Eleitores enfrentam frio e chuva para votar na Super-Terça 05/02/2008
- Folha Online
Os eleitores enfrentaram frio e chuva na manhã desta terça-feira -- a Superterça, dia das principais prévias da eleição à Presidência dos Estados Unidos -- para comparecer aos locais de votação no Estado de Massachusetts (nordeste dos EUA).
Na região de Jamaica Plain, em Boston (capital do Estado), uma fila de eleitores já aguardava no local de votação do bairro logo após a abertura da sessão, às 10h (em Brasília). Partidários dos rivais democratas -- a senadora pelo Estado de Nova York e ex-primeira-dama Hillary Clinton, e o senador pelo Estado de Illinois, Barack Obama -- seguravam cartazes e gritavam slogans de campanha.
O agente de viagens Bob Poland, 49, disse à agência de notícias Associated Press que sua opção por Hillary se deve à ¨experiência¨ da senadora. ¨Obama parece ser uma boa pessoa, mas me preocupo por ele parecer não ter experiência suficiente para ser presidente¨, disse.
PUBLICIDADE
Outro fator que o desanimou quanto a Obama foi o fato de ele ter recebido apoio recentemente de membros da família Kennedy. ¨Acho que essa coisa de ´ele é o próximo John Kennedy´ realmente me desanimou.¨
Em Topsfield (norte de Boston), a professora de inglês Marcia Spector disse que foi difícil escolher, mas acabou por optar por Obama. ¨Acho que ele é dinâmico e é uma mudança. Ele não traz bagagem¨, afirmou.
Já a assistente escolar de Topsfield Mary Jordan, 43, escolheu o republicano Mitt Romney, mas disse que só se decidiu ao entrar no local de votação. Para ela, a experiência empresarial de Romney e sua compreensão da economia foram os fatores que contaram.
Mas o apoio não foi exatamente por convicção: ¨Eu, na verdade, não gosto de nenhum deles.¨ Romney é ex-governador de Massachusetts.
O opositor de Romney pela indicação entre os republicanos, John McCain, fez ontem uma visita ao Estado. Ele, que tem se beneficiado dos votos dos eleitores independentes, ressaltou ontem sua habilidade em conseguir apoios foram da base mais conservadora do Partido Republicano. Cerca de metade do eleitorado em Massachusetts é independente (não filiado a nenhum partido).
Processo eleitoral
No processo eleitoral americano, a votação de cada Estado garante um certo número de delegados ao pré-candidato vencedor. Os delegados se reunirão então em convenções nacionais -- uma republicana e uma democrata --, e quem tiver o maior número de enviados leva a nomeação de seu partido.
As primárias de hoje serão um duelo entre os favoritos de cada partido -- no Partido Democrata, a disputa será entre Hillary Clinton e Barack Obama. Do lado republicano, o confronto será John McCain contra Mitt Romney.
Hillary é considerada a candidata do ¨establishment¨ político de Washington e afirma ser a mais experiente. Obama conta com o apoio de muitos jovens e se apresenta como a mudança, mas seus adversários o criticam principalmente por sua falta de experiência --em cargos executivos e, principalmente em política externa.
John McCain, 71, senador pelo Estado do Arizona, é visto como favorito entre os republicanos. Romney, por sua vez, é mais alinhado às posições conservadoras de seu partido, e ataca McCain por sua moderação e se apresenta ante os eleitores como um conservador mais confiável.