Com virada histórica, Coritiba é campeão da Série B 24/11/2007
- Agência Estado
Paulista é goleado pelo Ipatinga no Jaime Cintra e é rebaixado para a terceira divisão do Brasileirão
O Coritiba suou, mas conquistou com méritos, o título do Campeonato brasileiro da série B ao vencer o Santa Cruz, por 3 a 2, neste sábado á tarde, no Estádio do Arruda, em Recife, pela 38.ª rodada. O gol da vitória saiu somente aos 48 minutos do segundo tempo, com Henrique, deixando o Coxa com 69 pontos, dois a mais do que o Ipatinga, que goleou o Paulista, por 5 a 2, em Jundiaí.
Enquanto o Coritiba festejava em Pernambucano, o Ipatinga também fazia a festa em Jundiaí, mesmo porque este é o segundo acesso consecutivo do Ipatinga, que ano passado subiu da Série C. Ambos já tinham garantido o acesso para a Série A, ao lado da Portuguesa e do Vitória. Por outro lado, o Paulista acabou rebaixado para a Série C, juntando-se a Ituano, Remo e Santa Cruz.
PUBLICIDADE
Na briga contra o rebaixamento, o Paulista levou a pior, mesmo porque precisava vencer o Ipatinga, em Jundiaí, e ainda torcer por um empate de um dos outros três rivais: Avaí, Gama e Santo André. Mas deu tudo errado para o time jundiaiense que perdeu para o Ipatinga, terminando com 45 pontos, em 17.º lugar. Campeão da Série C em 2001, o Paulista participou da Série B pela primeira vez em 2002. Foram seis anos na Segundona.
Enquanto isso, o Gama não vacilou diante do mistão do Vitória, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Logo abriu o placar e depois garantiu a vitória, por 1 a 0, terminando em 12.º lugar, com 51 pontos. Também em casa, o Avaí superou o rebaixado Ituano, por 4 a 0, fechando a temporada com 51 pontos, em 15.º lugar. O Santo André, outro ameaçado, venceu o Ceará, em Fortaleza, por 2 a 1, chegando também aos 51 pontos, em 14.º.
Os outros jogos serviram, praticamente, para cumprimento de tabela. No Canindé, num jogo de festa para a torcida, a Portuguesa venceu o Criciúma, por 3 a 1, de virada, garantindo a terceira posição, com 63 pontos.
Em Belém, a Ponte Preta venceu o rebaixado Remo, por 1 a 0, e comemorou o fato de se manter na frente do Ceará na tabela 11.º e 16.º - e no Ranking da CBF 25.º a 26.º. Dessa forma, tem esperança de ser convidada a participar da Copa do Brasil, desde que o Palmeiras confirme no Brasileirão a sua vaga na Taça Libertadores da América.
Em Marília, o MAC, 6.º, com 53 pontos, perdeu por 2 a 1 para o Fortaleza, que terminou em 5.º lugar, com 56 pontos. Em Maceió, o CRB goleou o Barueri, por 4 a 1, ficando com 53 pontos, em 8.º, enquanto o time paulista, com 51 pontos, terminou em 13.º. Num jogo sem graça no ABC, São Caetano, 10.º, com 53, venceu por 1 a 0 o Brasiliense, 9.º, com 53 pontos.
Na briga pela artilharia, com os quatro gols marcados pelo Ipatinga sobre o Paulista, Alessandro se isolou na ponta, com 25 gols. Val Baiano, com 23 gols, bobeou ao desperdiçar