Após confusão, Robert Scheidt e Bruno Prada conquistam prata na vela 21/08/2008
- Folha Online
Os brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada ficaram na terceira colocação na medal race da classe star da vela dos Jogos Olímpicos de Pequim e conquistaram a medalha de prata na madrugada desta quinta-feira (horário de Brasília).
Scheidt e Prada, no entanto, demoraram alguns minutos para saber a cor da medalha que haviam ganhado. Isso porque o site e a transmissão oficial dos Jogos de Pequim chegaram a anunciar os brasileiros como medalhistas de prata, alteraram o resultado para bronze e depois confirmaram Scheidt e Prada na segunda colocação, com 53 pontos perdidos.
A medalha de ouro ficou com os britânicos Iain Percy e Andrew Simpson, com 45 pontos perdidos. O bronze foi para os suecos Fredrik Loof e Anders Ekstrom, que tiveram a mesma pontuação dos brasileiros (53), mas perderam nos critérios de desempate.
PUBLICIDADE
Os brasileiros iniciaram a classe star em Pequim nas posições intermediárias, vencendo apenas a quarta regata. A partir da sétima prova, no entanto, Scheidt e Prada conseguiram uma segunda colocação e três terceiros, subindo para a terceira posição no geral antes da medal race.
O segundo lugar só foi alcançado justamente na medal race. Com o terceiro lugar na regata final, vencida pelos poloneses Mateusz Kusznierewicz e Domink Zycki, a dupla subiu para o segundo posto no geral, ultrapassando os suecos Fredrik Loof e Anders Ekstrom, que ficaram em últimos na medal race. Antes da regata final, a dupla da Suécia liderava a classe star.
Confusão
A confusão sobre a posição final dos brasileiros aconteceu por conta da colocação dos suecos Fredrik Loof e Anders Ekstrom na medal race. Em um primeiro momento, Loof e Ekstrom apareceram na décima posição, o que daria a prata aos brasileiros.
Depois, os organizadores colocaram a dupla sueca na nona colocação na regata final, deixando Scheidt e Prada com o bronze. Alguns minutos depois, o site oficial e a transmissão confirmaram os suecos em décimo na medal race e os brasileiros com a segunda posição no geral.
Primeira prata
A prata em Pequim foi a primeira medalha olímpica de Bruno Prada, 37. Já Robert Scheidt, 35, colecionou sua quarta conquista em Olimpíadas, de forma consecutiva, e a primeira na classe star: já foi ouro em Atenas-2004 e Atlanta-1996 e prata em Sydney-2000, todas pela classe laser.
Com a prata de Scheidt e Prada, a vela voltou a ultrapassar o judô como esporte que mais rendeu medalhas ao Brasil em Olimpíadas. Agora, a vela tem 16 medalhas olímpicas, contra 15 do judô.
A conquista dos brasileiros também deu ao país sua sétima medalha em Pequim, a primeira de prata e a segunda do esporte nos Jogos-2008. Antes, Isabel Swan e Fernanda Oliveira levaram o bronze na classe 470.
Nos outros esportes, os judocas Leandro Guilheiro (categoria até 73 kg), Thiago Camilo (até 81 kg) e Ketleyn Quadros (até 57 kg), além do nadador César Cielo (100 m livre), já haviam ocupado a terceira posição no pódio chinês. O único ouro brasileiro em Pequim foi com Cielo nos 50 m livre.