Brasil perde no Paraguai e sofre 1ª derrota nas eliminatórias 15/06/2008
- Folha Online
Depois do revés histórico para a Venezuela em partida amistosa, a seleção brasileira perdeu para o Paraguai por 2 a 0, em Assunção, neste domingo, e conheceu a sua primeira derrota nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010.
O time dirigido pelo técnico Dunga permanece com oito pontos -- empatou com Colômbia e Peru e venceu Equador e Uruguai. O próximo desafio é contra a Argentina, na quarta-feira, em Belo Horizonte. O Paraguai, que atuou em grande parte da partida com dez jogadores, lidera as eliminatórias com 13 pontos, em quatro vitórias e um empate.
Para se preparar para enfrentar Paraguai e Argentina, a CBF programou dois amistosos nos Estados Unidos. A difícil vitória sobre o Canadá por 3 a 2 e a derrota para a Venezuela por 2 a 0, a primeira na história, deixaram os torcedores brasileiros frustrados. Neste domingo não foi diferente.
PUBLICIDADE
Dunga armou um esquema tático cauteloso, com três volantes, Mineiro, Gilberto Silva e Josué, e um meia-atacante, Diego. No setor ofensivo, Robinho e Luis Fabiano foram os escolhidos para iniciar partida.
Com a tradicional camisa amarela e com calções e meias brancas, o time entrou em campo e impôs forte marcação. A equipe paraguaia, comandada por Valdez, Santa Cruz e Cabañas, tomou a iniciativa de atacar.
O primeiro grande susto foi aos 24min. Cabañas acertou a trave de Júlio César. Dois minutos depois, os brasileiros não tiveram a mesma sorte. Em cobrança de escanteio pela ponta esquerda, a bola passou pela pequena área e Santa Cruz, livre, abriu o placar para o Paraguai.
Sem Kaká e Ronaldinho, que machucados não foram convocados por Dunga, Diego, com a camisa 10, tentou organizar a equipe. Praticamente sozinho em seu setor, ele sofreu com a marcação. Nos minutos finais do primeiro tempo, o Brasil passou a jogar melhor, mas não foi o suficiente para levar muito perigo à meta do goleiro paraguaio Villar.
¨(O Brasil) está muito atrás. Estamos jogando mal, é preciso dar mais velocidade nas jogadas para tentar virar¨, disse Robinho para a TV Globo, antes de entrar no vestiário.
Na etapa final, Dunga substituiu Josué por Anderson e o time se tornou um pouco mais ofensivo. A situação do Brasil parecia que seria facilitada com a expulsão de Verón, que acertou Robinho. No entanto, o Paraguai ampliou a vantagem aos 4min. Depois de Júlio César espalmar, Cabañas fez 2 a 0.
O Paraguai continuou perigoso e quase fez o terceiro aos 11min, mas a bola bateu no travessão e no rebote o time da casa não conseguiu marcar.
Dunga alterou o time mais uma vez. Adriano entrou na vaga de Mineiro e atuou ao lado de Luis Fabiano no ataque. Com a alteração, Robinho passou a jogar junto com Diego no meio-campo.
O Brasil pressionou bastante com muitas bolas levantadas na área. Na terceira substituição do Brasil, Diego saiu para a entrada de Júlio Baptista. O Paraguai ficou recuado, e o Brasil não superou o goleiro Villar.