Garrincha, Tubarão e Shakira: rival do Atlético-PR, Jr Barranquilla tem histórias polêmicas e curiosas 04/12/2018
- Fernando Freire - GloboEsporte.com
O Junior Barranquilla, adversário do Atlético-PR na decisão da Copa Sul-Americana, acumula casos polêmicos e curiosos em seus 94 anos de história.
Você sabia que Garrincha passou pelo time colombiano? Que a morte de uma coruja no estádio do Junior virou assunto internacional? E que o Tubarão, mascote do clube, acabou punido após provocar um rival?
O GloboEsporte.com reúne algumas histórias do Junior Barranquilla para apresentá-lo aos torcedores do Furacão e aos amantes do futebol.
PUBLICIDADE
TUBARÃO SUSPENSO
O Tubarão - tiburón em espanhol - é o mascote do Junior Barranquilla. O motivo é que o clube assusta e "morde" os adversários. O mascote do Junior tem até nome: Willie. E ele protagonizou um episódio polêmico.
O Tubarão pegou uma camisa com as cores do Cúcuta antes de um jogo entre eles pelo Colombiano de 2009. O mascote chutou, pisou e mordeu a camisa. Acabou suspenso pela federação, e o Junior precisou pedir desculpas a jogadores, diretores e torcedores do Cúcuta.
CORUJA MORTA
O Tubarão é o mascote oficial, mas dizem que é a coruja (esta real) quem dá sorte ao clube. Em 1996, o Junior só empatava com o América de Cali pela decisão do Colombiano, mas uma coruja pousou na trave do adversário, e o Junior venceu por 4 a 1 e sagrou-se campeão.
De lá para cá, a coruja virou um amuleto. Em 2011, porém, Moreno - jogador do Deportivo Cali - chutou a coruja. Ela morreu horas depois. Uma escultura atrás de um dos gols presta uma homenagem. Mas... outras corujas já moravam no estádio e mantêm essa crença viva até hoje.
GARRINCHA
Um dos maiores jogadores de todos os tempos, Garrincha defendeu o Junior Barranquilla em 1968. Ele disputou apenas uma partida (a derrota por 2 a 1 para o Santa Fe) e não marcou nenhum gol, mas entrou para a história do clube.
A negociação é a parte mais curiosa dessa história. Garrincha viajou para a Colômbia para encontrar sua esposa, a cantora Elza Soares. O técnico brasileiro Marinho Rodrigues intermediou a negociação, e Garrincha assinou com o Junior Barranquilla.
Porém, ele jogou apenas uma vez e logo voltou para o Flamengo.
VALDERRAMA
Valderrama é um dos maiores ídolos do Junior Barranquilla. O ex-meia, famoso pela vasta cabeleira loira e por ter brilhado na seleção colombiana, defendeu o clube entre 1993 e 1995. E conquistou dois títulos do Campeonato Colombiano.
E Valderrama tem relação direta com o time atual do Junior. O primo dele, o meia Barrera, é o camisa 10 da equipe. Barrera, inclusive, negociou com o próprio Atlético-PR em 2016.
Na ocasião, Valderrama chegou a visitar a Arena da Baixada.
SHAKIRA
A cantora Shakira é a torcedora mais ilustre do Junior Barranquilla. Ela nasceu no dia 2 de fevereiro de 1977 e mantém, até hoje, um forte vínculo com a cidade.
Shakira era levada aos jogos pelo pai e virou torcedora. Além disso, a cantora gravou a música "La Bicicleta" em Barranquilla em 2016 e usou uma camiseta vermelha e branca no clipe.
A praça ao lado do Estádio Metropolitano, inclusive, tem um monumento em homenagem à cantora. A estátua é um presente do governador do distrito alemão de Rhein-Kreis Neuss, Dieter Patt, para Barranquilla no aniversário de 100 anos de fundação da cidade.
SOFIA VERGARA
A atriz Sofía Vergara é outra ilustre torcedora do Junior. Ela é natural de Barranquilla e, assim como Shakira, também tem várias fotos com a camisa do clube nas redes sociais.
A atriz, hoje com 47 anos, já trabalhou em filmes como "Amante a domicílio", "A fuga do planeta Terra" e "Belas e perseguidas".
Ela também é uma das estrelas da Modern Family. A série conta a história e o dia-a-dia de uma família, e Sofía Vergara interpreta Gloria Delgado - mãe de um adolescente.
Sofía Vergara é colombiana e atualmente uma das atrizes mais bem pagas de Holywood.
Apesar de nomes de peso, como Garrincha e Valderrama, e torcedoras ilustres, como Shakira e Sofía Vergara, o Junior ainda tenta crescer dentro do cenário nacional e internacional.
O clube tem seis títulos do Colombiano e está pela primeira vez na decisão da Copa Sul-Americana.
O jogo de ida está marcado para 22:45 (horário de Brasília, 19:45 no horário local) de amanhã, no Estádio Metropolitano. A volta será na quarta que vem, às 21:45 (de Brasília), na Arena da Baixada.