Corinthians perde para o Vasco e decide futuro contra o Grêmio 28/11/2007
- Folha Online
O Corinthians perdeu para o Vasco por 1 a 0 nesta quarta-feira, no Pacaembu, permaneceu fora da zona do rebaixamento, mas deixou para definir sua situação na última rodada do Campeonato Brasileiro.
No domingo, o time enfrentará o Grêmio, em Porto Alegre, e decidirá a sua permanência na elite do torneio. A equipe do técnico Nelsinho Baptista, com 43 pontos, foi beneficiada pela derrota do Goiás, que tem 42. O time goiano perdeu para o Atlético-MG por 4 a 1, no Mineirão, também nesta quarta-feira.
Depois de empatar por 1 a 1 contra o Goiás, no dia 11, no estádio Serra Dourada, a equipe paulista entrou em campo nesta quarta-feira fora da ¨zona da degola¨. A vitória do Santos sobre o Paraná por 3 a 2 no domingo, dia 25, também ajudou o Corinthians. O Paraná permaneceu com 41 pontos na 18º posição.
PUBLICIDADE
Nesta quarta-feira, o Corinthians poderia garantir a tranqüilidade após longo período turbulento dentro e fora de campo. O momento era de muita expectativa de seus torcedores. Em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fã do clube paulista, dirigiu-se para os jornalistas nesta tarde e pediu para torcerem para o seu time. ¨Quero ver todo mundo torcendo para o Corinthians hoje¨, disse Lula.
O clima era de decisão. A Polícia Militar de São Paulo preparou esquema de clássico para a partida no Pacaembu. Cerca de 250 policiais --mais que o dobro do normal-- trabalharam para tentar garantir a segurança.
A torcida corintiana, que tem feito campanha pela internet para apoiar o time, esgotou as entradas para o duelo contra o Vasco. Mais de 33 mil bilhetes disponibilizados foram trocados por produtos da multinacional Nestlé, que tem acordo com o Clube dos 13 para organizar algumas partidas do Brasileiro.
Para encarar o Vasco, o técnico Nelsinho Baptista não pôde contar com cinco jogadores: Finazzi, Zelão e Moradei, suspensos, e Gustavo Nery e Iran, machucados. Com isso, Nelsinho optou por escalar Arce, Fábio Braz, Bruno Octávio, Éverton Ribeiro e Amaral. A média de idade do time titular desta quarta-feira era de 22,2 anos.
A partida começou com o Corinthians no ataque. O trio ofensivo Lulinha, Dentinho e Arce se movimentou muito em campo. Nos primeiros minutos, a equipe arriscou chutes de fora da área, mas não acertou a meta adversária.
O Vasco procurou contra-atacar e com toques rápidos tentou surpreender o rival. Aos 17min, a equipe assustou os corintianos no Pacaembu. Morais chutou forte, e Felipe espalmou, porém a bola não saiu da área. No rebote, o zagueiro Fábio Braz afastou o perigo.
Como precisava da vitória, o Corinthians tentava pressionar. Aos 28min, após cruzamento, Fábio Ferreira cabeceou firme, e o goleiro vascaíno Cássio se esticou para evitar o gol. Cinco minutos depois, Carlos Alberto chutou da intermediária e, novamente, Cássio defendeu.
Apesar de ir mais vezes ao ataque, o Corinthians sofria com a velocidade dos jogadores do time carioca. No final da primeira etapa, Felipe fez duas boas defesas nos chutes de Leandro Amaral e Alan Kardec, aos 45min.
No intervalo, Nelsinho pediu para o time parar de fazer tantos cruzamentos. ¨Não temos jogadores altos, temos que construir as jogadas com a bola no chão¨, disse o técnico à TV Globo.
Em campo, o Corinthians passou a jogar um pouco melhor. Logo no começo do segundo tempo, após receber lançamento, Arce ficou na frente do gol, mas mandou a bola por cima. Outro lance que animou a torcida foi o chute de Éverton Ribeiro: a bola passou perto do travessão.
Depois da pressão inicial, a partida voltou a ficar equilibrada. Aos 18min, o Vasco abriu o placar. Alan Kardec cabeceou, a bola desviou na defesa e enganou o goleiro Felipe.
Em vantagem no placar, o Vasco aproveitou do desespero dos jogadores adversários para criar as jogadas. Já o Corinthians, com muito esforço, tentava reagir na partida. Aos 40min, Wilson chutou a bola na trave.