capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.741.474 pageviews  

Hoje na História Saiba tudo que aconteceu na data de hoje.

DIA A DIA

Dos pré-candidatos, só Bolsonaro ignorou a morte de Marielle
16/03/2018 - Veja.com

De treze pré-candidatos à Presidência da República, doze se manifestaram a respeito do brutal assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL), executada com quatro tiros na noite de quarta-feira, na capital fluminense.

O único a ignorar o assunto foi o postulante do PSL, o deputado Jair Bolsonaro – que, ironicamente, é parlamentar pelo mesmo Rio de Janeiro e se associa a uma pauta de segurança pública.

Ao longo do dia, Bolsonaro fez diversas publicações em suas redes sociais, nenhuma sobre o tema.


PUBLICIDADE


O deputado se concentrou na sua defesa da criação de um campo de refugiados para resolver a situação dos venezuelanos que entram no Brasil a partir de Roraima.

Ao jornal Folha de S.Paulo, um assessor disse que a opinião do parlamentar sobre o crime que vitimou a vereadora, uma defensora dos direitos humanos, seria polêmica demais.

Dos filhos do parlamentar que atuam na política, dois, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o deputado estadual do Rio Flávio Bolsonaro (PSL), falaram sobre o tema.

Flávio chegou a dizer que lamentava a morte, em sua conta no Twitter, e que sempre tinha tido “relação respeitosa” com a vereadora.

A mensagem, no entanto, foi apagada posteriormente.

Ele chegou a ser questionado por usuários da rede sobre o motivo de ter apagado o tweet, mas Flávio não respondeu.

Eduardo não lamentou a morte.

O deputado por São Paulo se limitou a criticar as especulações sobre uma possível culpa de policiais militares no crime, cometido poucos dias depois de Marielle Franco ter feito duras críticas ao batalhão da polícia em Acari, na Zona Norte da cidade, o que mais mata no Rio de Janeiro.

Os presidenciáveis que se manifestaram foram unânimes em afirmar seus pesares à família, aos amigos e aos apoiadores da vereadora do PSOL.

A posição majoritária também foi a de cobrar apuração rápida do crime, que a polícia trata como uma execução.

Marielle foi alvejada por tiros que partiram de um carro pareado ao seu, que fugiu na sequência, sem roubar nada do local.

Pré-candidato à Presidência pelo partido ao qual Marielle Franco era filiada, Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), compareceu ao velório e aos atos em homenagem à vereadora.

Ele disse ser “difícil acreditar que a execução a sangue frio de Marielle e do motorista Anderson Gomes seja mera coincidência, após as denúncias que ela vinha fazendo sobre a violência policial no Rio”.

Leia abaixo a posição dos treze pré-candidatos à Presidência:

LULA (PT)

"Meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos e companheiros de Marielle Franco, corajosa liderança política. O Rio de Janeiro e a democracia brasileira foram atingidos por esse crime político bárbaro."


JAIR BOLSONARO (PSL)

Não se manifestou.


GERALDO ALCKMIN (PSDB)

"O assassinato da vereadora Marielle Franco revolta o Brasil inteiro. Um crime bárbaro que precisa ser rapidamente esclarecido, com os responsáveis punidos severamente. Esse homicídio revela a ousadia dos criminosos no país. Intolerável."


CIRO GOMES (PDT)

"Desde a noite de ontem tenho acompanhado as notícias sobre o brutal assassinato da vereadora Marielle Franco e do seu motorista Anderson Gomes, no Rio de Janeiro. Esta é uma situação grave que deve ser apurada rapidamente e com profundidade. Sua luta por um Brasil mais justo e contra a discriminação deve ser empunhada por ainda mais brasileiras e brasileiros. Meus sentimentos estão com a família, amigas e companheiras de luta de Marielle e Anderson."


RODRIGO MAIA (DEM)

"O assassinato da vereadora Marielle Franco, do Psol, e de seu motorista, Anderson Pedro Gomes, no centro do Rio, significa um trágico avanço na escalada da barbárie que deve ser contida custe o que custar. Solidarizo-me à sua família, à família do Anderson, e exijo junto com eles: justiça e paz. Justiça para conter os autores dessa execução, paz para a sociedade carioca e brasileira."

