Curso ensina a preparar bem o gado de elite 22/01/2008
- O Estado de S.Paulo
Universidade do Boi e da Carne orientará funcionários de fazendas a lidar com animais de elite da maneira correta
A Universidade do Boi e da Carne, criada pela Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), promoverá, em parceria com a Universidade de Marília (Unimar), curso inédito de capacitação para manejo de animais de elite, conhecidos por seu alto valor genético e comercial. O curso, intitulado Especialização em Manejo de Animais de Elite, terá início em março e será realizado na Unimar, em Marília (SP).
Conforme o gerente de Produto da ACNB, Lucas Ferriani, o objetivo do curso é qualificar profissionais - tratadores e administradores - que convivem no dia-a-dia com esses animais e que são responsáveis por prepará-los para apresentações em julgamentos, leilões e exposições. ¨A idéia surgiu por causa da demanda por mão-de-obra qualificada para cuidar desse tipo de animal.¨
PUBLICIDADE
O curso terá dois níveis, independentes, com aulas teóricas e práticas. O primeiro nível abordará técnicas de aperfeiçoamento de manejo e o segundo nível será focado na apresentação e comercialização de animais. Cada etapa terá duração de uma semana.
As aulas do primeiro nível abordarão temas como interação homem-animal; técnicas de manejo racional; instalações rurais; noções de higiene e limpeza no ambiente de trabalho; estoque e manuseio de insumos veterinários; nutrição animal; primeiros socorros bovinos; organização da rotina e planejamento de trabalho; e aperfeiçoamento de manejo.
O segundo nível discutirá temas como preparação de animais para a pista; transporte de animais; manejo em exposições; apresentação pessoal como parte do diferencial do tratador; técnicas de apresentação dos animais em julgamento; noções básicas de marketing e técnicas de vendas e interpretação e utilização de informações técnicas como ferramenta de comercialização.
Comercialização
Para Ferriani, um dos destaques do curso será a aula de comercialização de animais. ¨Ter noções de comercialização é um diferencial e tanto para o funcionário que convive com o animal e, naturalmente, acompanha leilões, exposições e julgamentos, onde há muitas oportunidades de negócios.¨
Outros temas do curso que Ferriani destaca estão relacionados à interação homem-animal; higiene pessoal e nutrição básica do rebanho. ¨O curso estimulará o bem-estar dos animais e valorizará o profissional no mercado de trabalho.¨
O curso está previsto para começar na segunda semana de março e serão 30 vagas por nível. O valor, que será discutido ainda este mês, não está fechado.