Hillary e McCain vencem Super-Terça e são favoritos à candidatura 06/02/2008
- Folha Online
A democrata Hillary Clinton e o republicano John McCain venceram nas votações dos principais Estados americanos -- entre eles, a Califórnia, Nova York e Nova Jersey -- na Superterça, as principais prévias na corrida à candidatura à Presidência dos Estados Unidos.
Com 92% dos votos apurados na Califórnia, Hillary obteve 52% contra 42% de Barack Obama. McCain também venceu no Estado -- que garante 370 delegados para os democratas e 173 para republicanos -- com 42% contra 34% de seu principal rival, Mitt Romney.
Com ampla liderança entre os republicanos, McCain foi o ganhador em outros oito Estados -- Arizona, Connecticut, Delaware, Illinois, Missouri, Nova Jersey, Nova York e Oklahoma -- contra sete de seu rival, o ex-governador de Massachussets Mitt Romney, que ganhou nos Estados do Alasca, Colorado, Massachusetts, Minnesota, Montana, Dakota do Norte e Utah.
PUBLICIDADE
Embora tenha vencido em menos Estados -- oito contra 13 de Obama -- Hillary, que é senadora por Nova York, obteve um número maior de delegados que o seu rival porque ganhou em Estados importantes e populosos, como Nova York, Nova Jersey e Califórnia. Ela também venceu no Arizona, Arkansas, Massachusetts, Oklahoma e Tennessee.
De acordo com a CNN, Hillary obteve 825 delegados contra 732 de Obama, que ganhou nos Estados do Alabama, Alasca, Colorado, Connecticut, Delaware, Geórgia, Idaho, Illinois, Kansas, Minnesota, Missouri, Dakota do Norte e Utah.
Apesar da liderança, a ex-primeira-dama não venceu com folga, e ainda não tem garantida a nomeação do Partido Democrata como candidata à Presidência dos EUA. Seu futuro dependerá agora das prévias restantes, que ocorrem até o dia 3 de junho.
Depois das próximas disputas democratas, ocorrem as convenções partidárias nacionais. Nelas, os delegados dos Estados escolhem os indicados. Geralmente não há surpresas neste estágio e o favorito é o nomeado.
Na convenção, o candidato vitorioso escolhe o vice para a sua chapa, por vezes entre os candidatos derrotados.
Ppara se tornar um candidato, o democrata deve ter 2.025 delegados e o republicano, 1.191.
Favorito
Do lado republicano, McCain, 71, conseguiu obter, além da liderança na Califórnia, mais de metade dos 1.191 votos necessários para a nomeação.
Ele venceu em alguns dos principais Estados, como Nova York, Missouri e Illinois.
O senador pelo Arizona obteve 615 delegados contra apenas 268 de Romney.
McCain despontou como favorito após sua vitória na prévia da Flórida, no dia 29 de janeiro. O resultado no Estado deu ao veterano da guerra do Vietnã uma vantagem em número de delegados sobre Romney, e fez com que o ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani desistisse da corrida presidencial.
Após sair do páreo, Giuliani declarou apoio a McCain, assim como o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger. Respaldos, estes, que podem ter sido decisivos para a sua vitória. Curiosamente, a mulher de Schwarzenegger -- e sobrinha do ex-presidente John F. Kennedy (1961-1963) --, Maria Shriver, havia apoiado o pré-candidato democrata Barack Obama.
Se chegar à Casa Branca, Hillary será a primeira mulher presidente dos EUA.
Já McCain seria o presidente eleito mais velho da história do país.