HENRIQUE MEIRELLES (PSD)

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, disse ser “absolutamente inaceitável” o crime que vitimou Marielle Franco e reforça a decisão do governo de decretar a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. “É um sinal preocupante quando se começa a misturar violência de roubos e tráfico com violência política. Isso não caminhou bem em outros países que caminharam nessa direção”.


MARINA SILVA (REDE)

"Chico Mendes morreu na defesa dos injustiçados da floresta. Marielle morreu defendendo os injustiçados da cidade. O sentimento é de muita tristeza e indignação. Do Rio de Janeiro chora o mundo inteiro!"


GUILHERME BOULOS (PSOL)

"Difícil acreditar que a execução a sangue frio de Marielle e do motorista Anderson Gomes seja mera coincidência após as denúncias que ela vinha fazendo sobre a violência policial no Rio. Lutaremos por justiça até o fim. Marielle, honraremos sua caminhada!"

ÁLVARO DIAS (PODEMOS)

Postou vídeo


FERNANDO COLLOR (PTC)

Postou vídeo


MANUELA D'ÁVILA (PCdoB)

"Marielle Franco sucumbiu por mãos assassinas que diariamente matam o futuro de nossa cidade e enxovalham o Brasil perante o mundo. Tal como na Colômbia, anos atrás, homicidas friamente tiravam a vida de cidadãos comuns e políticos. A Colômbia conseguiu sair disso quando a sociedade unida com as autoridades pôs um ponto final na falta de lei e ordem.

Marielle e tantos outros não podem ter morrido em vão. Este dia tem que marcar um ponto de virada. Tolerância zero para qualquer crime frio e premeditado. Menos ainda se consumado por bando ou quadrilha. Hoje a população do Rio sobrevive a uma tentativa de homicídio coletivo. Aos parentes de Marielle nosso carinho e consolo possível, mas sobretudo, nosso engajamento na luta por honrar a vida e a morte desta brava vereadora carioca."

PAULO RABELO DE CASTRO (PSC)

"Marielle Franco sucumbiu por mãos assassinas que diariamente matam o futuro de nossa cidade e enxovalham o Brasil perante o mundo. Tal como na Colômbia, anos atrás, homicidas friamente tiravam a vida de cidadãos comuns e políticos. A Colômbia conseguiu sair disso quando a sociedade unida com as autoridades pôs um ponto final na falta de lei e ordem.

Marielle e tantos outros não podem ter morrido em vão. Este dia tem que marcar um ponto de virada. Tolerância zero para qualquer crime frio e premeditado. Menos ainda se consumado por bando ou quadrilha. Hoje a população do Rio sobrevive a uma tentativa de homicídio coletivo. Aos parentes de Marielle nosso carinho e consolo possível, mas sobretudo, nosso engajamento na luta por honrar a vida e a morte desta brava vereadora carioca. Nossos sentimentos a todos que amam Marielle Franco."

JOÃO AMOÊDO (NOVO)

"Meus sentimentos e solidariedade à família da Marielle Franco e de seu motorista neste momento difícil e inesperado."


  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
30/11/2023 - Cuiabá aproveita expulsão de Martinelli e vence o Fluminense na Arena Pantanal
24/09/2023 - São Paulo 1x1 Flamengo
22/09/2023 - NÃO QUER ENTREGAR SEU DINHEIRO AO SINDICATO? LULA E O STF FARÃO VC PAGAR À FORÇA
22/09/2023 - FOME ZERO-BALA!
21/09/2023 - SIM, PASSARINHOS! &NÃO PASSARÃO!!!
18/09/2023 - JUSTÍSSIMA HOMENAGEM
18/09/2023 - APARECEU O ANTIAGRO!!!
18/09/2023 - PEGADAS VERDES
18/09/2023 - JANJECA-OSTENTAÇÃO
17/09/2023 - AGINDO COMO A JUSTIÇA DE CUBA
17/09/2023 - EM COMPENSAÇÃO...
16/09/2023 - URNAS ELETRÔNICAS
16/09/2023 - DROGAS
16/09/2023 - ACABOU A FASE DO CAGANDO E ANDANDO Botafogo perde para o Galo, em Beagá, mas ainda segue líder
16/09/2023 - É DO BALACOBACO!!!
16/09/2023 -
16/09/2023 - Maconha Faz o L com foto de Lula é apreendida em SP
16/09/2023 - O INFELIZ XADREZ DE LULA
16/09/2023 - STF deveria proibir Lula sair do País
16/09/2023 - TAÍ O LADO BÃO!!!

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques