Palmeiras perde para reservas do Sport 08/06/2008
- Folha Online
Depois de ser eliminado na Copa do Brasil na Ilha do Retiro, o Palmeiras voltou a sucumbir no estádio neste domingo ao perder para o Sport, com uma equipe quase toda reserva, por 2 a 0, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time dirigido por Vanderlei Luxemburgo permanece com sete pontos. A equipe pernambucana tem oito.
Na Copa do Brasil, o Palmeiras perdeu no estádio do Sport por 4 a 1, nas oitavas-de-final, e deu adeus ao torneio, que era considerado uma das metas da equipe no ano.
Em casa, o Sport não perde há 21 jogos. Foram 12 jogos no Campeonato Pernambucano, quatro na Copa do Brasil, dois no Brasileiro-2007 e tinha vencido os dois primeiros compromissos, antes de enfrentar o Palmeiras, no Nacional-2008.
PUBLICIDADE
Nelsinho Baptista, técnico do Sport, decidiu poupar muitos jogadores titulares, pois a equipe decide na quarta-feira da Copa do Brasil na quarta-feira contra o Corinthians.
Na partida deste domingo, o Palmeiras teve Pierre, Léo Lima, Diego Souza e Valdivia, meio-campo titular no Campeonato Paulista. Sem os zagueiros David, machucado, e Henrique, na seleção, Luxemburgo optou por escalar Maurício e Gustavo na defesa. O atacante Denílson iniciou a partida na vaga de Kleber, que estava suspenso.
A pressão da torcida pernambucana pareceu não influir no desempenho da equipe dentro de campo durante o primeiro tempo. O jogo começou muito equilibrado. O Sport não pressionou e o Palmeiras, recuado, pouco ousou em campo.
Para tentar superar a forte marcação do Palmeiras, o Sport procurou realizar cruzamentos na área e explorar as jogadas de bola parada. Aos 25min, Diogo cobrou falta na intermediária, a bola fez uma curva e bateu no travessão de Marcos, que não conseguiu espalmá-la.
O Palmeiras tinha dificuldade em criar bons ataques. O centroavante Alex Mineiro ficou muitas vezes sozinho perto da área, pois Denílson voltava ao meio-campo para tentar armar sem sucesso a equipe.
O jogo se tornou mais nervoso, com muitas faltas no meio-campo e pouca produção nos setores ofensivos. No intervalo, Pierre declarou que a equipe palmeirense precisava melhorar para buscar a vitória.
¨Precisa manter a postura [na marcação] e ser mais agressivo [no ataque]. Ninguém quer perder esse jogo e é por isso que as jogadas estão ríspidas¨, falou o volante do Palmeiras.
No segundo tempo, Luxemburgo tirou Denílson e colocou o meio-campista Jumar. Com essa substituição, Valdivia atuou mais à frente próximo de Alex Mineiro.
O Sport, que procurou mais o ataque, conseguiu abrir o placar aos 15min. Luciano Henrique teve que chutar duas vezes para balançar as redes. Na primeira tentativa, Marcos fez a defesa, mas no rebote ele marcou.
Em desvantagem, Luxemburgo colocou o atacante Lenny na vaga de Léo Lima. O Palmeiras melhorou, avançou a marcação, porém sem criatividade pouco produzia.
Aos 43min, Roger, de cabeça, fez o segundo gol do jogo e definiu a vitória.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras recebe o Cruzeiro na quinta-feira, e o Sport pega o Figueirense, fora de casa, no sábado.