jogos pela Copa Verde, também não foi batido. Vale lembrar que os estuduais do Amazonas, Amapá, Tocantins e Roraima ainda não começaram.