Senador Edward Kennedy tem tumor maligno no cérebro 20/05/2008
- Folha Online*
Os médicos que tratam de Edward Kennedy disseram nesta terça-feira que a causa das convulsões sofridas pelo senador é um tumor maligno no cérebro.
A descoberta da equipe médica do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston (Estados Unidos) foi realizada após uma série de testes para investigar a causa do ataque sofrido pelo senador, 76. Eles afirmam que, apesar da gravidade do tumor no lobo parietal esquerdo, sua vida não corre perigo.
O tratamento será decidido depois de mais uma bateria de exames, mas é comum nestes casos submeter o paciente a combinações de radioterapia e quimioterapia.
PUBLICIDADE
Sua mulher e filhos estiveram com ele todos os dias, mas não se manifestaram publicamente, Seus médicos afirmaram em um comunicado à imprensa que ele não teve outros ataques, que já está melhor e que se recupera confortavelmente.
Internação
Kennedy foi internado às pressas no começo da manhã deste sábado no Hospital Geral de Massachusetts, para onde foi levado de helicóptero depois de passar pelo hospital de Cape Code.
A notícia da hospitalização de Kennedy causou uma grande comoção no mundo político americano. Em outubro do ano passado, o senador foi submetido a uma operação para desobstruir uma artéria na região do pescoço.
O senador sempre teve uma boa saúde, mas um acidente de avião que sofreu em 1964 o obriga a fazer exames na coluna e na espinha dorsal freqüentemente.
O irmão mais velho de Ted, como o senador é conhecido, morreu em um acidente de avião na Segunda Guerra Mundial. Já o ex-presidente John F. Kennedy e o senador Robert Kennedy, também irmãos dele, foram assassinados na década de 60.
Edward Kennedy é membro do Senado desde 1962, quando ocupou a vaga deixada por seu irmão mais velho John F. Kennedy, então presidente dos EUA. Atualmente, preside o comitê de Saúde, Educação, Trabalho e Previdência no Senado.
Apoio
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ligou nesta segunda-feira para a mulher de Kennedy para saber sobre o estado de saúde do senador.
Bush foi informado da hospitalização de Kennedy no sábado, momentos antes de sair para um jantar com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, no marco de uma viagem pelo Oriente Médio.
Já em Washington, ele entrou em contato com Victoria, a segunda mulher de Kennedy, para saber como evolui o estado de saúde do senador, informou a porta-voz do presidente.