Anvisa proíbe venda de lentes de contato coloridas 26/04/2018
- Veja.com e metripoles.com
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda e o uso das lentes de contato coloridas Nipon Cosplay em todo o país.
As lentes eram vendidas pela internet pela empresa Karine Soares Silva Cosplay – ME ( Nipon Cosplay), para uso estético e para composição de fantasias, principalmente entre os chamados cosplayers, jovens fantasiados como personagens de jogos eletrônicos ou de mangás japoneses.
A proibição foi publicada na última quinta-feira, 19, no Diário Oficial da União (DOU).
PUBLICIDADE
A Anvisa determinou a proibição após a comprovação de que os produtos eram divulgados e comercializados sem cadastro ou registro.
Ainda de acordo com a agência reguladora, a empresa também não tinha autorização de funcionamento.
O produto, com duração de 1 ano, segue à venda, no entanto — até o fechamento deste texto — no site da empresa por R$ 90 reais.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria, há pelo menos 17 empresas com registro de fabricação de lentes de contato coloridas no Brasil.
ALERTA
As lentes de contato coloridas, ou com desenhos exóticos, são velhas conhecidas de quem investe nas assustadoras fantasias de Halloween ou em cosplays.
Olhos vermelhos, brancos e pupilas em formato de meia-lua ou estrelas tornam a caracterização muito mais real.
No entanto, segundo os oftalmologistas, é preciso tomar cuidado extra durante a manipulação dos produtos.
“Esse tipo de lente surgiu na Coreia do Sul, e a maior parte delas vem de lá. Não sabemos a procedência ou se o laboratório é confiável”, alerta a oftalmologista Fabíola Gavioli, do CBV — Hospital de Olhos.
Segundo ela, se o objetivo é só trocar a cor dos olhos, algumas empresas tradicionais fabricam lentes de contato coloridas e mais seguras.
A falta de informação sobre a fabricação das lentes e a higienização incorreta podem causar consequências graves a quem curte as fantasias.
Fabíola alerta que o mau uso pode resultar em úlceras de córnea, infecções e, em casos mais graves, até cegueira.
“Se os olhos ficarem irritados, a indicação é retirar as lentes, lavá-los com água filtrada ou mineral ou soro fisiológico e aguardar. Se continuar vermelho, procure um médico”, explica.
A oftalmologista ensina que as lentes exóticas e comuns (para correção de grau) devem ser tratadas da mesma forma.
O usuário precisa prestar atenção na validade, na procedência, no período máximo de horas de uso indicadas pelo fabricante e caprichar na limpeza com produtos específicos.
Fabíola lembra ainda que o acessório é individual e intransferível.
Segundo o maquiador Lázaro Resende, da LZR Criative Makeup, o indicado é colocar as lentes antes de começar a make.
“Pode apostar em um colírio para lubrificar os olhos antes e lavar bem as mãos”, ensina.
Os pincéis também precisam estar bem higienizados: assim evita alergias.
De acordo com a oftalmologista, dê preferência aos produtos cremosos — as variedades em pó podem cair dentro do olho e irritá-lo.
Outro ponto importante é quanto às tintas e purpurinas usadas nas fantasias.
Elas precisam ser específicas para o rosto e região dos olhos.