Joia 2019, Pedro Lucas foge do perfil boleiro e se inspira em F9 para vingar com gols pelo Inter 22/12/2018
- Eduardo Deconto - GloboEsporte.com
Após empilhar gols pelo time B e pelos juniores do Inter ao longo do ano, Pedro Lucas desfruta de férias em família na Europa.
Por lá, o centroavante pôde ver de perto uma de suas referências na posição, Harry Kane, em ação pelo Tottenham, no mítico estádio de Wembley.
Mas mesmo com tanto a desbravar nos dias pelo Velho Continente, o jovem de 20 anos não consegue desligar da expectativa de realizar o sonho de uma vida inteira.
PUBLICIDADE
Soa um tanto clichê, mas não é exagero. O atacante conta os minutos para iniciar a primeira pré-temporada com o elenco profissional do Inter, ao lado de outros seis garotos promovidos por Odair Hellmann.
Quando chegar ao Beira-Rio em 3 de janeiro, data da apresentação do plantel, Pedro materializará um dia esperado por ele desde 2008, quando ainda era um menino de 10 anos e iniciava na escolinha do clube.
O centroavante é o único atleta de sua categoria (de jovens nascidos em 1998) que segue no clube para trilhar uma trajetória de uma década vestindo a camisa colorada.
Acostumado a admirar Fernandão desde pequeno, o atacante fez toda a sua formação no Inter e arraigou o DNA colorado ao seu sangue.
Em 10 anos, Pedro foi capitão de quase todas as categorias e colecionou convocações para seleções de base.
– O Pedro sempre teve uma qualidade muito grande na finalização com as duas pernas e bom cabeceio. É centroavante de referência e sempre foi um dos destaques da categoria. Tanto que ele é o único que permanece do sub-10 até hoje. Sempre foi um jogador em que o clube depositou bastante esperança. Nesses últimos dois anos, teve uma evolução muito grande a níveis físico e competitivo – afirma o coordenador das categorias de base Diego Cabrera.
Centroavante de 1m85, Pedro é reconhecido no clube pelo poderio nas finalizações e pelo faro de gol – como tanto requer a posição. A leitura de jogo também rende elogios.
Mesmo que seja atacante de referência, sabe sair da área para abrir espaços e fazer a "parede".
A saída de Leandro Damião e as quatro competições a ser disputadas pelo Inter em 2019 entusiasmam o garoto para o futuro.
O jogador tem contrato com o Inter até o final de 2020.
– Ele é nove finalizador. Tanto por cima quanto por baixo e com as duas pernas. Também é muito inteligente. Quando sai da área, sabe fazer a parede e joga com a qualidade. Mas a grande virtude é a finalização. Ele fez a base do Inter a vida toda. Se preparou a vida toda para isso. Agora, tem que agarrar a chance. Ele está muito consciente e só esperando a oportunidade. Se o pessoal der, ele vai agarrar com tudo – analisa o representante do atleta, Fabiano Carpegiani.
Os 27 gols marcados em 55 jogos na temporada são o cartão de visitas para o centroavante brigar por espaço no elenco profissional.
Mas pouco dizem do perfil pouco "boleiro" de Pedro Lucas, mesmo que o jovem tenha passado toda a sua vida imerso no ambiente do futebol.
Aos 20 anos, o centroavante divide os minutos em campo com os estudos. Pedro cursa o quarto semestre da graduação em Educação Física.
E também tem um lado "geek", revelado ao Globoesporte.com em entrevista ainda em 2016.
O centroavante é fã de Harry Potter e até tem uma tatuagem em referência ao bruxo.
O hábito da leitura é cultivado desde cedo, herança da mãe, Cristiana, e rende conversas e reflexões sobre assuntos pouco usuais aos jovens.
Mesmo concentrado com o time sub-20, Pedro conversava com o pai, André, sobre os incentivos de Donald Trump à indústria norte-americana, mesmo que o noticiário desse destaque apenas ao lado negativo do governo.
– Ele tem um perfil diferente dos boleiros normais. É jogador mais tranquilo, com um perfil mais de ler, de procurar conhecimento, adquirir conhecimento. Isso pode render bastantes frutos para ele. Vai ter facilidades nessa questão de carreira, planejamento de carreira. O pós-carreira também vai contribuir muito. A gente fica muito feliz – ressalta Cabrera.
Ainda em férias, Pedro conta os dias para receber os passes açucarados de D'Alessandro no time principal do Inter.
Mas o centroavante tem na família alguém pra lhe municiar desde pequeno: a irmã, Maria Luiza. Ou melhor, Malu.
A jovem de 17 anos é meia das categorias de base do Santos e defende também a seleção de base. E o centroavante garante:
– Ela é a melhor. Eu sou mais de fazer gol, mais finalizador. Ela é mais habilidosa, mais técnica. Como camisa 10, tem passe muito qualificado, uma qualidade técnica gigantesca. É a combinação perfeita – disse, em entrevista ao GloboEsporte.com em 2016.
O baixinho Ronald, de 1m60, foi promovido pelo Inter no início do ano com cartaz de sobra pela participação na conquista do Brasileirão de Aspirantes, ainda em 2017.
Com dribles e velocidade pelos lados do campo, o atacante foi eleito o craque da competição.
Suas credenciais lhe renderam uma chance no elenco profissional, mas não a ponto de cativar o técnico Odair Hellmann.
O jovem atuou apenas 11 minutos com a camisa do clube ao entrar no segundo tempo da vitória por 3 a 0 do time reserva sobre o Avenida, ainda no Gauchão. E só.
Ronald foi liberado ao Boavista de Portugal no final de agosto. Seu único com o Inter é o percentual mantido pelo Colorado para uma eventual venda.