Massa sai da prova e Raikkonen vence GP da Malásia 23/03/2008
- Folha Online
O finlandês Kimi Raikkonen, atual campeão da Fórmula 1, venceu neste domingo o Grande Prêmio da Malásia, realizado no circuito de Sepang. O polonês Robert Kubica (BMW) conseguiu seu segundo pódio com a segunda colocação. Outro finlandês, Heikki Kovalainen, da McLaren-Mercedes, chegou em terceiro.
O brasileiro Felipe Massa, que largou na pole position depois de marcar o melhor tempo no classificatório de sábado, parou na 31ª volta. Ele rodou e acabou parando na brita. Sobre o incidente, o brasileiro afirmou: ¨Não sei ainda o que houve, senti um negócio estranho no carro. Vamos esperar pra ver.¨
A saída de Massa vem em um momento complicado. Sem pontuar -- porque seu motor quebrou no GP da Austrália --, o piloto se viu envolvido em rumores sobre sua saída da Ferrari na próxima temporada. Segundo a revista italiana ¨Autosprint¨, ele será substituído pelo alemão Sebastian Vettel.
PUBLICIDADE
A corrida era tida para o brasileiro como um ¨novo começo¨ e como a chance de superar o finlandês Kimi Raikkonen. Contudo, o finlandês ficou na frente a maior parte da prova, assumindo a liderança depois da primeira parada de Massa, na 17ª volta.
Rubens Barrichello (Honda) e Nelsinho Piquet (Renault) concluíram a prova, chegaram na 11ª e na 13ª posições, respectivamente. Nenhum dos dois pilotos pontuou, assim como Massa.
Barrichello foi punido por excesso de velocidade nos boxes e teve que fazer uma passagem pelo pit, na 48ª volta.
O inglês Lewis Hamilton, vencedor do GP da Austrália, acabou a corrida na quinta posição, depois de largar em nono. Com o terceiro e o quarto melhores tempos no treino classificatório, os dois carros da McLaren foram punidos com posições no grid por atrapalhar o tempo de outros pilotos.
Hamilton também acabou prejudicado no primeiro pit stop, quando um problema na carenagem da roda causou uma parada de quase 20s nos boxes.
Na classificação geral da temporada, Hamilton lidera com 14 pontos, seguido por Raikkonen e Heidfeld, ambos com 11; Kovalainen aparece com 10; Kubica tem 8; Nico Rosberg e Fernando Alonso somam 6; Jarno Trulli tem 5 pontos; Kazuki Nakajima conseguiu 3; e Mark Webber e Sébastien Bourdais somam 2.
A próxima corrida está marcada para daqui a duas semanas, no GP do Bahrein.
Classificação final
1. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
2. Robert Kubica (POL/BMW)
3. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren-Mercedes
4. Jarno Trulli (ITA/Toyota)
5. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes)
6. Nick Heidfeld (ALE/BMW)
7. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault)
8. Fernando Alonso (ESP/Renault)
Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso-Ferrari)
Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso-Ferrari) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
Timo Glock (ALE/Toyota)
Adrian Sutil (ALE/ Force India-Ferrari)