Obama e McCain ampliam vantagem para prévia desta terça 08/01/2008
- John Whitesides - Reuters
Senador aumenta para 13 pontos a vantagem sobre Hillary, que precisa vencer disputa em New Hampshire
O pré-candidato democrata Barack Obama aumentou para 13 pontos percentuais sua vantagem sobre Hillary Clinton pouco antes de se iniciar a votação nas prévias de New Hampshire, revelou uma pesquisa da Reuters/C-Span/Zogby divulgada nesta terça-feira, 8.
O senador republicano John McCain, do Arizona, também ampliou sua distância em relação ao ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, ficando com 36% contra 27% das intenções de voto após vários meses de uma intensa campanha no Estado.
PUBLICIDADE
Obama continuava aproveitando-se do empurrão conferido pelo seu desempenho nas prévias de Iowa, na semana passada, quando ele e o republicano Mike Huckabee obtiveram vitórias surpreendentes, deixando para trás os adversários Hillary e Romney.
Obama, um senador de Illinois que pode se tornar o primeiro presidente negro dos EUA, liderava as pesquisas com 42%das intenções de voto, contra 29% para Hillary, antes apontada como o principal nome das prévias democratas. O ex-senador pela Carolina do Norte John Edwards aparecia em terceiro lugar, com 17%.
¨Obama continua na ascendente e não está perdendo gás. Ele experimentou um outro dia em que tudo deu certo¨, afirmou John Zogby, um especialista em pesquisas.
O pré-candidato aparecia à frente de Hillary em todos os grupos de eleitores com exceção das mulheres e dos norte-americanos com mais de 65 anos de idade. E afastava-se da senadora de Nova York entre os eleitores democratas de base. ¨Foi assim também que ele se saiu nas últimas horas de Iowa¨, afirmou Zogby sobre Obama.
A pesquisa realizada com 862 eleitores democratas em potencial e 859 eleitores republicanos em potencial coletou dados entre sábado e segunda-feira. A margem de erro dela é de 3,4 pontos percentuais.
As prévias de New Hampshire, na terça-feira, representam o próximo campo de batalha no processo de escolha dos candidatos republicano e democrata para a eleição presidencial de novembro, quando os EUA escolherão o sucessor do atual líder do país, George W. Bush. O processo acontece em cada Estado separadamente.
Tanto Hillary quanto Romney vêem-se sob pressão para reavivar suas campanhas após um desempenho decepcionante em Iowa. Uma segunda derrota pode manchar-lhes ainda mais a imagem.
Hillary, ex-primeira-dama do país, ficou em terceiro lugar em Iowa. Romney, que antes liderava as pesquisas para Iowa e New Hampshire, ficou em segundo.