Botafogo chega a três expulsões nos últimos três jogos 03/05/2016
- Marcelo Baltar e Thiago Lima - GloboEsporte.com
Excesso de vontade ou descontrole? Nos últimos jogos, o Botafogo passou a conviver com um problema até então inédito na temporada: as expulsões. Num período de oito dias, foram três cartões vermelhos em três partidas, para Sassá, Carli e Bruno Silva.
Autores de atos de imprudência e de reclamação que prejudicaram o time no aspecto físico e poderiam ter custado a permanência tanto no Campeonato Carioca quanto na Copa do Brasil.
A série de advertências coincide com a sequência de confrontos decisivos. É notório que o Alvinegro vem jogando a reta final do estadual no limite da concentração e da dedicação.
PUBLICIDADE
O caso mais recente foi o de Sassá. No último domingo, no primeiro jogo da decisão do Carioca contra o Vasco, o atacante recebeu o vermelho apenas cinco minutos após entrar em campo.
Ele entrou com a sola da chuteira na canela de Jorge Henrique, em um carrinho desnecessário, no meio de campo, sendo que já havia um companheiro na jogada.
A expulsão deixou a equipe com um a menos durante 25 minutos e dificultou a reação - o Alvinegro deixou o campo derrotado por 1 a 0 e precisará reverter a situação no próximo domingo.
- O Sassá teve ansiedade, não foi para quebrar ninguém. Agressividade excessiva, acho que o árbitro deveria ter uma leitura da ansiedade do Sassá. Essa leitura ele não teve. Houve mais lances em que jogadores do Vasco poderiam ter sido expulsos. É chato falar de arbitragem em um bom jogo - justificou o técnico Ricardo Gomes, que defendeu apenas cartão amarelo pela jogada.
O caso de Sassá, porém, não ficou isolado. Na semifinal do Carioca, contra o Fluminense, Carli recebeu um cartão amarelo por reclamação e depois acabou expulso por falta dura em Marcos Júnior, aos 37 do segundo tempo.
Sem zagueiros para entrar – Renan Fonseca já havia substituído Emerson -, o Botafogo, com só um defensor, foi pressionado, mas conseguiu se segurar.
Na quinta-feira passada, pela Copa do Brasil, passou novo sufoco com 10 jogadores em campo. Assim como Sassá, Bruno Silva saiu do banco e foi expulso com 24 minutos em campo.
Com menos um, o Alvinegro sofreu e viu o Coruripe no último minuto acertar um chute rente à trave. Se a bola entrasse, o clube seria desclassificado precocemente na primeira fase da competição.
Número de cartões aumenta
Comparado a seus rivais, o Botafogo vinha sendo um dos mais disciplinados na temporada. Entretanto, nas últimas três partidas recebeu 10 cartões: três vermelhos e sete amarelos.
A média, que antes era de 1,8 por jogo, aumentou para 2,1. Mas o Alvinegro ainda tem menos advertências que a dupla Vasco e Fluminense.
O Cruz-Maltino levou 53 em 19 duelos, enquanto o Tricolor, 55 em 22. Questionado se o aumento do número de cartões preocupa, Ricardo Gomes discordou.
- Não vejo muito problema. Esse negócio de muitos cartões, sinceramente, não estou nem aí.