capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.741.222 pageviews  

O Outro Lado Porque tudo tem dois, menos a esfera.

DIA A DIA

Com tratores e cavalos, ruralistas protestam contra Lula em Bagé
20/03/2018 - O Estado de S.Paulo

A chegada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Bagé, no Rio Grande do Sul, ontem, foi marcada pelo clima de tensão.

Com cavalos, tratores e pixulecos - bonecos de Lula vestidos de presidiários-, produtores rurais e empresários da cidade ficaram concentrados a poucos metros dos militantes petistas que foram até a entrada da Unipampa para assistir ao discurso do ex-presidente na etapa gaúcha da "Caravana Lula pelo Brasil".

Em cartazes e gritos de "Lula, ladrão", os ruralistas fizeram referência à condenação judicial que pode acarretar na prisão do ex-presidente.


PUBLICIDADE


Os dois grupos de manifestantes foram separados por um cordão de isolamento feito por policiais para evitar confrontos.

O "duelo", no entanto, ficou restrito apenas à troca de ofensas.

"A direita fascista deveria ter vindo protestar quando criei a Unipampa, porque a elite nunca quis que o pobre tivesse acesso à universidade", afirmou Lula sobre a presença dos ruralistas no evento.

A Universidade Federal do Pampa foi criada sob sua gestão.

O organizador do protesto e presidente da Associação Rural Bagé, Rodrigo Moglia, rechaçou a manifestação de Lula e afirmou que hoje quem discorda da esquerda é taxado de "direita fascista".

Ele explicou que a manifestação foi motivada pela presença do ex-presidente em uma universidade pública para realização de um ato de campanha eleitoral.

"É uma afronta à lei. Protestamos para que a justiça se faça cumprir e prenda este condenado. Qualquer outro cidadão brasileiro que não disponha de bancas caríssimas de advogados, já estaria preso", disse Moglia.

Bagé foi a primeira parada do ex-presidente na caravana gaúcha, que passará por mais outras 10 cidades do Estado.

"DIGITAIS DOS EUA"

Em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, Lula se econtrou com o ex-presidente uruguaio José Mujica, o ex-dirigente equatoriano Rafael Correa e a ex-presidente Dilma Rousseff.

“Querido Mujica, você sabe que estou sendo ameaçado de prisão. Estou aqui na fronteira e poderia dar um pulinho para o Uruguai, mas não vou fazer isto. E sabe por que? Porque estou tranquilo com minha inocência e são eles que terão que sair do país um dia”.

“As digitais do governo americano estão em todo este processo mentiroso que está ocorrendo no Brasil”, afirmou Lula, vestido com terno azul e camisa vermelha.

Sentado ao lado de Lula, mas em Rivera, no território uruguaio, Mujica – um ex-guerrilheiro de 82 anos – foi franco e defendeu um exercício de autocrítica da esquerda regional, inclusive do Partido dos Trabalhadores (PT).

“As mudanças não podem se respaldar em apenas uma figura, porque amanhã não está a figura e a luta continua. É preciso haver partido! Sorte que tem Lula, mas não o terão eternamente e a luta dura”, advertiu Mujica.

Rafael Correa fez um paralelo da situação de Lula com o que ocorre atualmente no Equador.

“O que estão fazendo com Lula é gravíssimo, como o que estão fazendo contra Jorge Glas, vice-presidente da República do Equador detido sem uma prova sequer contra ele. Isto é a judicialização da política”, denunciou Correa.

Dilma Rousseff declarou que a tentativa de prisão de Lula é a terceira etapa do “golpe” que começou em 2016 com seu impeachment. O que as elites querem é impedir que Lula seja eleito presidente.

Durante esta viagem pelo Sul, prevista para prosseguir até 28 de março, Lula pode ter sua prisão decretada pela condenação no caso do triplex recebido da construtora OAS em troca de favorecimentos na Petrobras.

“Meu problema pessoal é pequeno diante da aflição de milhões de trabalhadores brasileiros que já perderam o emprego”, disse Lula sob o risco de ser preso.

Esta é a quarta caravana de Lula nos últimos meses, após percorrer o Nordeste e os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.


  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
30/11/2023 - Cuiabá aproveita expulsão de Martinelli e vence o Fluminense na Arena Pantanal
24/09/2023 - São Paulo 1x1 Flamengo
22/09/2023 - NÃO QUER ENTREGAR SEU DINHEIRO AO SINDICATO? LULA E O STF FARÃO VC PAGAR À FORÇA
22/09/2023 - FOME ZERO-BALA!
21/09/2023 - SIM, PASSARINHOS! &NÃO PASSARÃO!!!
18/09/2023 - JUSTÍSSIMA HOMENAGEM
18/09/2023 - APARECEU O ANTIAGRO!!!
18/09/2023 - PEGADAS VERDES
18/09/2023 - JANJECA-OSTENTAÇÃO
17/09/2023 - AGINDO COMO A JUSTIÇA DE CUBA
17/09/2023 - EM COMPENSAÇÃO...
16/09/2023 - URNAS ELETRÔNICAS
16/09/2023 - DROGAS
16/09/2023 - ACABOU A FASE DO CAGANDO E ANDANDO Botafogo perde para o Galo, em Beagá, mas ainda segue líder
16/09/2023 - É DO BALACOBACO!!!
16/09/2023 -
16/09/2023 - Maconha Faz o L com foto de Lula é apreendida em SP
16/09/2023 - O INFELIZ XADREZ DE LULA
16/09/2023 - STF deveria proibir Lula sair do País
16/09/2023 - TAÍ O LADO BÃO!!!

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques