Grêmio renova com Jean Pyerre e estipula multa de mais de R$ 500 milhões 16/08/2019
- Eduardo Moura - GloboEsporte.com
Um dia após marcar um belo gol de falta na vitória por 2 a 0 sobre o Athletico-PR, na Arena, pela semifinal da Copa do Brasil, Jean Pyerre ganhou mais uma prova de seu prestígio no Grêmio. O meia teve seu contrato com o clube renovado por mais dois anos.
O novo vínculo passa a valer até 2023 – o anterior ia até o final de 2021.
A multa rescisória estipulada no contrato é a maior da história do clube: 120 milhões de euros (R$ 535,3 milhões, na cotação atual).
PUBLICIDADE
Em sua terceira temporada no time profissional, Jean Pyerre virou titular do Grêmio com Renato Gaúcho desde o início do ano. Ao todo, o meia soma 34 jogos, com cinco gols marcados na temporada.
Sua história no clube, porém, é bem mais longa. O meia chegou às categorias de base do Grêmio aos nove anos.
Desde então, o atleta é lapidado como grande joia do clube ao lado do meia Lincoln.
Com a mesma faixa etária, ambos dividiam o protagonismo de sua categoria, mas o colega acabou perdendo espaço e foi negociado com o Santa Clara, de Portugal.
Jean Pyerre ganha chances no time principal desde 2017. Ao todo, ele soma 56 jogos, com nove gols marcados pelo Grêmio.
GRE-NAL NA FINAL DA COPA DO BRASIL
Após a vitória do Grêmio por 2 a 0 sobre o Athletico-PR, no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil, na Arena, o técnico Renato Gaúcho evitou carimbar o time na grande decisão.
Porém, admite que "seria maravilhoso" para o futebol gaúcho um clássico Gre-Nal na final.
O primeiro capítulo de uma das semifinais acabou na noite de quarta-feira, na Arena. Cerca de 43 mil pessoas presenciaram o domínio do Tricolor sobre o Furacão. André e Jean Pyerre, cada um num tempo, marcaram os gols.
Se de um lado o Grêmio já larga em vantagem, na outra semifinal o rival faz o mesmo.
O Inter venceu o Cruzeiro na ida, por 1 a 0, no Mineirão. Mas apesar dos resultados positivos da dupla Gre-Nal nos duelos de ida, Renato deixa claro que nada está definido.
– Se acontecer, vai ser muito bom. Mas a gente não pode falar em Gre-Nal, porque temos mais 90 minutos contra o Athletico, o Inter tem mais 90 minutos contra o Cruzeiro. Seria maravilhoso para o futebol gaúcho, mas não tem nada definido – repetiu o treinador.
As tão aguardadas partidas de volta irão ocorrer apenas daqui a três semanas.
Ambos confrontos das semifinais serão disputados no dia 4 de setembro, uma quarta-feira.
O Grêmio encara o Athletico-PR às 19:00, na Arena da Baixada, enquanto o Inter recebe o Cruzeiro, às 21:30, no Beira-Rio.
Até lá, a dupla Gre-Nal terá pela frente embates tanto na Libertadores quanto no Brasileirão.
Aliás, os gaúchos são os únicos clubes que disputam as três competições, incluindo a Copa do Brasil.
Renato Gaúcho faz questão de enaltecer o feito.
– O Grêmio, junto com o Inter, são os dois grandes clubes que estão em três competições. Estamos aí, avançando. Os outros grandes clubes estão em duas ou uma competição. Pode ter certeza que dos quatro clubes que estão, ninguém está carimbado para a final. Qualquer dos quatro pode chegar. Na semifinal, tudo pode acontecer – alertou.
Com a vitória, o Grêmio pode até perder por 1 a 0 no duelo da volta, que garante a vaga na final. O Athletico-PR precisa vencer por três gols de diferença pela vaga.
Uma vitória por dois gols de diferença favorável ao Furacão leva a decisão aos pênaltis – não há critério de gol qualificado.
Antes, no entanto, o Tricolor volta a concentrar forças no Brasileirão amanhã, sábado, contra o Palmeiras, às 21:00, na Arena, pela 15ª rodada. O elenco gremista se reapresentou ontem, às 15:00, para um treino no CT Luiz Carvalho.